quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

CHICO E TIÃO NATUREZA












Prezado Altino,


A Mary Allegretti me passou seu email e o endereço do seu blog (muito interessante, parabéns!) há alguns meses, mas só agora estou te escrevendo.

Meu nome é Denise Zmekhol, sou fotógrafa e cineasta e, de 1987 a 1990, viajei diversas vezes pela Amazônia trabalhando em vários documentários - "The Voice of the Amazon", da Miranda Smith; "Amazonia, Voices from the Forest", de Glen Switches e Monti Aguirre.

Durante essas viagens, fotografei as crianças indígenas Surui e Negarote, e as crianças seringueiras do Acre, entre elas, os filhos do Chico Mendes. Em 2002 voltei para revisitar essas crianças e fazer um documentário sobre elas e o que havia acontecido com a Amazônia nesses ultimos 15 anos.

O filme conta a história do impacto da BR-364 nessas três comunidades. A história do Chico Mendes também faz parte do filme. Duas semanas antes do assassinato, Chico me ligou em São Paulo para pedir um favor. Ele sabia que iria morrer até final do ano e queria que eu fosse filmar o seu funeral.

Eu fiquei muito chocada com essse pedido, ainda que tivesse estado com ele duas semanas antes e testemunhado toda a tensão que ele estava vivendo com as ameaças de morte.

Ainda assim tentei convencê-lo a vir morar em São Paulo ou no Rio por um tempo até que as coisas se acalmassem no Acre. Mas Chico Mendes argumentava que a luta dele era no Acre e que ela não teria a mesma força em outro lugar.

Duas semanas depois, abri o jornal e li a notícia que ele tinha sido assassinado. Naquela época, eu não tinha condições financeiras de viajar para o Acre com equipamento e equipe para filmar o funeral. E achei também que não chegaria a tempo.

Mas, 15 anos depois, quando encontro as fotos das crianças, me inspirei em voltar para contar um pouco dessa história. O filme está quase pronto. Tenho investido muito tempo, energia, e recursos ao longo desses cinco anos para finaliza-lo.

É um filme muito lindo, emocional, pessoal e universal ao mesmo tempo. Gostaria muito de te mostrar o filme assim que ele estiver pronto.

A razão pela qual te escrevo é que eu gostaria de saber se você conhece, ou tem algum contato, com a familia do Tião Natureza. Pelo que eu soube ele morreu e a família dele mora em Rio Branco. Se você tiver alguma informação sobre como eu posso encontrá-los, te agradeceria muito.

Tem uma menina seringueira no meu filme que canta uma musica que eu acredito ser dele:

"Ecoou pela mata afora
Cai a flor
E a seringueira chora

Em Xapuri
Chora o mundo inteiro
Morre o Chico
O Chico Rei seringueiro


Mas essa mata que mata
Esse povo infeliz
Um dia quis fazer o Chico Rei
Seringueiro feliz"

Obrigada e aguardo sua resposta.

Grande abraço

Denise Zmekhol

Já passei para Denise Zmekhol o nome, e-mail e telefone de quem pode autorizar o uso da música do saudoso Tião Natureza, de quem fui parceiro em algumas canções que se perderam no tempo. Chico Mendes e Tião Natureza foram assassinados no Acre. E gostaria de pedir aos leitores deste blog para que seja enviado, no formato MP3, alguma gravação de Chico Rei. No alto, foto de Chico Mendes, tirada por Denise Zmekhol no último encontro deles em Xapuri. Quem quiser conhecer parte do trabalho de Denise Zmekhol deve visitar o site da ZD Films.

14 comentários:

helenagata disse...

Essa música é da cantora/compositora Eliane e foi gravada pela banda Forrozão Baby Som.

ALTINO MACHADO disse...

Tá doida?

Anônimo disse...

A letra e melodia é do Tião Natureza.
Boas lembranças do Casarão.
Apesar de distante, guardo lembranças de um Acre que não voltará jamais.
Os poucos felizardos que viveram os tempos áureos da boa música na terrinha devem se sentir orgulhosos por terem vivenciado este período (FAMP, Projeto Pixinguinha no Ginásio Coberto, Elói, Escócio, Damião Hamilton, Sério Souto, dentre outros).
Saudades.......

Unknown disse...

Essa mue ai da e doida disser que essa musica e dessa outra mue aii
minha irmã eu era pequeno quando tião morava ainda aqui na AVIARIO e gravou essa musica viu!!

Anônimo disse...

Alguém poderia me informar, como faço pra conseguir essa música?
baixar ela?

Unknown disse...

Várias pessoas pediram, neste blog, gravação da música do Tião Natureza: "Ao Chico". Vou passar o site onde ela pode ser ouvida:

http://www.aleac.ac.gov.br/aleac/edvaldomagalhaes/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=18&ltemid=31&limit=20&limitstart=20

E também gostaria de dizer que participei, enquanto regente, no Painel de Regência 2008, da FUNARTE, realizado em Rio Branco, Acre, em novembro. Fiz um arranjo desta música para coro a capella, arranjo que foi cantado por todos os participantes do Painel no concerto de encerramento, na Usina de Cultura. A partitura pode ser obtida com o maestro Cunha, que ficou com as partes vocais manuscritas, com a finalidade de transcrevê-las numa edição eletrônica e disponibilizá-las na internet. André Pires (andre.pires@ufjf.edu.br)

Profª Elda disse...

Olhe bem, a coitada da Maria, tadinha ela leu o q/ eu li recentemente. Tem um site de música q tá lá, o nome dessa banda de forró mandando a letra do nosso querido Tião Natureza e tem até vídeo deles, mas n tem q / a letra seja da Baby som.
Seria bom q/ alguem ligado a essas questões referente á nossas coisas verificar porq ...sei n heim em q pode dar .

gleydson souza disse...

po eu pagaria!
faz anos q procuro as músicas do tião natureza...quem soube me digam cono fazer pra conseguir essas músicas
me add : g_le_ydsonac@hotmail.com

valeu

Holden Brito disse...

Altino,tu ainda tem contato com os familiares dele? Queria saber se existe o violão que ele tocava nas apresentações. Obrigado.

Unknown disse...

Altino, li essa publicação agora. Tem notícias do filme?

ALTINO MACHADO disse...

Não tenho

Marcos Thadeu disse...

https://youtu.be/NAYZEBIriEA

Marcos Thadeu disse...

https://youtu.be/NAYZEBIriEA

Unknown disse...

Opa, blz então...vou procurar ver se encontro! VAleu