sexta-feira, 17 de agosto de 2007

CADÊ A OAB?

Glória Leite

Qual lado a juíza Luana Cláudia de Albuquerque Campos, do Acre, está?

Da Justiça ou da OAB de São Paulo?

A juíza quer punir um blogueiro que publicou uma foto já publicada na Orkut.

A foto pornográfica mostra um adolescente gordo e flácido pendurado ao pescoço da estátua do poeta Juvenal Antunes.

O adolescente mentiroso ( disse na Orkut que era de maior para poder se inscrever no site ) é da elite branca e fedorenta do Acre.

O garoto Maromba Júnior, é neto da professora Íris Célia Zannini, que preside o Conselho Estadual de Educação há mais de 20 anos.

Seria de acreditar que com uma vó com tal curriculum, o adolescente gordo e mal educado saberia se comportar.

Erro de quem pensa assim.

A elite branca e fedorenta só sabe gerar monstros.

Basta rever o caso dos bandidos de elite da Barra que espancaram uma trabalhadora de madrugada, argumentando que a confundiram com uma prostituta. O caso dos brancos de Ipanema jogando ovos nas pessoas. O Boninho Ovo Podre, diretor do Big Bordel do Brasil, ensinando técnicas de apodrecimento de ovo para lançar contra as pessoas.

A escritora Glória Leite é dona do blog "Brasil, mostra a tua cara"

21 comentários:

Anônimo disse...

Já estive diversas vezes no Acre. Fiz grandes amigos em Rio Branco, Tauracá,Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.
O Povo acreano é estimulante!
Esse adolescente mal caráter não maculara essa minha impressão!
O grande poeta Juvenal Antunes não merece o que ele fez. Sua ação, Altino, foi corajosa,decente e muito bem vinda.
Vou fazer o possível para publicar a foto desse moleque vagabundo na imprensa de Cuiabá, em solidariedade a você;descobrirei o e-mail da juíza e enviarei mensagens;Vou enviar também ao MP e registrarei em Ata do CREA-MT a solidariedade de nosso sindicato (Sindicato dos Técnicos Industriais de MT).

Estarei em breve, mais uma vez, tomando suco de açaí nas esquinas de Rio Branco, contemplando o Palácio Rio Branco, ver o Rio Acre e irei visitar o parque da Maternidade.

Você não merece essa indecente perseguição desses causídicos corrompidos. Rio Branco não merece. O Acre, que gosto tanto, não merece.

O Mal tem que ser combatido em todas as suas formas!


Givaldo Campos
Cuiaba-MT

Anônimo disse...

As elites fedorentas, nojentas, marginais da pior espesse, estão soltas em todas as partes, e o pior estão fazendo maldades com pessoas ou com o patrimônio matando, batendo, fumado maconha, estrumando e nada e feito ou até mesmo tocando fogo em alguém como fizeram na madrugada de 20 de abril de 1997, cinco rapazes de classe média alta de Brasília ”TROMBADINHAS” metidos a bestas atearam fogo ao índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, em sua defesa os ‘inocentes” disseram que o objetivo era “dar um susto” em Galdino, e fazer uma “brincadeira” que espesse de brincadeira? E o caso Luziene de Sena Madureira que até hoje nenguém sabe o verdadeiro culpad.
Enquanto isso teve gente que até morreu inocentimente. E a juiza ainda tem tempo para processar o Altino que feio em? Enquanto isso o orkut do Maromba ainda esta no ar coisa veia em senhora juiza.

Anônimo disse...

Altino como acreana fico com vergonha desses atos, dessas pessoas que querem a qualquer custo mostrar o "poder" que eles jugam ter...por favor não se curve, o seu blog é maravilhoso acesso várias vezes ao dia, é um exemplo de liberdade de imprensa que temos em nosso estado e se você se calar, ai sim voltaremos á ditadura, conte com o nosso apoio!
Esse garoto tem que aprender com tudo isso a ser uma pessoa de bem, não ser o que a família está impondo a ele (Família essa que não tem nenhuma moral) a começar por essa tia dele q cansei de vÊ dando pití na rua, usando drogas nas boates e fazendo escandalos por conta de relacionamentos com mulheres (Eu ví e nada contra homossexuais)mas que fique claro que vive no Rio para se drogar com + liberdade e frequentar sem especulação o nata gay, que exemplo são esses?

Editor disse...

O estado de direito não pode ser suplantado pelos interesses mesquinhos dessa elite medíocre que acha que pode tudo, corrompendo a democracia e as leis.

Anônimo disse...

Realmente a justiça é cega por pura conveniencia, concordo com todas as opiniões já colocadas com relação a este caso, jovens precisam ser orientados para a ética e o respeito, neste caso, familia e justiça, estão prestando um deserviço a formação deste rapaz.
Agora, ser envenenada de preconceitos também não vale. A formação do povo acreano representa tipos do Brasil todo e também de outros paises, então temos negros, brancos com cabelo pixaim, loiros, indios... enfim tipos diversos, em todas as classes sociais.Ser gordo também não revela sinal de marginalidade ou de amoralidade, então vamos medir as palavras e deixar os preconceitos para nossa propria reflexão e, quem sabe,reavaliação de valores.

Anônimo disse...

Tenho acompanhado esse assunto que se desdobra há mais tempo do que poderia ter ganho. A Professora Iris Célia dedicou toda sua vida a causa da educação acreana, tendo respondido em mais de uma ocasião pela Secretaria da Educação do Estado. Sou testemunha dos esforços que desenvolveu na busca da modernização do sistema educacional acreano. Trata-se de uma pessoa dígna e tem o respeito de alunos e colegas professores.

Esse ato impensado praticado por seu sobrinho não deveria servir como base para que sua história fosse atacada como tem sido - de forma injusta. Mas, um ponto não podemos deixar de considerar: a familia do rapaz poderia ter agido de forma muito mais calma e ter tirado esse tema de pauta. Teria conseguido isso se, no primeiro momento, através de uma carta aberta pedisse desculpas pelo ato de vandalismo incompatível com as atitudes de um jovem nascido numa família educada. Simultaneamente, tomaria as medidas para que fosse cancelada a página no Orkut e solicitado ao blog do Altino a retirada da foto em considração aos aspectos legais decorrentes a idade do rapaz.

A reação agressiva da senhora que mora no Rio, tenho a mais absoluta certeza, não conta com a concordância da Professora Iris. E só serviu para gerar uma situação paradoxal: querem transformar o Altino em responsável pelo embróglio do sobrinho. E mais sério: a ação da senhora Juíza. Afinal, se algum erro foi cometido pelo Altino, isso se deveu a atitude do rapaz. Ou seja, Altino foi levado ao erro.

Anônimo disse...

Com todo o devido respeito à família Cabanelas Zanini, pergunto: o quê, no contexto local de Rio Branco, é notícia, digamos, relevante?
O suposto patrimônio moral e cultural da família não foi maculado pelo jornalista. Foi o neto da Presidente do Conselho Estadual de Educação do Acre, que deu um exemplo memorável de desrespeito à educação e cultura. O jornalista apenas fez a sua obrigação, noticiou o que é notícia. No fundo, uma bobagem, pois ninguém vai morrer por causa da brincadeira do rapaz. Mas é notícia.
Viesse a douta vovó, conselheira-mor de educação e cultura do Acre, passar uma descompostura pública no netinho travesso e pedido desculpas aos acreanos pelo gesto do rapaz, pronto! O imbróglio estava resolvido. Decentemente. Teria dado o exemplo que se espera de uma autoridade pública e avó ciosa dos quilates que valorizam o patrimônio moral da família. Teria adquirido mais respeito e dignidade como pessoa e autoridade. Se fosse mais esperta, ainda que hipócrita, agradeceria ao jornalista Altino Machado. Ponto final. Em dois dias, o assunto iria para as cucuias do passado e só seria eventualmente lembrado à guisa de exemplo de dignidade e educação e de como uma família digna deve conduzir-se.
Mas a família-importante preferiu o lado mais indecente, perverso e burro para se preservar. Acabou por expor-se, comprometendo de vez a suposta solidez do patrimônio moral familiar e do próprio ícone familiar, a vovó-otoridade. De quebra, mostrou, nacionalmente, as idiossincrasias de um promotor boboca, uma juíza ridícula e uma justiça assim mesmo, grafada em caixa-baixa, a envergonhar e, pelo trágico, fazer rir, os operadores do direito do resto do país.
O sentimento de Justiça – o maior patrimônio da civilização – não pode ser comprometido de forma tão torpe. É a pior e mais tenebrosa das notícias.

Anônimo disse...

Caro Altino,

Realmente parece que vc tem sido vítima de uma situação realmente adversa, errada. Digo *parece* pq eu não tenho conhecimento profundo dos fatos e, sendo assim, não posso julgar.

Gostaria apenas de chamar a sua atenção para um fato: dizer que a "A elite branca e fedorenta só sabe gerar monstros" é realmente presuncoso demais.

Significa dizer que toda elite é branca e que toda elite é fedorenta. Sendo assim a não-elite não é branca e não fede, sendo assim, boa.

Isto não é verdade. Nem toda elite é brance muito menos fedorenta. Julgar um grupo baseado nos atos de algumas pessoas não é correto. É tão grave quanto o erro que, segundo vc, estão comentendo com vc !

Repense isso ! Existem pessoas boas tanto na elite quanto na não-elite. Exitem pessoas más também !

[]'s

ALTINO MACHADO disse...

A opinião é de Glória Leite. Nào esqueça disso. Vá ao blog dela (o link está indicado no rodapé do artigo) e critique-a. No meu blgo tem uma observação: "Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar". Entendido?

Anônimo disse...

Solidariedade total, cabal, integral a você, Altino, diante da alienação reacionária da justiça, transformada em perseguição política (e você vai ganhar essa parada com a solidariedade ativa do país, tenho certeza), mas me desculpe um senão. Não dá para aceitar nem compactuar, mesmo a título de solidariedade, com manifestações racistas como aqui expressa pela Glória Leite, que de repente em sua extremada indignação nem se dá conta (e espero que seja só isso mesmo) do completo absurdo que comete em razão dos termos que usa. A indignação com uma injustiça não pode servir de pretexto para se cometer outra, a esmo. Com efeito, de que diabos fala ela quando afirma e reafirma que a elite branca e fedorenta só sabe gerar monstros?! Desconhece ela que a elite negra compactuou com a escravidão? Leu ela a última revista ISTOÉ apontando matanças terríveis de crianças entre os ianomâmis? E o que dizer da zelite branca, fedorenta e ademais corruPTa que atazana hoje o Brasil, como poucas vezes visto nestepaiz? Então, o debate assim colocado, para além de preconceituoso em seus termos, mais confunde que esclarece, mais incendeia do que ilumina e, ao fim e ao cabo, não acrescenta nem leva a nada no sentido que de fato importa, interessa e é urgente, a solidariedade ativa com você, Altino, diante de um absurdo sem tamanho intentado contra um profissional sério e consciencioso, enquanto permanece incólume o pivete infrator. Modus in rebus, como diziam os romanos, há um limite para todas as coisas.

Anônimo disse...

Altino,
Meu blog está republicando a foto, divulgando mais esse golpe contra a liberdade de expressão e chamando os amigos para protestar contra este absurdo.
Beijos

Anônimo disse...

Cuidado com homofobia minha gente! Aqui no Acre a coisa já está ficando insuportável,só esta semana foram dois gays mortos de forma brutal, não vamos também tirar o foco do caso MAROMBA, não importa se a tia é homossexual ou heterossexual, assim o nível do debate vai pro's calcanhar e ninguém ganha essa parada, e quem perde é a sociedade.O preconceito é tão perigoso para desenvolvimento humano quanto o abuso de poder das elites.

Anônimo disse...

Gente não adianta agora criarmos outra polêmica com o comentário da Glória Leite, é apenas uma força de expressão de uma pessoa indignada como nós com o que está acontecendo.
O que est´[a acontecendo com o Altino é mais grave do que pensamos, pois fere a liberdade de expressão.

Anônimo disse...

Para botar ordem na tendenciosa justiça acreana, só chamando o grande Imperador Galvez!

Anônimo disse...

Você vai ganhar essa parada Altino. Mas, vale acrescentar que o discurso da Rosa Galdino na sua defesa é o que existe de mais preconceituoso, não leva a nada em sua defesa, infelizmente. É um discurso homofobico e carregado. Ninguém tem nada a ver com a opção sexual da tia do maromba, e se ela frequenta a nata, ou lugares gays. O nosso papel é a união em sua defesa e pela liberdade de imprensa, através de argumentos desprovidos de qualquer tipo de preconceito. Senão estaremos sendo coniventes com o discurso da elite, na qual a família pertence e o MP. É isso

Anônimo disse...

Concordo inteiramente com o wp das 9:44 e com o anônimo das 10:29. A despeito da forma arrogante e equivocada com que a família do garoto tratou o caso, deixemos de exageros e de preconceitos. Essa Glória Leite não conheço, nunca ouvi falar. Mas até a Leila Jalul, a "musa" do blog, errou feio ao fazer insinuações maldosas e preconceituosas sobre duas famílias (uma das quais nada tem a ver com o caso). Chamar o menino de mau caráter por conta não dos próprios atos, mas de sua família, é um grande exagero. Deus me livre de justiceiros desse naipe. De tanto ouvir o "grande líder" falar mal das "zelites", as pessoas acabam acreditando que realmente elle não gosta delas, e principalmente que não é um membro efetivo dessa tal de zelite. Elite de quê, gente!? A Professora Iris Célia é filha de uma família humilde do bairro 6 de Agosto. Se hoje é uma educadora e profissional reconhecida na comunidade, isso deve-se ao seu esforço e vontade de estudar, de ser alguém. Já o lulla deitou nos louros do pobrismo, se orgulha de não ter estudado e anda por aí incentivando a divisão (não entre pobres e ricos, pois esta já existe, mas entre pobres e remediados).
Calma, minha gente, tanta bílis e tanto preconceito não resolve nada.

Anônimo disse...

Quanto preconceito, tanta bílis! O que admira é que durante a ditadura vianista ninguém apareceu para reclamar e defender a liberdade de expressão. Talvez por isso, por terem reprimido por tanto tempo esse direito, estejam agora exagerando na dose, apelando para ofensas morais à família do menino.

Anônimo disse...

Eu li "de maior" ou foi só impressão? E a autora é escritora?! Putz, parindo "tão feio monstro", como diria Augusto dos Anjos, quer ver que ela entende do riscado e só está rompendo publicamente com a própria classe, a "elite branca e fedorenta" e, decerto ainda, apedeuta.

Anônimo disse...

Rosa, sem essa de "força de expressão de uma pessoa indignada", pois brincando,brincando o diabo enganou a mãe. Vamos cuidar da limpeza do lixo que a má educação nos legou. Combinado? A liberdade de expressão não pode ser confundida, senão tudo pode, até o Marobinha defecar na cabeça do Altino quanto mais na estátua do Juvenal.

Anônimo disse...

Nossa! A Glória Leite é raivosa. Nem o Altino que é a vítima da história tá com tanta amargura. Fora isso, o texto dela é preconceituoso. Qual o problema em ser gordo? O que isso tem a ver com o ato do rapaz? Tem gordinho que é consciente, e tem magrinho, que é uma mula de ignorância e vice versa. Que a burguesia fede, isso é histórico, é um argumento pobre da Glória. Vamos pensar numa forma com mais élan, coerência, sem preconceito em defender o Altino. Isso vale também para a homofobica da Rosa Galdino

Anônimo disse...

Deus me livre! Ainda bem que esta página está sendo virada.
Mas, antes que isso aconteça, devo dizer ao anônimo que me chamou de musa preconceituosa o seguinte que se segue: olhe, Seu anônimo, na minha vida, nunca plantei um pé de preconceito.Nem contra negros (fui casada com um durante 20 anos), nem contra meninos melequentos, nem contra pobres, nem contra hereges, nem bêbados, nem prostitutas, muito menos contra a forma de amor de qualquer pessoa. Aliás, o mundo mudou,e, se ainda tivesse alguma vontade de amar, não escolheria quem, nem quando, nem onde. Alguém já ouviu falar que uma morena de olhos verdes, alta, independente, inteligente e etc e tal tenha feito mal para alguém?
Minha alergia é contra a velocidade que o MP impôs ao caso. É contra as advertências pouco veladas e escandalosas do ponto de vista jurídico. Quer ver só? Uma promotora , no início do processo, disse para ele (Altino): olhe, eu conheço a avó desse menino, viu? Grandes merdas! Eu também conheço!
O Ministério Público, aqui e alhures, é, sem sombra de dúvida, o que de melhor aconteceu na estrutura organizacional deste país. Não há ligamentos com os corpos Executivo, Legislativo e Judiciário, execeto no tocante à nomeação do grande líder.
Quem tem essa independência constitucional, não pode, nem deve, em qualquer hipótese, nem sob nenhum pretexto tacanho (aí sim, cabe o termo) vincular-se às amizades do sereno da madrugada, nem aos sobrenomes. Os reis morreram. Os imperadores, também.
Continuo respeitando a Iris, o Nilo, a Dani e a família do Eyner Júnior, inclusive sua mãe e seu pai, que nunca foram citados neste episódio, por razões óbvias.
Meu desejo é que o MP continue um braço livre na defesa dos interesses sociais. Com paixão parcial, não dá.
A musa do Blog é a foto do Maromba. De minha parte, continuarei sendo a pessoa simples que resolvi ser. Sem preconceitos, de preferência.
Leila Jalul