sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

"AMIGOS" DA ALMA


Foi fácil localizar na web o site Amigos da Alma, da artista plástica Monica Facó e do psiquiatra Paulo Urban, onde permanece em destaque a chamada para a "Semana de Medicina Indígena (com Sessões de Cura)", realizada em novembro. É lá onde Soninha Menezes é apresentada como "terapeuta indígena".

No dia 22 de novembro constou da programação "Conversando com o Pajé: o uso sagrado da ayahuasca na tradição Katukina", tendo como palestrante Wachme Katukina (pajé) e Rekã (curador). No dia seguinte, a palestra sobre o uso da ayahuasca na "Psicoterapia do Encantamento" com o médico Paulo Urban, criador da Psicoterapia do Encantamento.

No dia 24, "Medicina Indígena: O milenar uso do Kambô pela Nação Katukina", com a explicação de que "o Kambô é uma espécie de rã (Philomedusa bicolor) que vive na Amazônia, cuja secreção contém uma substância que atua como poderoso energizante natural, capaz de combater e eliminar distúrbios de saúde do ser humano".

Os organizadores do evento explicam, ainda, que a coleta da secreção da rã é feita sem machucá-la e sempre na lua minguante. "Na aplicação não se utilizam agulhas. São feitos pontos para introduzir a vacina no organismo com um cipó aceso, produzindo uma leve escamação na pele, semelhante à prática da moxabustão".

"O cipó empregado apresenta propriedades antiinflamatórias e, após a aplicação, não são necessários cuidados especiais, pois a cicatrização dos pontos é sempre rápida. O tratamento é composto por 3 ou 6 aplicações, variando em cada caso, e as aplicações podem ser feitas em três dias consecutivos ou em intervalos de sete, quinze ou trinta dias, no máximo".

O site do médico Paulo Urban afirma:

- O trabalho com o kambô tem ampla aplicação: reforça a imunidade, trata das dores e inflamações em geral, como cansaço nas pernas, dor de cabeça, asma, bronquite, rinite, sinusite, alergias, gastrite, úlcera, diabetes, desregulamento do intestino, hipertensão arterial, problemas circulatórios, doenças do coração em geral, hepatite, cirrose, malária (aguda) e pós-malária, labirintite, epilepsia, TPM, irregularidades menstruais, infertilidade, impotência, redução da libido, depressão e suas conseqüências, ansiedade, insônia, insegurança, nervosismo, medo, fadiga, distúrbios neuro-vegetativos, esgotamento físico, mental e emocional, dependência química, tabagismo e outros.


Os supostos índios caciques e curadores foram palestrantes, ainda, do tema "Mitologia Katukina: Tradições, Lendas e Costumes".

As palestras foram realizadas na Clínica Fênix de Medicina e Terapias Alternativas, na Rua Sílvia, 173 - Bela Vista, São Paulo (SP), que é apresentada no site como local de fácil acesso, situado entre as ruas Pamplona e Itapeva, próximo à Estação Trianon-Masp do metrô da Av. Paulista. Trata-se da região paulistana com o metro quadrado mais caro do país. Entrada: R$ 5,00 por cada palestra.

Os atendimentos com o pajé katukina (sessões particulares de cura) ou agendamento para receber o kambô, podiam ser reservados pelo telefone (11) 3288-5305. Foi a forma que certamente encontraram para acertar individualmente com os interessados o preço de cada sessão de cura.

Aconteceu também sessão de pajelança, segundo informa o site:


- Com o pajé Wachme Katukina, 88 anos de idade, que pela primeira vez sai de sua aldeia, cuja população hoje se restringe a cerca de 500 indígenas (vivendo numa área demarcada, em Cruzeiro do Sul, no Acre: são 32.624 hectares, ocupados por 4 aldeias) que ainda se mantém heroicamente vivos com sua cultura, tradição e língua "pano" - alardeiam o médico e a terapeuta.

O site revelou que, durante uma sessão de pajelança, o pajé Wachme foi auxiliado pelos caciques curadores Txano e Kerã, e também por Soninha Menezes. Essa pajelança aconteceu no Distrito do Jacaré, Bairro do Caruru, Cabreúva (SP) - a 12 km de Jundiaí. Exigia-se, para maiores detalhes, falar diretamente com Soninha.

- Esta vivência é reservada, sendo obrigatória a inscrição prévia, devido ao limitado número de vagas. Os interessados em participar das "Sessões de Cura e Pajelança" deverão entrar previamente em contato com Soninha Menezes, pessoalmente, em nossa clínica, durante os eventos, ou inscrever-se por meio dos telefones: (11) 9314-9720 ou (11) 3288-5305 - recomenda o site.

NOTA DO EDITOR: Leia o comentário da cineasta
Nicole Algranti:

"Que mal, né Altino!!! O Nií nunca foi cacique nem pajé! Quero apenas expressar que, durante a permanência de Teka Katukina aqui no Rio de Janeiro, conseguimos o telefone da amiga da "Soninha" de Minas Gerais e quando ligamos com objetivo de Teka falar com seu irmão, a tal amiga ficou perguntando o que nós queriamos falar com o Waldir Katukina.

Ela fez tudo para evitar que eu falasse com os Katukina. Eu me irritei e a tal desligou o telefone. O Teka ficou impressionado com o fato delas fazerem uma pressão de controle. Minha intenção era realmente convencer o Waldir a vir para o Rio, acompanhar a finalização do filme Noke Haweti, pois Waldir fez parte da equipe de produção! Mas nem conseguimos falar com eles.

Será que o que eles ganham com essa aplicação vale tanto a pena assim ao ponto de faz6e-los sair de suas casas e ficarem nas mãos dessas moças? Acho que eles tem a escolha nas mãos e infelizmente se deixam se submeter a Soninha. Mas espero que eles acordem e parem de comercializar a medicina deles. Vender cd's seria mais comércio justo!!! Os cd's deles ficam prontos em um mês!!! Quero aproveitar para dizer que sairá do forno três produtos katukina:

1) o CD Txiriti Katukina (com 20 músicas);
2) o CD Shoiti Katukina, entoado por Kosti e com apenas uma música, mas que música!!!!;
3) e o DVD com o filme e alguns extras com depoimentos, making of e gravação do disco.

O projeto que tocamos já conseguiu verba suficiente para fazer a finalização dos Cd's, do DVD e, para minha surpresa, bancar todos os custos da regularização da Associação do Campinas. Contratamos um contador em Cruzeiro que está cuidando dessa parte junto com Shere. Quem sabe conseguiremos abir a associação do Gregório, mas isso já depende de vontade do povo de lá e prefiro não interferir!!!!

Aos amigos, deixo meu abraço e aproveito para divulgar o site da Taboca Filmes

Nicole Algranti
Rio de Janeiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Nic querida:

bom saber que os cd´s e filmes dos Katukina estarão prontos em breve. Quem sabe ajudem nossos amigos a traçarem caminhos mais interessantes do que este que nos foi informado. Já que você fez propaganda, eu também quero fazer (ok, Altino?). No endereço http://www.socioambiental.org/website/pib/epi/katukina/katukina.shtm pode se conhecer melhor os Katukina - talvez pareçam menos exóticos do que a parceira de kampo deles diz, mas bem mais reais e sinceros. Por sorte alguém nos informou sobre os desatinos da terapeuta!
Um abraço, Edilene

Anônimo disse...

Claro, Edilene. E fica registrado aqui minha profunda admiração pelo seu trabalho como antropóloga. Pra facilitar, quem quiser acessar diretamente a propaganda katuquina sugerida por ela deve clicar aqui.