segunda-feira, 4 de outubro de 2004

YAWA

Reencontro o índio Joaquim Yawanawa. Ele estava no Rio negociando com o governo estadual a venda de cópias do documentário “Yawa - A História do Povo Yawanawa” que serão distribuídas às escolas da rede pública. Também negocia com a Band e com o Canal Futura a exclusividade para exibir o documentário.

Produzido pela própria comunidade indígena da aldeia Nova Esperança, de Tarauacá, Yawa narra a história, mitos, cerimônias sagradas, músicas, danças e brincadeiras que expressam a harmônica relação do povo yawanawa com a floresta.

Com 50 minutos de duração, em formato DVD, o filme de Joaquim Tashka, Laura Soriano Yawanawa e do canadense Josh Sage, foi financiado pela empresa de cosméticos Aveda Corporation e pelo ator americano Joaquim Phoenix.

O filme está sendo distribuído aos clientes da Aveda e sendo mostrado na Ásia, Europa, EUA, América Latina e Caribe. É a melhor coisa que já se produziu aqui para expressar a propalada florestania.

Embora o governador Jorge Viana tenha sido filmado prestigiando festas do povo yawanawa, não aparece na versão final do documentário.

- Enquanto temos no Acre o Governo da Floresta, que não se interessa pelo filme, acho que vai ser uma vergonha o Estado do Rio de Janeiro comprá-lo – afirma Joaquim Yawanawa.

Nenhum comentário: