segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

FLAMÍNIO ARARIPE

Reencontrei hoje o jornalista cearense Flamínio Araripe. Ele trabalhou no Acre, durante a década dos 80, na imprensa local e como correspondente da Folha. Havia 17 anos que não retornava ao Acre.

- Vejo transformação no espaço urbano de maneira que as pessoas desfrutam dessa qualidade de vida - disse.

Flamínio, que se especializou em escrever sobre ciência e tecnologia, veio acompanhar uma reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Cruzeiro do Sul, onde se discutiu a Universidade da Floresta, com a presença de seringueiros, ribeirinhos e etnias indígenas.

Atualmente, é correspondente no nordeste do Jornal da Ciência, da SBPC, e membro do conselho editorial da Sala de Prensa. Considera que o Acre - trabalhou na extinta Folha do Acre e Gazeta - foi importante em sua carreira profissional.

- Foram anos que marcaram minha vida. O trabalho de repórter em São Paulo é como, numa fábrica, apertar um parafuso. Aqui, eu tinha uma visão e um acesso ao processo todo do jornal - afirma.

Quando menino, Flamínio ouvia contar as histórias de um parente, Ovído Araripe, que fugiu do Ceará aos 17 anos, perambulou pelo Rio Araguaia, mas acabou se estabelecendo no Acre e se tornou um próspero comerciante. Aqui, reencontrou o ramo acreano da família Araripe.

- A minha segunda nacionalidade é acreana. Cearense e acreano é tudo a mesma coisa. Espero que nossos laços se estreitem mais.

No player abaixo, ouça um pouco da conversa que Flamínio e eu tivemos hoje, antes da viagem dele de volta ao Ceará.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prometi a mim mesmo dar um bom tempo de você para não nos estressarmos mais, pois quero é paz com o mundo. (Afinal, só ela constrói!) Mas meu espírito ativo de 30 anos de jornalismo me leva a lhe informar que você foi citado hoje em discurso no plenário pelo senador Geraldinho Mesquita e transmitido pela TV Senado. Para saber, é só entrar no site do Senado (www.senado.gov.br) e seguir a sequência "Atividade Legislativa - Plenário - Sessão On-Line" e procurar na edição de hoje (segunda, dia 04/12) por Geraldo Mesquita Júnior. Sem mais. Romerito.

Anônimo disse...

Grato, Romerito. Vou procurar, pois você é a terceira pessoa a me avisar. Feliz Natal pra você, Cida, filhos e o neto.

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista, parabéns!