domingo, 5 de junho de 2005

ASSALTO E TIROS NA IGREJA

Conversava hoje à noite com meu amigo Braz Cunha, que mora numa casa em frente de uma igreja, em Porto Velho, mas tivemos que interromper o papo, a pedido dele, por causa da violência que impera na cidade.

Enquanto conversávamos, bandidos invadiram a igreja da paróquia São José Operário para roubar o dízimo. Antes de fugirem sem ser identificados, balearam o padre Cláudio Avalone com dois tiros, que o atingiram no fígado e baço.


-A minha filha ouviu três tiros e minha mãe saiu correndo para ajudar a socorrer o padre, que está fora de risco. Porto Velho é cada dia mais violenta e quase todas as igrejas já foram assaltadas - relatou Braz mais ou menos uma hora e meia depois. Ele faz parte da minoria nativa de Rondônia.

Recentemente, a partir de cruzamento de dados do Censo IBGE de 2000 com os registros de óbito do Ministério da Saúde, de 2003, o Ipea calculou a probabilidade de um cidadão ser assassinado em cada um dos 5507 municípios brasileiros.

Os maiores índices de homicídio estão concentrados nas regiões metropolitanas, mas não nas capitais. Dos 20 municípios mais violentos, apenas quatro são capitais: Recife (10ºlugar), Vitória (16º), Maceió (18º) e Porto Velho (19º).

Existem no Acre alguns bobinhos que consideram Rondônia paradigma de desenvolvimento regional. Mas nenhuma cidade acreana figura até agora no ranking das cidades mais violentas do país.

- O padre Cláudio é novo aqui na paróquia. Sei que ele trabalhava com uma tribo indígena aí do Acre - acrescentou Braz.

Segundo o site Rondoniagora, a Polícia Militar informou no final da noite deste domingo, que o padre Cláudio Avalone, da Igreja São José Operário, na Zona Sul de Porto Velho, foi atingido por dois tiros, um no braço esquerdo e outro na barriga, mas não corre risco de morte. Também foi atingido no assalto, ocorrido no início da noite, Waldson Vilton de Moraes com um tiro na perna esquerda. Foram dois os assaltantes, que fugiram levando cerca de R$ 800.

Rondônia é o fim.

Nenhum comentário: