quarta-feira, 17 de maio de 2006

PRÉ-HISTÓRIA DO ACRE

O prefeito Raimundo Angelim (PT) revelou ao blog que o paleontólogo Alceu Ranzi aceitou o desafio de coordenar os esforços de sua equipe para elaborar o projeto de construção, em Rio Branco, de um memorial ou museu de paleontologia do Acre.

De janeiro a abril deste ano, por exemplo, a população de São Paulo teve a oportunidade de visitar a exposição "Dinos na Oca", que trouxe informações científicas sobre a evolução geológica do planeta Terra e a vida desses animais que, mesmo extintos há 65 milhões de anos, instigam tantos questionamentos até hoje.

Entre as peças mais interessantes da exposição estavam o crânio e mandíbula do Purussaurus brasiliensis, o maior crocodilo que já viveu na Terra, encontrado no Acre em 1986. Ele é considerado um dos maiores predadores de todos os tempos, maior até que o Tyrannosaurus rex.

Em março, em "Pré-história da Amazônia", afirmei neste blog que, embora o Acre faça parte do roteiro de uma renomada lista de pesquisadores de paleontologia, jamais a iniciativa privada e o poder público se sensibilizaram com as sugestões para a criação de um espaço adequado para a exposição de nossas mais de cinco mil peças fósseis, muitas das quais únicas no mundo.

Raimundo Angelim está decidido a mudar isso. No início, a prefeitura vai financiar a confecção de réplicas de todos os animais pré-históricos cujos originais estão no Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Acre.

As réplicas serão instaladas nos parques da cidade. Quando o projeto contar com os recursos necessários, será construído um espaço onde as peças serão reunidas para exposição.

O reitor da Ufac, Jonas Filho, paleontólogo que descreveu o Purussaurus ao mundo, já ofereceu o espaço do carcomido prédio do Palácio da Cultura para que o museu seja construído lá.

O prefeito também aguarda a aprovação pelo BNDES de um projeto que vai transformar o térreo da sede da prefeitura em memorial da cidade.

São iniciativas como essas que transformam o Acre e causam tanto incômodo aos dinossauros políticos da oposição, cuja maioria de seus líderes é comprometida com o crime organizado e com a corrupção que imperava no Estado.

Sugiro a leitura neste blog de "Janelas para o passado", de autoria do Alceu Ranzi. Assista abaixo a entrevista com Raimundo Angelim.


2 comentários:

Anônimo disse...

O Angelim marcou um gol com esta proposta de implantação do Museu de Paleontologia do Acre. Educação,ciência, turismo ..cultura tudo isso será valorizada.
Quando estiver pronto serão terãos gols a mais.

Fábio Vaz

Anônimo disse...

Caro Altino / a nossa Ufac não pode ser completamente enquadrada nos termos de sua crítica, relativamente a ausência do poder público. Afinal, ali de formou um bom grupo de especialistas, entre os quais o Professor Alceu e o atual reitor e por sua programação se iniciou todo o esforço de pesquisa no Estado no campo a que vc se refere. Isso, mesmo submetida as limitações de recursos de toda natureza e a urgência das demandas que lhe são dirigidas.