quarta-feira, 8 de novembro de 2006

RÁDIO LIVRE FILHA DA MUDA

A Universidade Federal do Acre (Ufac) está sendo sacudida literalmente pelo movimento de uma onda, o que não ocorria desde o começo dos anos 90, quando estudantes do PC do B e do PT começaram a conquistar o poder e a engordar na máquina pública estadual. Novos estudantes, professores e agregados da sociedade acreana formam o "coletivo Lagartixa", que impulsiona a Rádio Livre Filha da Muda. Há mais de uma mês a emissora 105,7 FM desafia a fiscalização da Anatel com uma programação improvisada, constituída basicamente de músicas no formato MP3 pirateadas na web.

Transmissor, mesa de som, compressor, torre e antena custaram R$ 8 mil, coletados com a realização de festas, venda de camisetas e pequenas doações dos participantes do Coletivo Lagartixa, que não admite ter o "rabo preso" com ninguém.

Anatel reage
A Rádio Livre Filha da Muda dispõe de um transmissor com apenas 25 watts de potência, mas tem sido sintonizada cada vez mais pela população nos pontos da cidade onde sua programação chega sem interferência.

O Coletivo Lagartixa sonha em consolidar a emissora com seus microfones abertos à manifestação livre de qualquer pessoa, desligada de ingerência política e sem interesses comercias.

- Quando alguém tenta segurar a lagartixa pelo rabo, ela se liberta da parte fisgada, vai embora e o rabo logo se regenera - explica a estudante Raquel Ishii, do curso de letras, umas das maiores entusiastas da rádio livre.



O coletivo também está se articulando para proteger o próprio rabo, pois o gerente da Anatel no Acre, Cícero Eloy, já recomendou ao reitor Jonas Filho a desativação da emissora.

Muda ecoa
As rádios livres desafiam as leis no país, querem quebrar o monopólio das grandes empresas de telecomunicação e não se adequam ao esquema comercial de transmissão. Geralmente são perseguidas, lacradas e seus programadores acabam presos.

O que inspirou o surgimento da Rádio Livre Filha da Muda em Rio Branco foi a experiência, em Campinas (SP), da Rádio Muda, que resiste há mais de 10 anos no ar, criada por estudantes da Unicamp. Os paulistas vieram ao Acre para dar suporte técnico e teórico aos acreanos.

A Rádio Muda possui diversos programadores, que formam o "coletivo anti-autoritário coordenador" da emissora. Segundo eles, esse modo de gestão garante liberdade de opinião, participação e expressão a cada novo e velho integrante, que tem a possibilidade de fazer como bem entender o seu programa, o que assegura diversidade de sons e idéias.

As rádios universitárias surgiram no país na década de 90. São ligadas a universitários, mas não são necessariamente ligadas a universidades. São mantidas por alunos, mas não contam com o apoio explícito das reitorias, que fazem vista grossa para o trabalho dos alunos e professores.

O ambiente é quase igual no Acre, sendo que a rádio livre do coletivo Lagartixa ocupa espaço no anfiteatro e usa telefone da Ufac. A preocupação agora é com o administrador da Anatel no Acre, que pode recorrer à justiça para que a Polícia Federal seja requisitada a confiscar os equipamentos. Por causa da autonomia universitária, a entrada da polícia no campus dependeria da autorização da reitoria.

Piratas oficiais
Francisco Pereira da Costa, chefe do departamento de direito, já se comprometeu em arregimentar estagiários do curso para a defesa jurídica da rádio. Gerson Albuquerque, do departamento de história, é outro professor empenhado na organização da emissora.

Anteontem, quase cem pessoas participaram de um debate sobre a questão das rádios livres, promovido pelo coletivo Lagartixa na universidade. Um juiz federal foi convidado, mas não compareceu.

O principal debatedor foi o jornalista Antonio Alves, do blog O Espírito da Coisa e da assessoria do governador Jorge Viana, que defendeu toda forma de pirataria como salvação da sociedade contemporânea.

Toinho, ex-ativista do movimento estudantil, na UNB e na Ufac, onde não conseguiu concluir os cursos de arquitetura e história, animou o coletivo Lagartixa e acabou muito aplaudido.

- Liberdade de expressão é uma coisa que nasce com quem se expressa. Você realmente está querendo se expressar de uma maneira livre ou você está apenas querendo dizer: 'me pague, mas não me censure?' Os jornais daqui ficam reclamando da liberdade de expressão, da censura do governo, e de vez em quando a gente se agita pra defender a liberdade da Gazeta. Nenhum desses jornais quer ser livre. Eles querem só mesmo o dinheiro do governo. Se alguém disser: vocês serão livres, inclusive financeiramente, eles dirão que querem ser escravos e censurados. O que me interessa, o que me importa, é ir para o informal, o ilegal, o alternativo, o que não está regulamentado - afirmou.

O jornalista relatou (assista ao vídeo abaixo) a dificuldade dos ex-agitadores da Ufac, que agora governam o Acre, em lidar com as novas formas de organização dos estudantes.




Quem quiser contribuir com a Rádio Livre Filha da Muda 105,7 FM pode depositar qualquer quantia na conta poupança 36.449-5, da agência 2358-2 do Banco do Brasil. Para contato, clique aqui. Fones: (68) 84029557 / 99989331 / 81142891.

11 comentários:

Anônimo disse...

Os acadêmicos acreanos estiveram "adormecidos" por um longo tempo, trancafiados em suas salas de aula, isolando-se de todo o seu meio(a sociedade). É bonito ver que estes(acadêmicos, estudantes, civís, cidadãos e etc...) estão voltando a se mobilizar por causas sociais, dando um retorno significativo àqueles que são excluídos e calados por toda uma massa dominante. A rádio exprime um desejo há muito contido de disseminar saberes, informações, cultura e até a indignação com nossos representantes. Creio que todos aqueles que iniciam(ou quando iniciaram) suas atividades letivas, sonham(sonharam) em um dia fazer algo maior que vá(fosse) servir para o bem da humanidade. Esta rádio é um fruto de conhecimento, coragem e também é um gigantesco portal para produção/disseminação de novos saberes, seja ele de cunho científico ou cultura popular.

Anônimo disse...

Altino, a matéria ficou muito boa.
O Coletivo Lagartixa agradece muito o espaço!

Lembrando que quem quiser participar do coletivo da Rádio Filha da Muda, a próxima reunião é quinta feira, 9 de novembro, as 17 h no anfiteatro da UFAC.

Obrigada!!

Anônimo disse...

Pelo artigo 5º da Constituição Brasileira temos:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

E pelo Pacto de São José da Costa Rica - do qual o Brasil é signatário - temos que em seu Artigo 13:

1. Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento e de expressão.

3.Não se pode restringir o direito de expressão por vias e meios indiretos, tais como o abuso de controles oficiais ou particulares de papel de imprensa, de freqüências radioelétricas ou de equipamentos e aparelhos usados na difusão de informação, nem por quaisquer outros meios destinados a obstar a comunicação e a circulação de idéias e opiniões.

Se a Rádio Livre Filha da Muda sofrer perseguição, tentativa de sensura, restrição de direitos, circulação de idéias e opiniões, é bom Altino tomar cuidado com o seu Blog, porque o mesmo poderá sair do ar a qualquer momento! Alguém deixou de entender? Então não censure meu direito de escutá-los!

Anônimo disse...

Iniciativa sensacional. Aqui em Niterói a rádio comunitária criada pelos estudantes da UFF, Pop-Goiaba (quem nasce em Niterói é "papa-goiaba") passou por muita dificuldade, com equipamento apreendido e briga judiciária e tudo... hj eles conseguiram se reestabelecer e o projeto segue firm.

Anônimo disse...

Muito boa a imobilização do coletivo lagartixa, e saber que os estudantes e as pessoas da comunidade em geral, não precisam mais ser passivos ao ponto do aparelho do Estado, fazer o que quizerem. Então a população já tem um estrumento para alavancar os seus direitos, usem e abusem da Radio pois ela veio para divulgar a diversidade de ideias.

Anônimo disse...

Parabéns pro coletivo: lagartixa, que teve a ousadia de enfrentar a força maior, e a preocupar-se com o social, educação, cultura, politica (a verdadeira) e etc. Só será melhor quando as pessoas perceberem o poder que têm nas mãos com essa radio, universitarios e população em geral!!

Anônimo disse...

Adorei a iniciativa da rádio...
é todo o direito da liberdade d expressão..
achei mt interessante uma parte q relata sobre as rádios e os jornais q "lutam" pela direito da fala...
mais q na verdade querem eh mesmo dinheiro e mt dinheiro eles falam pelos poderosos e não pelo povo...
a radio filha d amuda está de
parabens...firmeza!

Anônimo disse...

Ô Aldino! Dá um toque nessa galera pra entrarem pro rizoma,

http://www.radiolivre.org

e montarem a página da rádio por lá!!

a galera da muda te falou sobre metareciclagem?

http://www.metareciclagem.org

vamoquevamo!

Anônimo disse...

Só respondendo ao Cyrano...

Nós já estamos montando um site no rizoma radiolivre.org, com a ajuda do Juba, integrante da Rádio Muda..Logo estaremos com ele pronto. A galera da muda falou sim sobre metareciclagem, inclusive teve uma oficina sobre...

Vamoquevamo!

Anônimo disse...

Cyrano, seu idiota!!! essa galera chama filha da muda e vc acha que num conhece o radoplivre.org???

Parabens galera da filha da muda!!

Anônimo disse...

Pois sim povo filho da muda! lembro a vcs que a rádio está transmitindo (pela primeira vez na historia)ao vivo o 4º festival universitário da canção, portanto, quem não puder ir a este ultimo dia de festival 10/11, aproveite pra curtir do conforto de sua casa, entrevistas com os finalistas, as apresentações e os ganhadores!
......105,7fm.....
RáDio FiLhA dA MuDA