terça-feira, 9 de outubro de 2007

ACREDITE SE QUISER


O poder induz a quem o exerce à perda muitas vezes do bom senso. No Acre, por exemplo, a Biblioteca da Floresta Marina Silva ainda não serviu à população, mas será inaugurada pela segunda vez em menos de um ano.

Na primeira vez, em dezembro, foi inaugurada com pompa pelo então governador Jorge Viana e pela homenageada Marina Silva, com a obra inacabada e computadores emprestados de uma faculdade particular.

A biblioteca permaneceu fechada ao público até agora, para conclusão da obra. Hoje, porém, o jornal A Gazeta anuncia que será reinaugurada pelo governador Binho Marques e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Segundo o governo estadual, a biblioteca é um dos maiores complexos para estudos e pesquisas sobre a sustentabilidade, com mais de 1,8 mil metros quadrados e capacidade para mais de 40 mil livros e materiais didáticos.

O prédio de três andares utiliza acabamento em madeira. Está localizado no Parque da Maternidade.

20 comentários:

Anônimo disse...

A propósito, não existe uma lei que proíbe dar o nome de pessoas vivas a prédios públicos?

Anônimo disse...

Vale Altino,

O nosso governador Binho parece que vive na sombra do ex-governador Jorge Viana. De Rio Branco a Cruzeiro do Sul, você só vê obras iniciadas pelo governador passado tendo continuidade ou sendo finalizado. Parece que o homem não tem projeto, idéias e pensamento próprio. Vida eterna ao Jorge, este sim era um governador de verdade, e não um almofadinha, que não sabe pra que veio e pra onde vai!!!!!!
O exemplo é esta biblioteca ser re-inagurada.

Ayuasqueiro cibernético

Jalul disse...

Pois é, Carlos Júnior, pois é...
Leila

Anônimo disse...

Do jeito que caminham as coisas no atrabiliário governo da florestania, ninguém perde por esperar. Na terceira inauguração da biblioteca, futuramente, como na passagem bíblica do galo que por três vezes advertiu o renegado Pedro, ainda vão mudar o nome do prédio para prestar uma mais que justa homenagem ao Dr. Honoris Causa Orleir Camelli. Quem sobreviver, verá.

Anônimo disse...

De Jorge K à Jorge V

No tempo que o Sr. Jorge Kalume era governador o metódo de inauração de escolas rurais batia nesse de bibliotecas do PT. O Martin Bruzugu, depois da inauguração passava com caminhão e uns homens, arrancavam a pequena obra do local e levavam prá outro lugar. Assim, realizavam mais uma inauguração, com direito à hino nacional e quitutes.

Anônimo disse...

Esse tipo de coisa não é fato recente, nós sempre tivemos que conviver com esse tipo de prática - inaugurar obras inacabadas - os políticos fazem isso Brasil a fora... lembro-me de uma materia do fantástico sobre uma ponte inaugurada - inacabada - para aproveitar a presença de um ministro e hj essa mesma ponte liga o nada a lugar nenhum... assim é o Brasil... sobre o Governador Binho, tanto falam que o Governo tá parado que isso q aquilo, mas eu por exemplo tenho uma representa~ção e continuo vendendo e atendendo ao Estado e ao Municipio, com toda a correria da Era JV... acho que o que falta é o povo parar de esperar tudo do Governo e arregaçar as mangas e cair dentro para abrir seu espaço... eu vendo para o poder público e para a iniciativa priva... não aguento mais esse papo de que esse governo tá parado... o governador é realmente muito mais discreto que o seu antecessor... que por duas vezes o via - ele o atessessor - passar um cagaço em dois secretarios... mas que a máquina tá a todo vapor isso tá sim... em relação as obras iniciadas pelo JV, ora... o cara não pode simplesmente parar o que fora acertado pelo Governodo do Estado em relação a convenios e recomeçar outras obras e simplesmente...assinar o nome dele...

Unknown disse...

Caro Altino;
Um pouco mais de zelo pela informação não lhe faria mal algum.
A Biblioteca da Floresta Marina Silva foi inaugurada em dezembro e não tem a menor possibilidade de ser inaugurada novamente.
Se houve erro de informação por parte do jornal A Gazeta, creio que haverá algum reparo na edição de amanhã.
O ministro da Educação, que se encontra hoje no Acre para uma extensa agenda, fará apenas uma visita à Biblioteca, onde conhecerá um pouco da linha de pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Toinho, o Edgar de Deus e a Suely no local.
No mais, só lamento a agressividade de alguns de seus leittores e acho quem se esconde atrás do anonimato não tem credibilidade para criticar.
Um abraço,
Aníbal

ALTINO MACHADO disse...

Caro Aníbal,

veja o que diz o jornalista Sílvio Martinello, dono do jornal A Gazeta, nas suas famosas Gazetinhas, após loas ao encontro dele com o assessor de imprensa do ministro da Educação:

"Em tempo ainda: o ministro Fernando Haddad inaugura também em Rio Branco a Biblioteca da Floresta ‘Marina Silva’, construída pelo ex-governador Jorge Viana, no Parque da Maternidade".

E no noticiário do jornal, trecho do que segue:

"O ministro da Educação, Fernando Haddad, chega hoje em Rio Branco, por volta das 8h, e segue direto para Cruzeiro do Sul, onde participa da inauguração da Universidade da Floresta. À tarde, ele almoça com o governador Binho Marques, visita a Biblioteca da Floresta Marina Silva, que passa a oferecer serviços à comunidade, e se reúne com representantes do governo do Estado e das 22 prefeituras, na Secretaria de Educação, para discutir as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no Estado".

É bom mesmo que o jornal repare o erro. Aqui já está reparado, pois me baseei num jornal e num jornalista cujo principal apoiador financeiro é o governo do Acre.

Um abraço

Anônimo disse...

Altino, somente uma correção: A Biblioteca não está sendo (re)inaugurada, está sendo aberta e entregue ao público.

Anônimo disse...

Altino

O Sr. Anibal, acima, entra no seu blog, afirma que vc não tem zelo com o que publica, fala mal dos seus leitores, mesmo anônimos, e fica por isso mesmo? Por muito menos que isso, dias atrás, vc fez o maior reboliço!...
Será que o Sr. Aníbal não consegue conviver com opiniões contrárias às suas, mesmo que anônimas? Não percebe que, com receio dos "encastelados no poder" a população com opinião própria teme pela caça às bruxas?
Essa biblioteca da Floresta deveria levar o povo para dentro dela e não a elite.

Anônimo disse...

Dizem que a primeira inauguraçaõ foi feita com os equipamentos emprestados da UNIORTE...êta terra de muro baixo! Agora, que biblioteca é bonita é.

Anônimo disse...

a vantagem desse novo governo é que não teremos inaugurações desse tipo. Binho é um homem sensato, ajuizado, se não mudar..

. disse...

para que serve uma biblioteca da flores ? qual a diferença dela pra bibliotecas convencionais?... pra q duas inaugurações ?... e aquela lei que proibe predios publicos com nome de pessoas vivas... so vale de Rondonia pra lá ?

Anônimo disse...

É... realmente Temos que avaliar e pesar a consciência para o social assim como as obras para fins do social e educacional.
Perguntas que ficam: Se fará realmente uso desta biblioteca ou será mais um elefante branco? Quem fará uso da estrutura? Nada contra a obra , entretando em todo o plenejamento deve-se ter claro: o que, onde, para quem e como será utilizado o que quer que seja.

Saramar disse...

O dinheiro público é usado para cada coisa!!!!! Cruz credo!

E esse nome imenso da ministra na fachada? Não é proibido por lei homenagear vivos com nomes em entidades públicas?


beijos

Anônimo disse...

Todo mundo tem q estampar a cara no jornal e cortar as fitinhas!!!nem que sejam dez ianugurações...
Fora q o nome dessa biblioteca é tão infeliz quanto a ideia da arena da floresta...o povo está se cansando dessa nomenclatura florestanica.

Anônimo disse...

Altino será que consultara a Ministra Marina Silva, talvez ela preferisse que o nome estampado ficasse como:
Seringueira Marina Silva; ou,
Professora Marina Silva, etc..

A proposito o comentario nos corredores da UFAC, é que nenhum profissional da Biblioteca fois covidado para a reinauguração. E, que NÃO TEM NENHUM BIBLIOTECÁRIO na referida bibliotéca, tal fato já foi denunciado as autoridades e nenhuma providencia foi tomada.

Anônimo disse...

Aproveito para convidar a todos e todas, declarados e anonimos, para visitar a Biblioteca, utilizar seus instrumentos e espaços de estudo e deixar sugestões para melhorar cada vez mais seu funcionamento.
Hoje mesmo já temos aqui varias pessoas, principalmente jovens, exercitando o conhecimento.
Um grupo de estagiarios e a bibliotecaria estão a disposição para atender aos visitantes.
Façam bom uso a casa e nossa.

Fátima Silva

morenocris disse...

"O poder induz a quem o exerce à perda muitas vezes do bom senso"

Caramba...em todo o país a "coisa" tá feia mesmo!

Que pena!

Abraços.

CAntonio disse...

Resumindo:

Esse governo avacalhou até a vigarice.

SDS.