sexta-feira, 22 de abril de 2005

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL


A primeira Área de Proteção Ambiental (APA) do Acre poderá ser criada pelo prefeito Raimundo Angelim, com apoio da Câmara Municipal, na Vila Irineu Serra, em Rio Branco, em atendimento à reivindicação da comunidade e dos dirigentes de quatro centros da doutrina do Santo Daime.

APA é uma categoria de unidade de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assim como os parques nacionais, reservas biológicas, reservas extrativistas e outras, porém, detém algumas características.

Os principais objetivos de uma APA são: proteger paisagens e belezas cênicas, rios, nascentes e riachos; incentivar o uso equilibrado dos recursos naturais; estimular o desenvolvimento regional e preservar as espécies animais e vegetais.

Lugar histórico - A Vila Irineu Serra existe há mais de 50 anos. A imensa área original foi doada pelo ex-governador e ex-senador José Guiomard dos Santos ao mestre Raimundo Irineu Serra, que lá fundou o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal. Foi fracionada ao longo dos anos, mas ainda forma, no ponto mais alto da cidade, uma das mais belas paisagens naturais, a 8 quilômetros do centro.

A Área de Preservação Ambiental Raimundo Irineu Serra (Aparis), com pelo menos 1,2 mil hectares, formaria a maior área verde da bacia do igarapé São Francisco, segundo Arthur Leite, secretário municipal de Meio Ambiente.

A proposta é resultante de longa discussão pela comunidade. Ela quer ajudar o poder público a restaurar o ecossistema natural da área degradada à sua condição original, mediante processos de reflorestamento, incentivando a manutenção das populações tradicionais e o uso sustentável dos recursos naturais da área.

Os moradores querem, ainda, proteger e garantir as manifestações culturais originais das populações tradicionais, integradas ao ecossistema nativo, notadamente o plantio e o cultivo das espécies Bannisteriopsis Caapi (cipó jagube) e Psychotria Viridis (folha rainha), bem como proteger o uso religioso da bebida denominada ayahuasca.

Nenhum projeto de urbanização pode ser implantado numa APA sem prévia autorização de sua unidade administradora. As áreas de florestas existentes podem vir a ser consideradas Zonas de Conservação da Vida Silvestre, nelas não se podendo realizar desmatamentos e nenhum tipo de exploração ou atividade que implique alteração na fauna ou na flora.

Torço pela criação da APA porque nela está a minha casinha e o verde que quero ampliar e preservar com esperança. No entorno da caótica Rio Branco, a Vila Irineu Serra é o paraíso.

Nenhum comentário: