quinta-feira, 2 de junho de 2005

FAWCETT E PLÁCIDO DE CASTRO


O paleontólogo Alceu Ranzi, o jornalista Elson Martins e eu fomos até o município de Senador Guiomard no final da tarde de quinta-feira. Ranzi, que mora em Florianópolis e está de passagem por Rio Branco, queria falar com o prefeito Celso Ribeiro a respeito da sugestão que fez para que o nome da cidade volte a ser Quinari.

Ele nos revelou que está concluindo um artigo sobre o livro "Exploration Fawcett" cuja primeira edição ocorreu em 1953 e foi reeditado em Londre em 2001. Ele adquiriu um exemplar da nova edição e o artigo vai tratar do encontro que Fawcett teve com Plácido de Castro no seringal Capatará em 1907.

- A nova edição de "Exploration Fawcett" traz uma foto histórica (acima) de Plácido de Castro, que não vi na primeira edição. Ela foi tirada pelo explorador inglês, que relata perplexidade com o fato dos cães do caudilho conseguirem sobreviver apesar da infestação por tanta sarna - observou Ranzi.

Percy Fawcett, que trabalhou no Ceilão para o serviço secreto britânico, foi contratado pelo governo da Bolívia, que precisava demarcar suas fronteiras. Topógrafo, ele chegou na América do Sul em 1906, indicado pelo Foreign Service ( Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido).

Fawcett andou pelos Andes e pela Amazônia boliviana e brasileira nas expedições de 1906/1907; 1910; 1911 e 1913 . Na expedição de 1914 , partindo de San Inácio, na Bolívia , penetrou em território brasileiro . No antigo Guaporé (hoje Rondônia) presenciou os funerais de um índio na parte oeste da Serra dos Parecis. Segundo seus relatos, teria visto o espírito do morto .

O coronel Percy Fawcett esteve com o coronel Plácido de Castro um ano antes do comandante da Revolução Acreana ser assassinado. Fawcett, que acreditava na existência de várias cidades perdidas, desapareceu misteriosamente nas terras brasileiras .

A foto tirada por Fawcett talvez seja a única na qual Plácido de Castro aparece em pé. Clique sobre a foto para vê-la ampliada e conferir que o caudilho era tão baixinho quanto o governador Jorge Viana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ê, altino, sacanage... os cachorros é que são grandes!

Anônimo disse...

E ai Altino...
blz..?? muito massa seu blog.. vou sempre ficar dando uma olhada...
muito interessante o lance de trocar o nome de senador guiomar..pra Quinari...
qualquer coisa estamos por ai.. valeu....
um grande abraço.