sábado, 13 de janeiro de 2007

ZÉ LEZIM



Antes que eu esqueça pra sempre: o "anônimo" colunista Zé Lezim, criado pelo radialista Roberto Vaz no site Acre 24 Horas, estreou com um indisfarçável plágio.


Foi copiado do site Valenet o artigo "Hoje eu acordei com vontade de dar um murro em alguém", do jornalista Artur de Carvalho (leia), que foi republicado como sendo da autoria do tal Zé Lezim (veja).

O próprio Zé Lezim é um plágio (confira), pois o seu criador é o humorista paraibano Nairon Barreto. Melhor seria se chamar Zé Lesar.

Destaque para a mensagem enviada por Roberto Vaz:

- Altino não é justo você me acusar de plágio no Zé Lezim. José, Maria, Pedro, Altino... são nomes que existem a "rodo" por este mundão. Quanto ao plágio do texto, foi algo que nossa equipe não tomou o devido cuidado, pois quando estávamos definindo as seções deste portal, o texto Hoje eu acordei com vontade de dar um murro em alguém, do jornalista Artur de Carvalho, me inspirou a criar o Zé, aquele cara "abestado" que sabe muito, mas que ta sempre tomando na #@&¨* . Por descuido o texto, que é de excelente qualidade ficou postado. O criador do Zé Lezim foi eu, mas o Zé Lezim é um misto de muitos que não podem se identificar e deságuam por aqui, assim como a história do Astronauta de Mármore que você bem conhece. Aliás, o astronauta era anônimo. O Zé não. Ele tem endereço e deverá ficar no ar por muitos anos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Só uma palavra para isso:

rídiculo!

Anônimo disse...

antes ser copiado que precisar copiar de alguém :o)

Anônimo disse...

Assistí a um show de Zé Lezim aqui em Olinda, na churrascaria Porto da Picanha. O sujeito é impagável e tira sarro com a platéia. Provavelmente, sarcástico e criativo que é, incluiria este radialista em seu repertório sem precisar exercitar sua criatividade, pois o rapaz em sí já é uma piada. Embora de mal gosto.

Anônimo disse...

Então esse Roberto Vaz roubou até o nome do personagem que já existe no Nordeste? É tudo falso? Será que esse Roberto Vaz também é falso? Vixe! Vai ver deve até existir também outros sites 24horas...

Anônimo disse...

O plágio é o ato pelo qual um indivíduo faz crer aos outros, mesmo que por omissão, que um determinado trabalho intelectual é de sua autoria (isto é, assinando-o com o seu nome sem declarar explicitamente que porção ou porções são pertencentes a determinado autor através de uma referência de rodapé ou melhor, na bibliografia), quando na verdade ele é cópia de algum outro anterior. Tal ato é normalmente considerado antiético (ou mesmo imoral, em praticamente todo o mundo), chegando a ser classificado como crime em vários países, especialmente no meio académico. Em determinadas áreas da academia, como a de humanas, é comum citar na íntegra o conteúdo de determinados trechos de uma obra, desde que obviamente seja citada a fonte e, nesse caso, até mesmo a paginação onde aquelas linhas foram transcritas. Por sua vez, em se tratando de textos científicos da área de ciências da vida (Biologia, Medicina, etc), não é usual fazer uso desse expediente, sendo necessário proceder nova redação, portanto, com novas palavras; sobre o conteúdo e a contribuição de interesse de uma dada publicação científica, sendo necessário, ainda, a citação da fonte bibliográfica consultada.
======
Certa vez li na coluna do Assem Neto que dizia o seguinte "Sempre que um homem faz coisas que se envergonha, ele diz que estava apenas cumprindo o seu dever”. Bernad Cornwell, escritor.

Nesse caso o dever do Roberto Vaz é escrever. Que vergonha, hein. A imprensa acreana deixar isso passar em branco.

Anônimo disse...

isso mata...!!!!

Anônimo disse...

muito bom que uma molecagem dessas esteja abrindo um campo de discussão tão interessante como o plágio na internet... em todo o caso, mandei um artigo para o observatório da imprensa ainda ontem... vamos ver se publicam. aí, talvez, o tal de "zé lezim" rs seja obrigado a se manifestar...

Anônimo disse...

Olá. O Zé Lezim original, paraibano, está na profissão há incontáveis anos e fica evidente que é mais outro plágio. Comparar um nome artístico a 'João, Maria etc.' simplesmente não cola. O que acontece que é o Zé Lezim original não é conhecido nacionalmente, como outros humoristas nordestinos que ganharam ares globais (ou quase) como Tom Cavalcante ou Falcão. E o mais notório, sobre o plágio do texto em si, é que mesmo depois desse tempo todo ele continua online e disponível, com a assinatura do 'novo' Zé Lezim. E sabe do quê mais? Os leitores nem vão ficar sabendo mesmo, como sempre.