segunda-feira, 2 de abril de 2007

A LIÇÃO DE COARIPOLIS

O blog Coaripolis reproduziu a reportagem "Acreanos viajam amanhã para conhecer produção de gás de Urucu", de autoria da assessoria do senador Tião Viana, publicada no Página 20. Ela anunciava que a comitiva do senador iria conhecer os benefícios da exploração petrolífera.

Comentário do Francisco José Lima da Silva, autor do blog e morador de Coari:

"Seria interessante mostrar para o senador Tião Viana, vice-presidente do Senado, onde e como é gasto o dinheiro que a Petrobrás repassa para o Município de Coari. Quem é que fica com esse dinheiro? E em que contas eles estão? Melhor ainda seria mostrar isso aos coarienses, que são os verdadeiros donos do dinheiro.

Outra coisa que poderia mostrar para o Senador é em que estado está Coari. Desde que foi descoberto esse petróleo e gás em Coari, a cidade tem ostentado títulos de campeã em: prostituição, prostituição infantil, prostituição infanto-juvenil, aumento do consumo de drogas, enriquecimento dos traficantes de maconha e cocaína, desestruturação familiar, gravidez precoce e, o pior, está se fazendo um município de mendigos.

É só ir na porta da prefeitura e da Secretaria Municipal de Ação Social para ver as centenas de mulheres, a maioria com um filho, outro na barriga e mais uns dois por perto, estão lá, atrás da migalhas que caem das mesas dos banquetes, das festas e das farras. Isso a comitiva do Senador não poderia ficar sem ver!"

8 comentários:

Anônimo disse...

É a doce ilusão do dinheiro fácil tirado do suor da terra, jorrado à força de dentro do ventre da terra.

Governantes cegos
e à procura de royalties
para quem?
Milhões talvez serão gerados
para a desgraça de tantos outros.
E assim caminha a humanidade.

Boa viagem, Tião Viana,
mas faça o que Francisco escreveu:
Dê uma volta pela cidade de Coari. Abra os olhos e aja com sensatez.

Anônimo disse...

Altino,
Há alguma razão específica pela qual você não publica os comentários aqui feitos?

Anônimo disse...

Comentários ou artigos anônimos que não agreguem valor aos objetivos do bom jornalismo devem ser descartados, como em qualquer mídia que queira fazer um trabalho jornalístico sério. Identificando-se, caro anônimo, certamente o Altino postará seus comentários.

Anônimo disse...

Enquanto o "primeiro mundo" busca novas formas de energia limpa, cá estamos nós, trazendo para o nosso meio uma forma de degradação ambiental e social através deste tipo de atividade.
Estou viajando muito pelo interior do Estado e aproveitando para tirar fotos de todos os lugares onde a natureza impera... talvez num futuro bem próximo eu tenha q mostrar aos meus filhos como éramos felizes e não sabiamos.

Anônimo disse...

Eu penso assim: anônimo só pode ser anônimo para preservar fontes, preservar família e se defender das perseguições dos poderosos.
No mais, todo mundo tem que vir com nome, sobrenome, estado civil e endereço. O anonimato gratuito, fica difícil. De hoje em diante só responderei aos anônimos que não esconderem a idade , estado civil e endereço fixo.
Gente, eu quero, preciso casar!
E mais, as preferências musicais, o gosto pelo cinema, literatura, se domina instrumentos musicais,tudo tem que ser revelado.
Brincadeiras à parte, tem anônimos que têm preguiça de escrever o próprio nome.
Leila
PS. Entro como anônima porque este blog tem um monte de exigências que não permite a gente ser a gente mesmo. Mas assino.

Anônimo disse...

Os comentários anônimos em última instância são de responsabilidade do editor do blog,ele publica se achar pertinente.aliás, essa é grande vantagem do blog do Altino, os anônimos têm voz.

Anônimo disse...

Leila, sou o anônimo da sua vida, sabe aquela estátua lá do Mercado Novo/Velho? Aquela que tem um jornal na mão,lembra? Pois é, sou alto e bronzeado,não tenho certeza mas, o povo diz que sou parente do Seu Ireneu Serra um dos homens mais alto que apareceu por aqui.Te amo e topo casar.

Anônimo disse...

Moro em Coari, desde que nasci. Conheço esta cidade como ninguém, e lamento os comentários infelizes do padre José no Coaripolis. O dinheiro repassado para Coari tem sido muito bem utilizado em favor da população. Coari hoje tem uma infraestrutura completa com: 01 grande Centro Cultural, 01 Auditório de primeira qualidade; 01 Hospital Regional com 40 leitos com capacidade para cirurgias de grande porte; todas as escolas da cidade são climatizadas; serão inaugurados agora 04 gínásios poliesportivos grandiosos; estão em funcionamento 24 programas sociais que atendem o cidadão do nascimento até o funeral; Coari tornou-se uma cidade universitária com a presença da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), com a Universidade Aberta Federal, com o CEFET com cursos profissionalizantes e muitos cursos de Pós-Graduação que estão em andamento e agora estará inaugurando o único aterro sanitário da região norte, totalmente licenciado pelo IBAMA e pelos institutos ambientais. Faltaria espaço para falar sobre as açoes que são executadas tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural do Município. A atuação do prefeito Adail Pinheiro com relação ao dinheiro repassado pela PETROBRAS, lhe rendeu o premio SEBRAE de utilização correta dos recursos públicos. Sabemos que em Coari existem problemas como em toda as cidades do mundo existe, é uma pena que um coariense como o padre José só consiga ver o lado negativo, demostrando assim dispreparo e visão distorcidas do fato, o que é muito prejucial para a imagem do município de Coari diante das outras pessoas