quinta-feira, 4 de maio de 2006

MARUJOS DA ALEGRIA

A novelista Glória Perez está particularmente preocupada em estimular a tradição popular do grupo Marujos da Alegria, do navio Brig Esperança, que surgiu no Acre na década de 40, no município de Cruzeiro do Sul.

O grupo será mostrado na minissérie que Glória Perez escreveu sobre a história do Acre, cujo título provisório é "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes". Nos últimos anos, o grupo Marujos da Alegria, comandado por Aldenor Costa, abriu os carnavais em Rio Branco.

Mais de 50 marujos atravessam o rio Acre num batelão e desembarcam no Calçadão da Gameleira, centro histórico de Rio Branco, onde o cearense Netwtel Maia atracou pela primeira vez e deu origem à cidade.

O amazonense Oswaldo Galego foi o primeiro a organizar a marujada no Alto Juruá. Aldenor da Costa, Chico do Bruno e Francisco Ferreira, que foram parceiros de Oswaldo Galego, se esforçam para manter a tradição.

A primeira pessoa com quem a novelista Glória Perez quis encontrar ontem foi com Aldenor Costa, 66, que é o comandante do Brig Esperança e um excelente contador de histórias. Assista em vídeo trechos da entrevista da novelista com o comandante do Brig Esperança.





2 comentários:

Anônimo disse...

Altino, boa tarde.
Creio que este foi o único video que o meu pobr emicro conseguiu me mostrar sem pausas.
E foi muito gratificante porque este homem é uma fonte inesgotável, pelo que vi. Fantástico!

Obrigada por nos mostrar essas belezas.

Beijos

Anônimo disse...

MEU BOM ALTINO,OLHA O NOSSO ACRE MOSTRANDO A CARA PRO BRASIL. E MUITO MAIS,A SUA GENTE, A SUA HISTÓRIA, AS SUAS GLÓRIAS, LENDAS E TRADIÇÕES,O SEU FOLCLORE VIA MARUJADA,QUE ESTAVA FADADA AO ESQUECIMENTO.BICHO,O BICHO VAI PEGAR!
MEU CARINHO E MEU APREÇO PRÁ GUERREIRA
GLÓRIA. SUCESSO PROCÊ E SEU BLOG.UM ABRAÇO AMAZÔNICO PRÁ ESSA GENTE BONITA
DAI.

O ACRE MERECE !!!

SERGIO SOUTO