sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

UIRAPURU DO ACRE

Dalgas Frisch

O ilustre jornalista já iniciou um “terremoto” em favor do Uirapuru Verdadeiro (Cyphorhinus(aradus) modulator) para que seja considerado a ave símbolo do Acre.

Imagine que um escritor gaúcho sugere que o Acre adote a Arara Vermelha como símbolo. Não tem nada que ver. O único estado no qual o Uirapuru verdadeiro vive é o Acre.

O outro Uirapuru comum o (Cyphorhinus aradus) ocorre em toda Amazônia, exceto no Acre. Eu gravei os diversos cantos desta ave no Amapá, mas seu canto é muito, muito inferior ao do Acre.

A prova disso esta no próprio nome cientifico modulator -do latim modulator = músico (modulari=que canta, que toca um instrumento musical).

Estou enviando hoje pelo Sedex uma caixa contendo quatro jogos, com o livro "Aves Brasileiras", o livro de minha biografia junto, relógio com os cantos de 12 aves, inclusive o canto do Uirapuru verdadeiro, além de uma coleção de 5 CDs com cantos de aves.

Alem disso, estou enviando jornais, xerox de uma carta do presidente Lula, do presidente Bush, da filha do saudoso amigo Laurance Rockefeller, jornal Folha do Meio Ambiente sobre o Sabiá como Ave Nacional, o decreto feito pelo Governador Laudo Natel de São Paulo, de 22 de setembro de 1966, instituindo o Dia da Ave em São Paulo e o Sabiá laranjeira como ave símbolo do Estado.

Fico devendo para breve os decretos dos Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Paraná, que instituíram, respectivamente, o Quero-quero e a Gralha azul como ave símbolo.

Ontem conversei com o produtor da minissérie "Amazônia", Sergio Madureira, a quem sugeri que, naquela cena na qual a bandeira da Bolívia esta sendo abaixada sob o silencio dos soldados acreanos , que se ouça claro os oito cantos diferentes do Uirapuru verdadeiro vindo da nova selva acreana. O canto do Uirapuru soaria como o hino da floresta aclamando a independência do Acre sobre a Bolívia!

De jeito nenhum o Acre pode deixar outro estado da Amazônia passar a frente e adotar o Uirapuru como ave símbolo! Eles que adotem o Galo do Pará, A Arara, etc.

Assim que receberes ao caixa com sedex por gentileza me informe se tudo chegou em ordem!

Abraços

Dalgas Frisch é ornitólogo e fez o primeiro registro sonoro do canto do Uirapuru verdeiro, em 1962, no Acre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oh! Frisch, manda um sedex desse pra mim também!!!! Brincadeira. Mas falando sério, onde é que encontro os livros e os CDs pra vender?