quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

MANÁ NO ACRE


Banda de rock mexicana quer vir para
prestigiar a memória de Chico Mendes



A pedido do pesquisador Foster Brown, no ano passado o blog mediou o contato de Elenira Mendes, filha do líder sindical e ecologista Chico Mendes, com duas pessoas, uma no Brasil e outra na Argentina, ambas ligadas à famosa banda de rock Maná.

Na próxima semana, Elenira receberá as duas pessoas em Xapuri e em seguida viajará com elas para o México, para conversar com o pessoal da banda.

Maná compôs "Cuando los angeles lloran" (assista vídeo abaixo) em homenagem a Chico Mendes. A banda poderá fazer um show no Acre neste ano, quando completa 20 anos do assassinato do líder sindical e ecologista.



O Instituto Chico Mendes, presidido por Elenira Mendes, pretende convidar o músico Paul McCartney, que compôs "How Many People", dedicada ao seringueiro, para também participar das homenagens.

- Fiquei impressionado com a luta de Chico Mendes pela floresta amazônica. E ele foi assassinado, pela máfia local, sabe como é... Essa coisa não pode continuar se ao menos fossem muitos. Mas só alguns poucos estão dispostos a salvar o planeta. É tão absurdo. Como uma coisa dessas acontece? Então eu penso, o mínimo que eu posso fazer é mencionar em algum lugar, por isso dediquei a ele. Até porque qualquer um com um pouco de bom senso hoje em dia é ecologicamente correto. As pessoas nào querem tocar no assunto. Acham chato e tal. Mas você tem que ser. E alguém como ele, como não lamentar a perda de alguém como ele? Trabalhava sozinho, era casado... Era tão mais fácil pra ele tocar a vida e dizer: "Ah vendam isso, vendam a floresta". Voltar para casa e ficar bêbado, não sei. Mas, ao invés disso, ele ficou e lutou. Então, acho que essa foi a maior razão de termos dedicado uma faixa a ele.

Assista McCartney falando e cantando a luta de Chico Mendes em defesa da floresta.


7 comentários:

. disse...

Sinceramente acho que existem dois chico mendes, um verdadeiro e um falso, um que o Acre conhece e outro que foi criado para o mundo conhecer.

Unknown disse...

Esse sujeitinho tem um jeitão de frustrado! Rapaz, tente aparecer de outra forma. Construa alguma coisa boa, quem sabe se você prestar pra alguma coisa as pessoas vão te dar a atenção que você tanto pede.

Unknown disse...

O instituto chico mendes deveria ser chamar museu chico mendes, não vejo o instituto promover ações reais e praticas que possam se refletir em beneficio da população xapuriense ou a população que ainda vive na floresta (que é o que o Chico Mendes fazia), é fantástico ver icones pop da musica mundial escrever ou falar sobre o C.M., agora sinceramente, aparecer às custas de uma figura que vivia, pensava e agia para um movimento e nada fazer por esse movimento, é deplorável, os dirigentes do instituto chico mendes sabem elaborar um plano de manejo, entender o que é um EIA/RIMA, eu acredito que não.... poderiam pensar nisso antes de trazerem o show pirotécnico em nome do cara.
Tragam o show, façam a festa, depois todos vão para suas casas achando que fizeram muito em nome do C.M., enquanto isso na floresta a população que lá vive nunca nem ouviu sucessos como "vivir sin aire".

Unknown disse...

Hércules meu filho

Você sabe a diferença entre a Fundação Chico Mendes e o Instituto Chico Mendes?? Procure se informar primeiro antes de falar besteira. E procure se informar também sobre a missão destas instituições antes de falar mais besteira ainda. Aproveite pra saber quem preside e faz parte do Instituto e da Fundação Chico Mendes.

E por favor nos esclareça as razões da necessidade de que dirigentes de instituições do terceiro setor sejam experts em Planos de Manejo ou Eia/Rima? Não vejo onde isso tem a ver com presidir e administrar uma instituição, afinal de contas, se necessário for, mesmo que os dirigentes não entendam algum assunto, com certeza buscarão orientação em profissionais capacitados.

Já no embalo, explique aos leitores leigos, que talvez num futuro possam presidir alguma instituição e necessitem dessas informações, como se elabora um Plano de Manejo ou um Eia/Rima. (só não vale pesquisar no google hein?!)

E por final filho, nos conte as suas experiências em relação a esse assunto. Nos conte o que você está fazendo para "beneficiar a população xapuriense ou a população que ainda vive na floresta??" Ou até mesmo, o que você está fazendo para contribuir com iniciativas de instituições que trabalhem para a conservação da natureza e/ou que beneficiem comunidades que vivem na floresta? Ou só sabe criticar mesmo?!

Não foi isso que papai te ensinou hein?!

Zeus

Unknown disse...

Concordo em parte com a opinião do Hercules, só que, conheço o trabalho do Instituto chico Mendes, por isso posso falar com propriedade sobre suas ações, pretenções; O Instituto foi criado em Junho de 2006 pela filha de Chico, Elenira Mendes, ainda não tem sede própria em Xapuri, ocupa o espaço onde funciona a Fundação. Como entidade recém criada enfrenta problemas de estruturação, organização e por que não dizer financeiro, pois ainda sobrevive de pequenos projetos financiados pelo governo do estado, mas devagar vai caminhando, afinal, ninguem nasce grande não é? Planos de manejo, estudos de impacto ambiental não, definitivamente esse não é o foco do Instituto; Para realizar esses estudos, ações, confia amplamente na capacidade dos profissionais do governo do estado, que tem demostrado competência na condução de uma politica ambiental auto-sustentável; Claro que o Instituto se preocupa com a condição de vida dos seringueiros e povos da floresta, mas, creio eu, não tem ainda a competência, e nem mecanismos para auxiliar o estado nessa questão; Contudo caminha nessa direção.
A Educação Ambiental é sem dúvida onde o Instituto mais atuou nesse curto espaço de tempo; É na educação ambiental que Instituto vem fazendo a diferença, seja através de projetos, como o "Juventude, Arte e Educação Ambiental" que está sendo elaborado em parceria com uma das maiores educadoras ambientais do Brasil, Michele Sàto, que palestrou na semana Chico Mendes de 2007, ou através do fortalecimento de grupos de juventude xapuriense como o coletivo jovem de meio ambiente, e o movimento Arte na Ruína, que através da arte nos trás de volta um pouco dos ideais e da luta de Chico. Nessa luta há que se buscar aliados, aliados fortes, capazes de se fazer ouvir, por isso não sou contra o Instituto fazer um show dessa grandeza pra lembrar ao mundo que já se passaram 20 anos da morte de Chico e a Amazônia ainda continua em derradeira, O próprio Chico teve que buscar aliados de fora para se fazer ouvir no seu estado. O Instituto tem conciência do seu papel junto a comunidade de Xapuri; Devagar mas consistentemente vai trilhando um caminho paralelo ao que um dia Chico trilhou, os tempos são outros e os desafios cada dia maiores, supera-lôs é o que todos nós queremos Hercules

Saudades do Acre disse...

Hércules, Hércules. Entendes agora porque teu pai manda no Olimpo? Vês a diferença que existe entre a sabedoria de um deus e um semi-deus? Podias ter evitado este suave carão de teu pai.

Unknown disse...

Afinal o Maná vai ao Acre ou não fazer o show?