sexta-feira, 8 de junho de 2007

ENXOVAL GRÁTIS

Evandro Ferreira

O que poucos conseguem ver com esse visível fracasso na interação da ainda sonhada Universidade da Floresta com a sociedade local é que o rumo que a mesma tomou de uns tempos para cá é um claro reflexo das intrigas político-acadêmicas que predominam na sede. Parece que tudo se resume em uma simples luta pelo poder. Afinal, no ano que vem tem eleição para reitor e a massa recém-contratada de professores e funcionários e os alunos, acrescidos à lista de votantes com a criação dos novos cursos, podem decidir a eleição. Isso nunca aconteceu antes.

Creio que o comentário de Lindomar Padilha reflete outra parte do problema: o ego, especialmente de algumas figuras que embarcaram quando o trem já estava em movimento. Está claro que o ego destes não cabe no dito trem. A isso se soma deslumbramento e absoluto desconhecimento da realidade regional de boa parte dos que hoje comandam o processo de consolidação da ainda possível Universidade da Floresta. Está completo o cardápio para o fracasso e a bem provável transformação da sonhada Universidade da Floresta em mero Campus da Ufac.

O mais triste é que a fase de "enxoval grátis", que a turma recém-contratada para o Campus de Cruzeiro está desfrutando por agora, logo vai passar. Depois que os financiadores enxergarem onde estão colocando o dinheiro e verem que as possibilidades de resultados são mais acadêmicas do que práticas e benéficas para a sociedade local (isto é o significado do "convencional" citado na entrevista de Manuela Carneiro da Cunha), o R$ 1,2 milhão que o leitor Leonardo Calderón disse que se conseguiu em apenas um ano, vão se tornar doces lembranças de tempos que não voltarão mais.

Acorda Leonardo! Aproveita que os financiadores ainda estão "bonzinhos" com a turma recém-chegada no Campus da UFAC em Cruzeiro. Aproveitem o R$ 1,2 milhão para melhor o CV. Vão precisar para conseguir grana para seus projetos quando tiverem que concorrer nos editais "normais".

Evandro Ferreira é acreano, pesquisador do Inpa-Ac e do Parque Zoobotânico da Ufac. Mestrado em botânica no Lehman College( New York, USA) e Ph.D. em botânica sistemática pela City University of New York (CUNY) & The New York Botanical Garden (NYBG). O blog Ambiente Acreano, editado pelo pesquisador, é um de meus preferidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que os Parlamentares do Estado do Acre, fique ciente das grandes emboscadas que são feitas por trás das cortinas. Esse Concurso de Agente de Segurança Temporário, foi apenas mais um roubo e engano para os profissionais em "segurança" a que vieram concorrer. Aqui em Cruzeiro do Sul, os aprovados são aqueles mais alterados,"aqueles PM Voluntários que só prestam para aprontar,beber, ficar preso no quartel e ai por diante", e os bonzinhos, ou seja, "os profissionais" ficaram com suas caras lisas do lado de fora das vagas, sem falar dos menos experientes, aqueles que tem apenas 1 ano 2 meses, que passaram a perna naqueles que já estão com mais de 1 ano e 9 meses.
Então,dai tiramos os grandes profissionais que vão fazer nossa "segurança" por mais 1 ano, se está Comissão Avaliadora continuar assim, nosso Acre tem FUTURO... mais nem queira imaginar qual, porque todos nos já sabemos.