sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

KAMBÔ E CHARLATANISMO



MÉDICO E "TERAPEUTA INDÍGENA" IGNORAM A
RESOLUÇÃO DA ANVISA SOBRE "VACINA DO SAPO"


Embora uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde tenha proibido, por tempo indeterminado, propaganda com alegações de propriedades terapêuticas ou medicinais da "vacina" do sapo kambô (Phyllomedusa bicolor), o que não falta é gente desrespeitando-a e ganhando muito dinheiro com o comércio e a aplicação da substância,
além da exploração da boa fé de índios acreanos em São Paulo, Belo Horizonte e Rio.

A propaganda foi proibida porque ainda não existe comprovação científica que garanta qualidade, segurança e eficácia da substância Phyllomedusa bicolor. Ela é extraída de uma rã conhecida como kambô e foi apelidada de "vacina do sapo". A Anvisa não considera a "vacina" indicada para qualquer tipo de distúrbio, desequilíbrio ou tratamento de quaisquer processos agudos e crônicos.

A resolução da Anvisa, de abril de 2004, foi assinada por Franklin Rubinstein, para se contrapor às campanhas e matérias publicitárias que não esclarecem o consumidor sobre os riscos à saúde provocados pelo uso da "vacina", o que tem induzindo ao uso indiscriminado do produto. O site "Vacina do Sapo - Kambô", cujo endereço era www.kambo.com.br, foi fechado por não possuir registro na Anvisa, bem como por descumprimento das exigências regulamentares da mesma.

Soninha Menezes
Recebi, juntamente com um grupo de pessoas e entidades, uma mensagem intitulada "Aos amigos dos povos da floresta". A mensagem foi enviada por alguém que assina como João da Matta, que faz revelações sobre as atividades da "terapeuta indígena" Soninha Menezes.

A "terapeuta indígena" faz aplicações de kambô por R$ 120,00, em São Paulo, Belo Horizonte e Rio. Ela leva índios da etnia katukina para fazer “atendimentos de kambô”, "pajelanças" e "encontros culturais" nestas cidades, além de aplicar o kambô.


Conta João da Matta:

"Estive presente em uma apresentação deles: foi uma situação totalmente constrangedora. Após uma roda de rapé, "para ouvir a voz do coração", ela apresentou os índios como "pajés e curadores" e colocou um deles para falar em katukina e o outro para traduzir.

Depois de cinco minutos foi encerrada a palestra e aberto para perguntas do público. Ela não deixava os índios responderem (“Eles não vivem mais em ocas, mas não entendem direito o português... vivem em harmonia felizes com a natureza, não se sentem bem na cidade...”) e respondia coisas completamente sem pé nem cabeça sobre o kambô.

O tempo todo incitou as pessoas a experimentarem por si mesmas "esta luz", sempre em tom de mistério. Depois distribuiu os folhetos da AKAK e anunciou as aplicações de kambô e uma sessão de ayahuasca, sem esquecer de dizer que "o kambô pode curar tudo, dependendo do destino da pessoa".

Os índios ficaram quase o tempo todo quietos, não se sabe se por constrangimento, cumplicidade ou por estarem por demais perdidos. Acho que cada um deve cuidar da sua vida, mas realmente me revoltei com a comercialização e a banalização tão vulgar de conhecimentos tradicionais".

João da Matta assinala que na resolução N.º 8, de 29 de abril de 2004, a Anvisa proibiu qualquer propaganda do kambô. Ele sugere que sejam enviadas mensagens solicitando esclarecimentos para AKAK, Clínica Fênix, Centro de Vigilância Sanitária, Anvisa e Ministério do Meio Ambiente.

NOTA DO EDITOR: Após ter enviado o conteúdo do blog ao médico Paulo Urban, ele não se manifestou, mas removeu o conteúdo que havia sobre kambô no site dele. Por precaução fiz "screenshot" - captura da tela - das páginas. Antes, porém, tentei saber quem é o José da Matta. Ele respondeu:

"Caro Altino

Vi que voce publicou tudo no seu blog. Acho que voce colocou tudo no mesmo saco, nem conheço o tal do Paulo e não sei até que ponto ele é mau caráter -- ou ingenuo, ou desavisado, ou seduzido pela própria Soninha -- que, afinal, tem os índios do lado dela. Mas tudo bem, acho que cada um tem seu estilo de atuar... Pessoalmente, preferiria poupar os katukina e a clínica, centrando o fogo na Soninha -- que, afinal, faz suas atividades de forma itinerante.

Quanto a mim, sou tímido, nao sou ninguém importante como você. Nasci com "Matta" no nome, quer dizer, sou um amante das matas e das suas medicinas....

Abraço do João"

11 comentários:

Anônimo disse...

Sr Altino,
Esse caso do sapo é mais uma charlatanice do pessoal do Santo Daime, que o senhor como acreano deve conhecer muito bem. Passei um tempo conhecendo esse pessoal, que tinha atraido um adolescente de minha familia. Conheci em profundida a estória, tomei o chá e fui convidado para as rodadas deles. Alguns anos atrás eles começaram a se envolver através desta Soninha com rituais de xamanismo no Brasil e exterior, usando não só a ayahuasca para ganhar dinheiro (e põe dinheiro nisso!). Na onda adotaram o veneno do sapo assim como andaram experimentando as drogas dos indios americanos. Hoje existem "terapias" deles em várias cidades, cobrando entre 50 e 200 dolares dependendo da cara do freguês. Estou às ordens para mais informações e cópias de inquéritos no Ministério Público contra a seita Cefluris.

Anônimo disse...

Sra. Zilmar, compreendo seu ponto de vista, mas é necessário ponderar que não se pode generalizar, sobretudo atribuir ao Santo Daime a responsabilidade pela existência de tantos salteadores na estrada espiritual. Seria o mesmo que atribuir a Jesus Cristo tanta deformação praticada em seu nome. Existem grupos sérios que usam o Santo Daime e têm a imagem afetada por causa dos usurpadores que proliferam irresponavelmente dentro e fora do país. É lamentável constatar, mas a possibilidade ganhar dinheiro fácil é o que alimenta e movimenta tais aberrações. Pode enviar as informações que julgar necessárias para meu e-mail: altinoma@uol.com.br. Boa sorte!

Anônimo disse...

Cara Sra. Zilmar, como vai?

Gostaria de ter acesso a ests cópias de inquéritos no Ministério Público contra a seita Cefluris. Como fazer?

Grato,
Rafael G. dos Santos
Inst. de Psicologia - UnB
NEIP (www.neip.info)

Anônimo disse...

Olá...
tive o desprazer de conhecer a "terapeuta" soninha que distribui panfletos da akac como se fosse filipeta de festa. Por onde passa está sempre vendendo a cura atravez do kambo.
por ser grande amante da natureza, isso tem me incomodado muito e gostaria de saber oq pode ser feito pra acabar com essa biopirataria.
favor entrar em contato pelo e-mail: louvip@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Sr. Altino! Li os comentários da Soninha. Fiquei impressionada!
Agora fiquei sabendo que ela está fazendo trabalhos espirituais... dizendo que vai tirar os espíritos ruins das pessoas com a vacina do sapo e umas doses de Santo Daime e complementando com algumas pajelanças, junto com o assistente Adolfo, que me parece ser outro charlatão como ela!
Se diz que é vidente... e então ela é que espanta os dêmonios junto com o seu filhinho, dizendo que a criança recebe uma entidade de Caboclo! Ela mistura as coisas e além do mais envolve um ser inocente! Gostaria de saber como podemos acabar com essa palhaçada! Já basta!!!

Anônimo disse...

Caros amigos,sou advogada e sou fardada no santo daime, fico chocada ao ouvir e ler varias coisas sobre agressões que os irmãos recebem,gostaria de dizer que o Santo Daime tem tirado vários jovens do vicios das drogas,tenho um exemplo disso na minha familia, meu primo tomou o chá e tomou aplicações de kambô duas vezes e hoje, não consome nenhum tipo de droga, não bebe, nem fuma, nem sai para as festas jovens, então, acho que existe pessoas para todo o tipo de cura, e os que tem essa vertente na floresta, se curam através dos remedios da floresta, portanto, cada um que procure o que é melhor pra si,e todos colaborem com a liberdade de expressão e de ação dos seres divinos. Cada um na sua, viva a democracia!

Anônimo disse...

Caro Sr. Machado! Não seja tão incisivo ao tentar cortar raízes ancestrais mais antigas que todos nós. Há pessoas que buscam equilibrar sua saúde por meio de medicinas naturais e acho que cada um deve ter o direito de procurar melhorar seu ser da forma que lhe convier. Além do mais, se não fosse algo poderoso, não teria sido pesquisado e sintetizado por laboratórios internacionais e vendido a preços astronômicos. E para terminar, não conheço nada na medicina oficial que amoleça os corações de pedra dos cidadãos "civilizados".

Anônimo disse...

Renato, concordo plenamente com seu comentário, e acrescento que as pessoas antes de julgar os procedimentos e linguagens usadas por outros sem um conhecimento mais amplos das coisas, deveriam perguntar para as pessoas que já foram tratadas por a vacina Kambo, se elas estão bem ou se pioraram dos seus problemas de 'saúde'. E não levar para esse lado espiritual, é claro que o espírito deve estar límpido e puro para receber as "coisas" de maneira para receptiva.

Anônimo disse...

Gostaria de entrar em contato com a Sra. Radyka de Manaus.
Se puder, por favor, me encaminhe seu e-mail.
Grata,
Nicole

Anônimo disse...

Olá. Fiz um vídeo para meu canal no youtube falando sobre o kambô. Citei suas duas matérias com a intenção de divulgar o assunto que carece de debate e pesquisa.

Por favor, Sr. Altino, veja o Canal Deísta no Youtube com o vídeo "Melhor não tomar Kambô".

Tati disse...

Eu gostaria muito de conhecer a Soninha de perto e fazer um tratamento completo com ela. Por favor me enviem seu email para que eu possa estabelecer um contato direto e saber quando e onde ela pode me atender.
Obrigada

tatiana