sábado, 4 de março de 2006

AYAHUASCA GERA CONFLITO

O líder religioso Francisco Hipólito de Araújo Neto relata a pressão que sofreu de Luiz Petry, da editoria do Fantástico, e da antropóloga Bia Labate, consultora do Conselho Nacional Antidrogas e da Rede Globo

O Seminário Ayahuasca, organizado pelo Conselho Nacional Antidrogas (Conad) para acontecer em Rio Branco na próxima semana, deverá reunir muita gente do Brasil e do exterior, mas dá sinais de que será um fracasso no seu objetivo de realizar uma ampla consulta para a indicação de seis representantes dos grupos religiosos usuários da bebida.


Os nomes escolhidos serão submetidos ao Conad com vistas à composição do Grupo Multidisciplinar de Trabalho (GMT), que se encarregará de discutir diferentes aspectos relacionados ao uso da ayhauasca no Brasil. O grupo será composto por seis especialistas indicados pelo Conad e seis representantes dos grupos religiosos.

Vários centros já questionam os critérios da organização do seminário. Para realizar o evento, o Conad contou com dois consultores que frequentavam o Cefluris - a organização que é repudiada pela maioria dos centros originais usuários de ayahuasca por causa do comércio da bebida e uso de maconha e outras drogas em seus rituais.

Os dois consultores são os antropólogos Bia Labate e Edward MacRae, que exerceram forte influência na definição dos critérios de representatividade em benefício do Cefluris. Os dois também são encarados com reserva por defenderem abertamente a liberação das drogas no país.

Edward MacRae é professor adjunto de antropolgia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, além de pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas. Bia Labate (Beatriz Caiuby Labate) é mestre em antropologia social pela Unicamp e doutoranda em antropologia social pela mesma universidade.

Este blog vai acompanhar o Seminário Ayahuasca nos dias 8 e 9 de março. E começa a prestar sua contribuição ao debate ao publicar a carta enviada pelo dirigente do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, Francisco Hipólito de Araújo Neto, ao advogado Edson Lodi, da direção nacional da UDV (União do Vegetal), outra entidade usuária de ayahuasca, cujos membros a denominam hoasca.

Hipólito revela a pressão que sofreu de uma equipe do Fantástico, da Rede Globo, denuncia a tentativa de Bia Labate de comprar ayahuasca e questiona o fato de a antropóloga vir a figurar entre os especialistas indicados pelo Conad após tentar chantageá-lo.

A série de reportagens do Fantástico sobre o uso da ayhuasca fez parte de uma estratégia dos comunicadores do Cefluris para divulgar seus benefícios e influenciar positivamente as autoridades do governo brasileiro que integram o Conad.

O Cefluris, que tem enfrentado problemas com a justiça dentro e fora do país, anda muito empenhado na defesa da regulamentação definitiva do uso da ayhuasca, pois sua política consiste em estimular a formação de centros no Brasil e no exterior.

Os centros originais nunca enfrentaram problemas com as autoridades por causa do uso da ayahuasca. A situação começou a preocupar a opinião pública a partir da expansão que o Cefluris fez da bebida. É paradoxal que nos EUA e na Europa haja um movimento para liberar o uso da ayahuasca, enquanto no Brasil, onde seu uso sempre foi liberado, haja um movimento para regulamentá-lo.

O Cefluris vê na possibilidade da regulamentação a oportunidade de mencionar o Brasil como um paradigma capaz de influenciar outros países a aceitarem a exportação da ayahuasca para os centros que possui no exterior. O comércio da ayahuasca se torna a cada dia numa fonte muito lucrativa, bem como o turismo religioso que é promovido pelo Cenfluris.

- Sem dúvida este será um passo importante para a consolidação do nosso trabalho, na medida que, em última instância, a regulamentação do sacramento em nosso pais é a base para complementar o processo de legalização do seu uso religioso nos outros paises onde isso vem sendo solicitado - afirma o site da organização.

O Seminário Ayahuasca está desagradando até aos povos indígenas do Acre, que são usuários imemoriais da bebida. Nenhum pajé foi convidado para o evento. Eis a carta de Francisco Hipólito de Araújo Neto, que também foi enviada ao Conad e ao Ministério Público Federal:


"Prezado Amigo, Edson Lodi.

Gostaria de compartilhar com você alguns desagradáveis acontecimentos que vivenciamos no último dia 20 de junho [de 2005] em nosso Centro:

Ano passado recebi a visita da [antropóloga] Bia Labate, na oportunidade ela me informou que o Fantástico [da Rede Globo] estava com o projeto de uma série de reportagens sobre as religiões brasileiras, e da série, a primeira reportagem seria sobre o Daime, indo ao ar a partir de setembro a dezembro de 2005. Disse-me que estaria assessorando as reportagens e que essas seriam elaboradas pelo jornalista do Fantástico, o Sr. Luiz Petry [editor do Fantástico], membro do CEFLURIS [Centro Ecléctico da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra].

Muito bem, falou que iniciaria os contatos com a direção da UVD [União do Vegetal] e do Alto Santo e gostaria que nós participássemos da reportagem. Eu lhe disse que se nós, a UDV e o Alto Santo, combinássemos em conjunto, conversando, e se fosse do nosso interesse, talvez fosse possível a nossa participação.

Mas fiz questão de esquecer do assunto. Já neste ano, ela me enviou vários e-mails e telefonemas insistindo quanto a matéria e eu lhe disse que não tínhamos interesse. Ela insistiu dizendo que já havia entrevistado pessoas da UDV e que seria bom que nós participássemos. E tentou agendar uma gravação dos nossos trabalhos para as festas juninas. Recusei novamente.

Por último, eu nem lhe respondia os e-mails. Além disso, ela me convidou a participar de alguns eventos, mesas redondas ou conferências a nível nacional, eu recusei a todos, outros não dei respostas, pois não me interessava essa participação.

E mais: durante esse tempo, ela me fez uma proposta por telefone que eu considero indecorosa, e por isso eu resolvi silenciar de vez, esperando que ela nos esquecesse: ela me confessou que comprava Daime de um rapaz de Rondônia, mas que se era para ela dar dinheiro para outro, ela preferia nos ajudar comprando de nós, e pediu que eu lhe vendesse 20 litros de Daime por R$ 300,00, recusei e cortei relação.

Tenho minhas reservas ainda quanto a sua aberta postura anti-proibicionista contra as drogas, no site http:www.neip.info. É defensora do uso de drogas, coisa que nós não adotamos em nossas práticas religiosas.

E assim, ela nos informou que chegaria em Rio Branco com a equipe do Fantástico (Sr. Petry). Recusei novamente a sua proposta, dizendo que até poderia conversar com a equipe, mas não permitiria filmagens.

Expliquei a ela que não tínhamos orientação espiritual para filmar e que sair no Fantástico não acrescentaria em nada os trabalhos deixados pelo Mestre Daniel Pereira de Matto, que ele nunca buscou divulgar, aparecer, e essa continuava a ser a nossa prática. Nós não precisávamos nos divulgar, aparecer, entrar em evidência, pois o público maior dos nossos trabalhos eram as almas, assim como no tempo do Mestre Daniel.

Ela propôs então que nós conversássemos no dia 19 de junho. Como eu tinha um compromisso mais importante, remarquei para as 9 horas do dia 20, mas lhe avisei, e pedi que não queria filmagens.

No dia 20, às 9:30, eles chegaram: Bia Labate, Luiz Petry e dois câmeras, e já com a câmera debaixo do braço filmando, pedi que eles desligassem.

Conversamos das 9h30 até às 12 horas, na varanda da minha casa. Passei quase três horas explicando porque não nos interessava sair no Fantástico, repetindo que em nada acrescentaria os trabalhos do Mestre Daniel e que não tínhamos autorização espiritual para permitir a reportagem.

A Bia falou que eles estavam tratando de questões do mundo real e eu de questões espirituais. Eu lhe disse que para mim o mundo espiritual também era o mundo real.

Em seguida fui mostrar a igreja e tudo que havia nela, pois não tínhamos nada a esconder deles, nem pra ninguém. Mostrei tudo. Quando chegamos no túmulo do meu pai, o Petry me implorou que eu deixasse filmar. Eu lhe disse que não gostava de ser bajulado, que eu não era Deus pra ser implorado, pois já havia explicado o porque de não permitir as filmagens. Ele virou para mim e perguntou qual era o meu problema, se o meu problema era dinheiro. Eu lhe disse que a questão era de consciência e não de dinheiro, que eu tinha uma orientação, que eu deveria seguir. Mas não me abati com a proposta, pois sei que a Globo é uma empresa e tudo eles fazem para conseguir as matérias, até, e, principalmente, pagar por elas.

O que me admirou foi à postura da Bia Labate. Ainda no túmulo me disse:

- Você sabia que eu tenho nas mãos um projeto de vocês para dá um parecer?

Eu não entendi de início o que ela estava querendo dizer, fiquei alegre, e respondi:

- Que bom! Fique à vontade para dar o seu parecer.

Só para você entender melhor. No início do ano, nós apresentamos um projeto para o edital da Petrobrás Cultural, buscando viabilizar uma pesquisa no Maranhão sobre a vida do Mestre Daniel. Os projetos enviados são avaliados por uma comissão com representantes do Ministério da Cultura. Quem financia é a Petrobrás, mas o responsável pela aprovação é o Ministério da Cultura.

Nós enviamos o projeto e não comentamos com ninguém, ficamos no aguardo do resultado previsto para o final de junho. Para nossa surpresa, nesse mesmo dia 20 a Bia nos disse que havia sido convidada para dá um parecer sobre o nosso projeto.

Depois de mostrar toda igreja, fomos para a Casa de Memória e foi lá que a coisa ficou feia. Depois do Petry ver todo acervo que nós temos, toda a nossa história, documentos, fotografias, ele novamente me implorou e me cercou junto com a Bia e os dois câmeras, me pressionando e, alterados, elevaram a voz, me acusando de impedir a liberdade de imprensa. Eu lhes disse que enquanto eu tivesse o direito de não permitir as gravações eu usaria desse direito que me era devido.

Disseram que o Brasil tinha o direito de ver o que nós tínhamos e nós ficávamos escondendo. Eu respondi que não escondíamos nada, pois eu estava aqui mostrando tudo para eles e todos os dias pessoas do Brasil e de outros países nos procuravam para conhecer os nossos trabalhos e a nossa história e nós estávamos sempre de portas abertas para mostrar, como eu estava fazendo naquele momento para eles, mas que o Fantástico não nos interessava em nada.

E aí a Bia Labate novamente olhou para mim e disse, em tom cínico e irônico:

- Você sabia, Francisco, que eu tenho nas minhas mãos um projeto de vocês para dá um parecer?

Foi aí que eu entendi que ela estava me chantageando, que se eu abrisse para as filmagens, ela daria um parecer favorável. Eu respondi com toda tranqüilidade:

- Fique absolutamente à vontade, Bia, para dar o parecer que você quiser.

Mas eles fizeram mesmo assim algumas filmagens, de câmera ligada embaixo do braço, de forma roubada e escondida.

Segundo a própria Bia, eles tentaram ainda filmar o Alto Santo. A dona Chica Gabriel também recusou através de sua assessora jurídica. Nós, a dona Peregrina Gomes Serra e dona Chica não chegamos nem a conversar sobre o assunto, mas tomamos a mesma postura de recusar as filmagens.

Eles conseguiram filmar um trabalho no Antônio Geraldo dia 18/06 e no Luís Mendes, dia 23 foram para o Mapiá, dia 28 filmaram novamente no Antônio Geraldo e hoje dia 29 no seu Juarez.

Portanto, não considero legítimo que ela nos represente frente ao Conselho Nacional Antidrogas (Conad). Não me sinto à vontade, sabendo que ela fará parte da comissão que escolherá as entidades que irão compor o grupo de trabalho, principalmente porque ela me deu provas de que não nos respeita, não respeitou as orientações que nós seguimos, nos agrediu juntamente com a equipe do Fantástico e ainda usou da chantagem para comigo e ainda me fez proposta de compra de Daime por telefone.

Foi isso meu amigo o que aconteceu. Acho necessário que possamos conversar mais a respeito e esse assunto seja levado às autoridades competentes para brecar a participação de quem não tem o mínimo de respeito com o nosso sacramento, no caso, a Bia.

Um grande abraço,

Francisco Araújo"


CONHEÇO CHICO ARAÚJO

Por Fátima Almeida (*)

Chico Araújo é um bastião de decência, dignidade,honestidade, responsabilidade e compromisso com sua missão espiritual. Conheço-o desde quando era um menino e a toda sua família que é gente de bem.

Devemos defendê-lo no seu direito de resguardar-se dessas práticas propagandísticas como a que foi feita recentemente pelo Fantástico, cujas reportagens não foram informativas e sim sensacionalistas.

Quando se referiram a Daniel Pereira de Matos, por exemplo, propagaram, na voz de Bial, que ele recebeu a doutrina após uma noite de bebedeira com cachaça, deturpando os fatos de forma irreponsável.

A Rede Globo é comprometida com o grande capital, da indústria automobilística, da índustria de medicamentos e de outras que estão dando sua grande contribuição para a destruição do meio ambiente, para estimular o consumismo e aumentar os lucros dos patrões.

Por sua vez, a vida acadêmica, com as titulações de mestres, doutores, pós doutores etc não significa, necessariamente, reserva ética e moral.

As comunidades do Daime devem ser resguardadas em seu direito de existir de acordo com as regras instituídas pelo corpo doutrinário e concepções de seus dirigentes e acabou. Seus dirigentes devem ser os gestores desse processo e mais ninguem.

O Ministério da Cultura deve, no mínimo, respeitar isso, pois o Daime é um bem cultural exclusivo do Acre.

E o Ministério Público deve estar atento para esses fatos recentes, protegendo os direitos das nossas comunidades e não permitindo que lhes seja tirado das mãos as suas prerrogativas, quais sejam: sua capacidade de auto-gestão, de estabelecer suas diretrizes, de deliberar sobre quaisquer assuntos que lhes digam respeito.

Compete a todos os dirigentes, de acordo com suas smelhanças e diferenças de princípios e/ou de propósitos, o exercício democrático, o respeito mútuo e a tolerância para se chegar a resultados profícuos e benéficos para todos.

(*) Fátima Almeida é historiadora e escritora acreana

12 comentários:

Anônimo disse...

Pesquisando o tema enteógenos: ayahuasca,juruma, são pedrito para uso religioso.
Cheguei neste site, e sinceramente, fiquei indignada ao ler à sua narrativa, denúciando contra pessoas, que lutam pelo direito ao uso religioso. Até para facilitar o seu trabalho, para que, ele não venha ser prejudicado pelo uso indiscriminado e livre, sem controle, como está acontecendo aqui na região centro e sul do Brasil.
O Sr deveria ter informações, que aqui no sul,têm pessoas usando ayahuasca em situações fora do religioso, como por exemplo: em discotecas, festas e dezenas de pontos surgindo, a cada dia. E, eles não estão filiados à UDV,Cefluris, Alto Santo e Barquinha.
Informo-lhe, que mesmo para este fim religioso, devido a procura e muito aumento pelas pessoas nas regiões do centro sul do País,Europa e América do sul.
Afirmando, os tempos de hj, são muito diferentes de décadas passadas e, com economia globalizada a procura é maior muito maior,a cada dia e, sob o meu ponto de vista, precisa de um controle, sim!
Também porquê, inclui plantação com regras obedecendo ao Ibama, e o mais importante, nem todas as pessoas podem consagrar este bebida, principalmente, indivíduos com tratamentos psiquiátricos, ou que tomam remédios químicos, que não combina com a substância da ayahuasca, não é?
E, o órgão público federal-CONAD que cuida deste tema, se esta trabalhando com o antropólogo Edward, deve considerá-lo responsável , devido o seu currículo com certeza. Conheço pessoas que me informaram há tempos que ele como antropólogo, há mais de 25 anos atrás, trabalhou em pesquisas para órgãos públicos, a maioria dos documentos tem a assinatura dele, lhe beneficiando para que à polícia não fechasse o seu centro em governos passados, creia.
informando, que após o Conad ter compreendido o uso deste enteógeno para fins religioso, não prejudicará nenhum centro, mesmo com linha diferente da UDV, estarão cumprindo regras de uma doutrina.
O Sr deveria agradecer a eles, são poucos profissionais no Brasil, interessados nesta causa. Eles como profissionais, não estarão privilegiando somente o Cefluris, muito pelo contrário, todas as religiões que dela fazem uso!
Sugiro, que o Sr procure uma assessoria, para lhe esclarecer , assim estará em parceria entre entidades afins, e nunca ao contrário, creia! e, não se aliar com pessoa, que por ter um simples blog, promove, discórdia, fofocas entre pessoas, depreciando militantes de uma boa causa.
Por favor, reflita, os inconvenientes deste encontro com a equipe do fantástico entre vcs, e não precisa vir a público. Porquê será a sua palavra contra a deles, não acha?
E calúnia é crime!
O órgão federal, precisa ter mais ferramentas para interpretar, que apesar de ser um enteógenos, ele cura comportamentos de pessoas viciadas em alcóol, drogas como cocaina, crack, todas elas usadas nos centros urbanos, por milhares de pessoas que estão doentes de verdade.
E fique sabendo, outras religões evangélicas, estão vendo este crescimento com um olhar repressor.Porquê, elas não fazem uso deste enteógeno e, nos chamam de drogados.
Fiquei também indignada, até mesmo porquê o Sr é um lider religioso e precisaria ter mais informações para compreender, que este encontros de seminários, congressos deste assunto, acontecem, para fim de esclarecimentos aos órgãos federais, e somente acontecem para o benefício de todas às religões, que fazem uso desta bebida. Não será jamais para beneficiar o Cefluris ou UDV ou Barquinha ou Alto Santo entre outras e sim, para vcs .
Assim os comandantes, poderão trabalhar sem proibições da lei, assim, solucionará os entraves, que existem para uso religioso e acabar de vez o uso livre sem regras , desrespeitando os rituais espirituais deste há 100 anos atrás, não achas?

Tenho acompanhado a luta para discriminalizar às drogas, por vários profissionais, incluindo à profissional antropóloga Bia Labate,Edward,e outros que estão presentes no site neip e militantes da causa .
E sua denúncia mistura fatos para depreciá-los, como profissionais sérios nesta luta!
Quando, se luta para discriminar é diferente do que legalizar.
Discriminalizar, oferecerá condições para saber o mal das drogas e, assim os jovens não usariam conhecimento.
A luta é para conscientizar e não liberar, legalizar para uso. Porquê drogas não só estas que falamos e sim todos os vícios repetidos que provocam desequilíbrios emocionais.
Se o Sr tivesse enviado uma carta informando sua interpretação sobre as atitudes deles, para conseguirem documentar sua estória espiritual e, talvez a sua indignação e, procurasse esclarecer este tumultuado encontro, pela sua narrativa, ficou claro que os dois lados ficou indesejável, teria sido mais ético até por ser um comandante de um núcleo,não achas?

A reportagem do Fantástico, foi uma excelente ferramenta para esclarecer a opinião pública e passar a respeitar os indivíduos que dela participam
Espero que o Sr não mais use deste tipo de comunicação on-line para desabafar suas interpretações, já que és um líder espiritual, deveria praticar a compaixão para com a imprensa em busca de interesse em realizar um programa sério como foi divulgado.
E,nunca acredite que um canal de televisão, como a Globo e, ou fantástico, estaria ao lado de alguma instituição religiosa, eles são jornalistas somente, creia!
A imprensa tem por obrigação de informar corretamente os fatos,e creio, que o seu diálogo misturou com os interesses deles em muitos momentos deste encontro. Sugiro que o Sr consagre sua sagrada bebida e veja com o coração o trabalhos que foi ao ar, abs Juliana de castro.

Anônimo disse...

ei altino!

você errou no título do post. devia ser:

'ALTINO GERA CONFLITO'

sim, porque você usa da reputação do seu blog para dar visibilidade a uma correspondência entre líderes ayahuasqueiros, expondo uma troca de informação interna, eu diria até, familiar, como se fosse algo de interesse do grande público.

sob o amarronzado título 'AYAHUASCA GERA CONFLITO', eu fiquei aqui a pensar no que o público em geral iria imaginar desta situação: 'a antropóloga junto com a equipe do fantástico forçando o francisco a ser filmado...' e para quem conhece, um papo com a bia e o petry só pode resultar em momentos suaves e agradáveis.

pelo que me consta a bia é amiga do francisco, e também a mais atuante e produtiva voz acadêmica no tema da cultura ayahuasqueira. muito estranha esta tua montagem para desqualificá-la, e também ao edward macrae... logo o edward, principal responsável pelo parecer técnico (que você chamou de histórico neste mesmo blog) o qual embasou a decisão do conad regulamentando o uso religioso e a pesquisa da ayahuasca no brasil. diga-se de passagem, este evento que você está deliberadamente boicotando é procedimento desta regulamentação, e todos nós devíamos estar apostando e trabalhando para o seu sucesso.

e a parada lá da 'estratégia dos comunicadores do cefluris'... haha.

recebemos a visita do petry e da bia lá na casa do fernandão la rocque, no céu do planalto em brasília, onde também estava o alex (polari). o intuito era solicitar a autorização para proceder a reportagem, que tinha como objetivo mostrar uma face mais real das religiões ayahuasqueiras. o petry comentou que lhe incomodava muito a maneira como o tema vinha sendo tratado pela mídia - sempre explorando o aspecto exótico.

'comunicadores do cefluris' sou eu, que troca idéia contigo toda semana e deu uma força no teu blog, o alex, o enio lá de floripa, o guta lá do rio, o gaúcho rafael que se juntou recentemente... tudo gente muito boa, que tenho certeza você gostaria de visitar ao viajar pelo país.

o cefluris, as comunidades do pad. sebastião, não são esta máfia poderosa e organizada que você quer fazer parecer. a nossa força é o daime, e ela vibra verdadeiramente quando conseguimos alavancar a nossa união. aí sim. infelizmente nem sempre estamos com esta sintonia toda, mas seguimos tentando melhorar, aperfeiçoando na comunicação.

a expansão do cefluris não segue nenhuma estratégia. ela acontece porque o mundo está solicitando a cura proporcionada por este conhecimento da floresta, e foi o cefluris, ou melhor dizendo, foi o Pad. Sebastião que abriu esta porta e esta janela. e graças eu dou por ser esta a possibilidade que faz eu estar aqui, em brasília, assim como sou, morando numa comunidade do santo daime e trabalhando como servidor no governo brasileiro.

quanto à ausência no evento de representante dos povos indígenas do Acre, 'que são usuários imemoriais da bebida', concordo contigo. como tenho apreciado sua movimentação para dar voz às populações locais nas questões relativas aos conhecimentos e saberes nativos.

mas este post aqui destoa dos outros. ele parece estar influenciado por uma agenda específica do século passado, velha e carcomida.

o seminário é uma proposta para o futuro, não merece ser contaminado por esta ação predatória a um valor tão fundamental neste momento para a família ayahuasqueira: a união.

está nos hinos: temos que dar valor aos irmãos.

portanto, mano altino: nota zero por esta aqui.

Anônimo disse...

professora juliana, que português sofrível! Tu passates em que vestibular? Teve prova de redação? Leia o texto das índias yawanawa

Anônimo disse...

João, é um saco a gente que vive na Amazônia ter que suportar "pesquisadores", "cientistas", "professores" e "terapeutas" do quilate da professora Juliana. Ela, com seu português canhestro e argumentação pernóstica, me fez lembrar do pequenino Miraí. "Ai que saudade da professorinha, que me ensinou o "beabá"".

Anônimo disse...

"Português canhestro e argumentação pernóstica" da profa Juliana, hem Altino? Mas confesse que ela pegou bem no coração. Quem sabe se num próximo trabalho de Daime você tenha olhos para ver, liberte-se de suas concepções cristalizadas e abra-se para a nova era. Venha qualquer dia tomar um daime conosco, que gente não fecha a porta para ninguém. Quem sabe você vai acabar mirando coisas novas e deixar de tomar Daime pars ficar com raiva dos outros Coisa feia maninho. Muita força e luz para você!
Maurílio Reis é presidente da Colônia Cinco Mil, aquela que você gosta de ficar difamando, mas mesmo assim nunca fechará as portas para você mirar finalmente e sair desta clausura em que vive.

Anônimo disse...

Declino do convite. Quando a oferta é grande, o santo desconfia. A sua pretensa luz não me serve. Boa sorte.

Anônimo disse...

Caro Altino

No seu ponto de vista, como o seminario do CONAD está beneficiando o CEFLURIS? Não é uma vaga para cada linha e duas para "outras linhas"?

Obrigado.

Anônimo disse...

Chico Araújo é um bastião de decência, dignidade,honestidade, responsabilidade e compromisso com sua missão espiritual, conheço-o desde quando era um menino e a toda sua família que é gente de bem. Devemos defende-lo no seu direito de resguardar-se dessas práticas propagandísticas como a que foi feita recentemente pelo Fantástico, cujas reportagens não foram informativas e sim sensacionalistas. Quando se referiram a Daniel Pereira de Matos, por exemplo, propagaram, na voz de Bial, que ele recebeu a doutrina após uma noite de bebedeira com cachaça, deturpando os fatos de forma irreponsável. A rede globo é comprometida com o grande capital, da industria automobilistica, da índustria de medicamentos e de outras que estão dando sua grande contribuição para a destruição do meio ambiente, para estimular o consumismo e aumentar os lucros dos patrões. Por sua vez, a vida acadêmica, com as titulações de mestres, doutores, pós doutores,etc não significa, necessariamente, reserva ética e moral. As comunidades do Daime devem ser resguardadas em seu direito de existir de acordo com as regras instituidas pelo corpo doutrinário e concepções de seus dirigentes e acabou. Seus dirigentes devem ser os gestores desse processo e mais ninguem. O Ministério da Cultura deve, no mínimo, respeitar isso, pois o daime é um bem cultural exclusivo do Acre.E o Ministério Público deve estar atento para esses fatos recentes protegendo os direitos das nossas comunidades e não permitindo que lhes seja tirado das mãos as suas prerrogativas quais sejam, sua capacidade de auto-gestão, de estabelecer suas diretrizes, de deliberar sobre quaisquer assuntos que lhes digam respeito. Compete a todos os dirigentes, de acordo com suas smelhanças e diferenças de princípios e/ou de propósitos, o exercício democrático, o respeito mútuo e a tolerância para se chegar a resultados profícuos e benéficos para todos. Fátima Almeida-falmeida@mdnet.com.br

Anônimo disse...

É lamentalvel este bate-boca num momento tão importante,em que os filhos de DEUS deveriam se unir e dar prova do aprendizado nos estudos da espiritalidade, proporcinado pela luz do Daime. É vergonhosa a lição de desunião e desfile de egos que se apresenta neste debate.
Ponham a mao na consicencia e reflitam: é esta a lição de Jesus? É esta lição dos Mestres?
Que a luz da Verdade, da Justiça e do Amor ilumine a todos os irmãos.

Anônimo disse...

Sr. Altino
Talvez o Sr não conheça o belo hino que fala .." Eu faço dos meus inimigos cordas do meu coração"..Cuidado para não enfartar..
Daniela-Palmas

Anônimo disse...

Pertenci durante doze anos à Instituição hoje dirigida por Francisco Hipólito. Embora hoje navegue em outro barco,
e daquele tenha me afastado obviamente por não concordar com todos os pontos de vista e posturas lá adotadas,
me vejo na obrigação, até por ser hoje um pesquisador em Ciências Sociais, de dar minha modesta contribuição
a esta discussão. Penso sinceramente que quem acusa líderes como Francisco ou a Srª Peregrina de estarem criando
caso à toa não conhece a complexidade do assunto em pauta. Quem tenta negar a presença da dimensão política e
dos diversos interesses sobretudo comerciais no processo em andamento, ou é ingênuo ou é mal intencionado. É
evidente que os critérios de representatividade que iriam influir decisivamente nos rumos do Seminário terem sido forjados
a partir de pareceres de profissionais que, a despeito de sua inegável competência, são profundamente vinculados
a uma das instituições envolvidas, e que esta instituição seja a principal promotora da expansão - um dos aspectos cruciais da discussão em tela - põe em cheque a imparcialidade de tais critérios. E não se pode desqualificar
a postura destes líderes de denunciar tais fatos, nem tampouco de se absterem de participar de uma discussão que
parece já estar previamente direcionada para um fim. Este fim tudo indica ser a legitimação da expansão a todo custo e a
desvinculação da ayanuasca de seu uso religioso, objetivo pelo qual muita gente, com muito dinheiro, trabalha a um bom tempo.

Anônimo disse...

"Tem que ter as dificuldades pra si vencer" (M. José Gabriel da Costa)

Assim Caminha a Humanidade mais um dia nóis se acerta...

Boa Sorte a Todos.

Marcel - QS. União do Vegetal.