sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

MÍDIA E SEGURANÇA

Questões que envolvem a relação mídia e segurança serão temas de uma palestra que o jornalista, ensaísta e escritor Luciano Martins Costa fará em Rio Branco no dia 13 de dezembro, no auditório da Secretaria da Fazenda, às 19 horas, atendendo convite do gabinete do deputado estadual Fernando Melo (PT), com apoios da prefeitura de Bujari e do Sindicato dos Jornalistas do Acre.

O deputado Fernando Melo disse que a palestra será franqueada aos estudantes de direito, jornalismo, propaganda e aos gestores públicos e privados interessados em debater sobre um tema recorrente na sociedade.

- Nós não podemos perder de foco a busca da sensação de paz, que é tão necessária para a sociedade brasileira, especialmente a do Acre - afirmou Melo. Segundo ele, a mídia cumpre papel relevante e esse debate exige um profissional com larga experiência.


O jornalista Luciano Martins Costa formulou o projeto Estadão Multimídia e dirigiu a criação de um dos primeiros jornais on-line do Brasil. Foi o único jornalista brasileiro, entre dez profissionais de vários países, convidado pelo escritor vencedor do Prêmio Nobel Gabriel García Márquez a participar do projeto Jornal Ideal. Ministrou também conferências a convite da Knight Chair da Universidade do Texas. É o criador do método de ensino de redação "Escrita Sistêmica", aplicado em escolas estaduais de ensino médio no Estado de São Paulo.

Ele é autor do livro "O Mal-estar na Globalização" (Editora A Girafa - 1ª Edição - 2005 - 280 páginas – R$ 23,80), lançado em agosto, que já é o mais vendido na categoria não-ficção nas livrarias FNAC, em São Paulo. Por conta da densidade da obra, o autor foi convidado a criar um curso de extensão em Liderança e Comunicação na São Paulo Business School.

Luciano Martins Costa foi repórter especializado na investigação do crime organizado e do crime corporativo. Dedicado ao estudo da gestão como aluno de organizações como o Juran Institute, Fundação Dom Cabral, Amaná-Key e outras, é conferencista com experiência internacional, tendo também atuado como consultor de estratégia de comunicação para reposicionamento de empresas e gestão de crise.

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas lançou ontem, em São Paulo, a revista Adiante - inovação para a sustentabilidade, que é editada por Luciano Martins Costa. A revista, com tiragem mensal, é especializada em sustentabilidade nos negócios.

O jornalista foi repórter da Folha de S. Paulo, da Veja, editor-executivo e colunista político de O Estado de S. Paulo e escreve toda semana no site Observatório da Imprensa. Ele já esteve duas vezes no Acre.

Ao ser consultado para participar da palestra em Rio Branco, Luciano Martins Costa afirmou:


- A irracionalidade leva à violência. A irracionalidade está presente na mídia, nas ruas e até nas grandes empresas, como pude comprovar no livro "O Mal-estar na Globalização". Escolhas irracionais nascem de preconceitos, que nascem da ignorância. Portanto, uma educação voltada para o humanismo é a base para uma sociedade não-violenta.

Nenhum comentário: