terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

SITUAÇÃO DO DETRAN

Fátima Almeida

O governador Arnóbio Marques precisa saber o que está acontecendo no Detran. Por dever de cidadã sou obrigada a fazer um relato de uma situação infame enfrentada por Maria Íris Célia de Oliveira, a moça que trabalha há cinco anos na minha casa. Ela fez curso para motorista na auto-escola Trovão e em seguida foi aprovada em todos os exames em maio do ano passado.

Após meses recebendo apenas uma licença provisória, teve a infeliz notícia de que não poderia receber a carteira porque haviam perdido uma das provas no próprio Detran e por isso deveria fazer outra prova, sem pagar. A ordem vinha da diretora do órgão, pessoa a quem temos a maior consideração, Arnete Guimarães, em conjunto com a corregedoria.

Face ao absurdo da situação procuramos o Procon, afinal todas as despesas para adquirir a carteira foram pagas de nosso bolso. Para nosso espanto fomos encaminhadas ao Juizado de Pequenas Causas, já que o Procon, conforme nos falaram no atendimento, não pode resolver esse tipo de situação. Mas as despesas foram efetuadas em troca de serviços.

No Juizado, nos mandaram embora, pois ali não é possível prestar queixa contra o Estado, foi a resposta. O próximo passo foi em direção ao Ministério Público, onde novamente ouvimos que ali também “nada poderia ser feito” porque só atendem “questões coletivas”.

Mas nos orientaram a procurar o Dr. Renato, um dos diretores do Detran. A visita ao Dr. Renato foi rápida porque ele parecia extremamente ocupado. E além disso, fez suas próprias queixas de que “trabalhavam muito, davam o máximo de si, mas infelizmente, existiam funcionários no Detran que estavam boicotando o serviço”.

Após isso, uma grata surpresa: a prova foi encontrada. E então pensamos que tudo estava finalmente resolvido. Ontem, pela manhã, Maria Íris Célia a moça de quem falo, foi buscar sua carteira. Para surpresa nossa, a carteira não foi encontrada no Detran.

Disseram a ela que procurasse o dono da auto-escola, pois o mesmo teria levado “um monte” de carteiras. Ela foi ao local da escola e ali ouviu a resposta de que não era verdade, a carteira não se encontrava com eles.

E agora? Existe alguma organização clandestina e criminosa agindo no Detran em Rio Branco? Não sabemos mais o que fazer nem a quem recorrer.

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o DETRAN tem se mostrado muito ineficiente.

No mês de Dezembro vendi um carro para a FIAT COMAUTO e comprei um veiculo novo.Como o próprio DETRAN recomenda, me dirigi ao setor compentende para fazer uma declaração de venda. Até porque já tive problemas (pontos na carteira)por conta de não informar a venda de um veiculo anteriormente.

Solicitei um recibo da COMAUTO e juntei com o documento de transferência. Para surpresa minha, a funcionário que me atendeu não aceitou a declaração alegando que precisava do CPF do comprador.

Expliquei que o comprador foi uma pessoa juridica e que, provavelmente irá revender para outros o carro. Apresentei o receibo da COMAUTO. Não teve jeito, não aceitou.

A COMAUTO já vendeu o carro e o comprador ainda não foi ao DETRAN solicitar a transferência. Portanto, qualquer muta vai para minha carteira.

A rapadura e doçe mais não é mole não.

Anônimo disse...

Infelizmente no Acre ainda acontecem esse tipo de situação, onde ninguém, em especial as Instituições de defesa da pessoa, não ousam ir de encontro ao Governo Estadual. Tá tudo dominado!

Anônimo disse...

Das vezes que procurei esse tal de Renato, que nem doutor é, fui muito mal atendido. Não sei porque mandam procurar ele. Ele só dá razão pro Detran. Um carro que vendi desapareceu e foi licenciado e segundo eles o documento foi pra minha casa o que não é verdade. Esse carro deve ter sido trocado por cocaína na bolíviamas antes alguém licenciou e pegou o documento sem minha autorização. Na época o deputado Fernando Melo, que era secretário de segurança pediu para que eu o procurasse. Não me ajudou em nada e ainda me culpou por tudo e segundo ele o Dentran não fez nada de errado. Nunca faz. Esse cara não ajuda nin guém. O Detran hoje tá como nos bons tempos, casa da mãe Joana. Que me desculpém as Joanas.

Unknown disse...

Caro amigo pode sim cadastrar seu crv autenticado, como alegação de venda.....cujo este cadastrado é o mesmo procedimento que quando o veiculo esta em nome de pessoa juridica...o dona da empresa ou que seja....deve apresentar o condutor infrator, com, senao a apresentação, a com o tempo dobra e até triplica o valor....

Unknown disse...

É.. o detran é um ótimo órgão público porém vem pecando em alguns aspectos. Ano passado quando fiz a minha CNH paguei por um tal de simulado detran ou simulador do detran e não o fiz.. simplesmente paguei R$200,00 a mais para não fazer o bendito simulado detran. Minha carteira saiu mais cara e não tive um serviço que paguei.