domingo, 29 de julho de 2007

NOVO PROTESTO ASHANINKA

Carta dos índios ashaninka, da comunidade Apiwtxa, publicada hoje sobre as invasões na fronteira Brasil-Peru, critica duramente o Programa SmartWood, da Rainforest Alliance, que desconsiderou ilícitos cometidos pela madeireira Forestal Venao nos últimos anos, e, em abril de 2007, certificou a empresa com o padrão FSC.

"No nosso ponto de vista, essa foi uma decisão equivocada, pois as atividades da Forestal Venao há vários anos vêm causando graves problemas ambientais em nossa fronteira, colocando em risco de extinção vários povos nativos, rios de água doce, animais e a biodiversidade da floresta. E tem, em várias ocasiões, invadido nossa terra indígena e agora a Reserva Extrativista do Alto Juruá.

Para tomar a decisão de certificar a Forestal Venao, o Programa SmartWood deveria ter feito uma consulta à população do entorno, para saber quais têm sido as práticas e as verdadeiros impactos ambientais, sociais e culturais da Venao, inclusive em território brasileiro".

Visite o blog da Apiwtxa para ler a carta na íntegra.

Reportagem da Ucayalina TV, de Pucalpa, endossa a posição brasileira sobre o roubo da madeira do lado brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como se já não bastasse os brasileiros na maioria fazendeiros que exploram nossa Floresta sem pensa nas conseqüências futuras, vem os Peruanos pra fazer a destruição mais rápida.
Como os grandes movimentos sindicais dos anos de Wilson Pinheiros e Chico Mendes fazem falta nestas horas
.