sexta-feira, 25 de agosto de 2006

GLOBO FAZ CIDADE NO ACRE



Panorâmica da cidade cenográfica que a Rede Globo está construindo no município de Porto Acre, a 60 quilômetros de Rio Branco, para as gravações da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", da novelista acreana Glória Perez, que vai contar a história do Acre.

Porto Acre era a Puerto Alonso boliviana, em homenagem ao então presidente da Bolívia, Severo Fernandes Alonso. O núcleo cenográfico está sendo construído no quilômetro 49 da estrada de Porto Acre. Para acessá-lo é necessário percorrer um ramal de 7 quilômetros, ainda de barro, que divide as fazendas Pitital e São João.

Uma equipe de seguranças impede o acesso do público às obras por enquanto, mas a Puerto Alonso, que foi Cidade do Acre e finalmente Porto Acre, será mantida futuramente para visitação de quem se interessar em conhecer mais a história acreana.



Puerto Alonso se constituia em um grande povoado para os padrões de época. Durante o Estado Independente do Acre, comandando pelo jornalista espanhol Luiz Galvez, a Cidade do Acre contava com inúmeros edifícios. A Glogo está construindo a imponente Casa de Governo, que era de madeira e aparece no fundo, na foto acima. A Cidade do Acre contava com inúmeros edifícios, como a Câmara Municipal, Alfândega, Capitania do Porto, Casa de Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora do Acre, Fórum etc.

Assista ao vídeo (abaixo) da entrevista com Artur Sena Souza, 63, que cuida da sala-memória de Porto Acre. Ela funciona no local onde existiu a Igreja Nossa Senhora do Acre. Artur fala da história e da expectavita dos moradores da cidade, que já percebem melhoras em sua economia por conta da minissérie.






Este será o alojamento da equipe da Rede Globo



Típico barracão de seringal acreano, em madeira, com cobertura de folha-de-flandres envelhecida



A Igreja de Nossa Senhora do Acre, que existiu durante o Estado Independente do Acre, se destaca na paisagem para quem navega pelo rio Acre




Trabalhadores dencansam após o almoço na obra



A igreja e o barracão construídos na margem esquerda do Rio Acre



Calma acreanas, não são galãs da TV Globo pelados. São trabalhadores das obras do núcleo cenográfico tomando banho no Rio Acre antes do almoço



Outro imóvel construído pela Rede Globo que reproduz o padrão da típica arquitetura do Estado Independente do Acre



Operários na construção do refeitório do núcleo cenográfico



Matéria-prima regional, como palha e madeira, é usada na reconstrução de Puerto Alonso. Mais de 100 operários trabalham no local



Mais de 100 operários trabalham no local, o que serviu para empregar quase toda mão-de-obra disponível em Porto Acre



Obra da Casa de Governo, de onde Luiz Galvez comandou o Estado Independente do Acre, vista pelos fundos

6 comentários:

Anônimo disse...

Altino, boa tarde.

Lindíssima a primeira foto!

O que estou achando muito interessante é que você está nos dando verdadeiras aulas sobre a história do Acre que, vergonhosamente, o país desconhece, principalmente nas escolas.
É maravilhoso!
Obrigada.

beijos

Anônimo disse...

Meu amigo Altino, não posso passar um dia sem ler o seu blog, ele é riquíssimo em todos os conteúdos. Meu laço ainda é muito forte com a minha terrinha e fico emocionada de ver a cobertura de todos os fatos. Claro: adoro as fotos pelas sutilezas.
Bom dia!

Anônimo disse...

Caro Altino,
Nossa Senhora Seringueira,"a santa baleada",que se encontra no colégio imaculada,vai participar da minissérie?
Acho que a Maddona representa bem a Nossa Senhora do Acre,a pintura é obra da época da revolução,não tem assinatura,mas deve ser a mesma do pintor Antonio Rabasa.Um abraço, Silene Farias

Anônimo disse...

Cara Altino,
Nossa Senhora Seringueira,que se encontra na clausura das Irmãs Imaculada,vai representar a Nossa Senhora do Acre,a Maddona pintada pelo artista Antonio Rabasa,durante a República de Galvez?

Anônimo disse...

é isso aí altino...
e o que mais do vera?

Anônimo disse...

Oi Altino, sou Francileide sou moradora de Porto Acre e me sinto muito lisongiada de poder apreciar um evento como esse na minha cidade, que a pouco era conhecida simplismente por nossos indios, amo porto acre, e sinto-me muito feliz de ver tudo isso que esta acontecendo aqui. Obrigada por estar mostrando ao mundo um pouquinho de nossa terra. Há qualquer coisa, se resolver vem nos fazer uma visita e aproveita para conhecer o seringal bom destino um poente de turismo da nossa cidade, beijos Francileide.
franalex@ibest.com.br