sábado, 19 de novembro de 2005

ATAQUES CIBERNÉTICOS



Um grupo de "hackers" invadiu ontem a tarde o site da Prefeitura de Rio Branco e da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Acre.

O pessoal da gerência de tecnologia da prefeitura conseguiu restabelecer o site, mas o da Secretária de Meio Ambiente permanece indisponível.


Na verdade os sites foram invadidos por grupos de crackers - desocupados que costumam ser confundidos com os antigos hackers, que realmente são sofisticados e fazem o que precisam com profundo conhecimento sobre sistemas operacionais e linguagens.

Os hackers têm sido confundidos com os grupos de crackers, que também se intitulam hackers, mas na realidade são a encarnação cibernética dos pichadores que dominaram a cena na década de 80.

Novos tempos, novas pichações. Hoje, picham-se páginas na web. Os grupos de crakers se divertem colocando o nome de seu grupo nas páginas alheias e o anonimato é uma forma de segurança.

Eles saem à caça de boletins de segurança de sistemas operacionais e aplicativos diversos. E se aproveitam de administradores que não tenham ainda feito correções de segurança, para atacar sites e colocar o nome do grupo na página.

O problema é que, num servidor normal, existem dezenas e dezenas de aplicativos para mantê-lo atualizado. Estar completamente atualizado nem sempre serve como defesa.

O grupo de crackers que invadiu o site da prefeitura assina como Hacked by D.O.M.

Nenhum comentário: