quarta-feira, 26 de março de 2008

FOI BOM NÃO TER CURSADO JORNALISMO

Eles insistiram em pedir minha opinião publicamente. Ei-la:

Vamos de mal a pior. Achei de mau gosto, intolerante, preconceituoso e eivado de erros de português, o blog Aldeia Sideral, criado por estudantes de jornalismo do Instituto de Ensino Superior do Acre.

Veja o que escreveram, por exemplo, sobre o sindicalista Chico Mendes:


"Nunca pegou numa enchada (sic), era um preguiçoso e tinha vida conjugal dupla. A amante virou esposa e ficou com o dinheiro da pensão da outra. Chico liderava somente a cachaça no seringal. Assim como Moisés no mar vermelho (sic), Chico Mendes abriu o Rio Acre e atravessou com os seringueiros escravizados para a terra que nunca foi prometida, depois caminhou sobre as águas do Igarapé São Francisco. Chico Mendes não é Deus, mesmo depois de morto continua sendo o melhor marqueteiro e vai continuar trabalhando. Antes de ser assassinado Chico fez a "última ceia", repartiu a macaxeira e o gole de cachaça e entregou a seus discípulos (Jorge, Tião, Marina, Binho, Carioca, Angelim e Lula...)"

Está no post "Teorias e condenações de universitários radicais, fúteis e loucos", onde dizem que "os textos são resultados (sic) de escultas (sic), observações, comentários de acadêmicos de todas as faculdades do Acre".

Será?

O grupo ocultou o conteúdo do blog minutos após o meu comentário, fez mudanças e restabeleceu a publicação com uma nota de esclarecimento. Ele me trata na nota como "escorpião rei", embora eu prefira usar o veneno letal das surucucus de barranco. Professores do Iesacre deveriam acompanhar esse tipo de atividade, realizada em nome da instituição de ensino. Francisco Costa, repórter da TV Acre, é o principal colaborador do Aldeia Sideral.

6 comentários:

Péricles disse...

Altino, é MAU gosto e não MAL gosto...

ALTINO MACHADO disse...

Realmente. Corrigindo...

ALTINO MACHADO disse...

Gostei, Paulo. Grato.

Sílvio Francisco Lima Margarido disse...

altino a verdade doi... de bem ou de mal

Unknown disse...

Lamentável. Entretanto, quando lemos os jornais brasileiros vemos que esses jovens, tristes jovens, preparam-se, como deveriam se preparar, para ocupar os espaços de emprego na grande imprensa brasileira. Minha afirmação é tão evidente que é perda de tempo tentar demonstrá-la. O mais recente exemplo está nos jornais desses últimos três dias que divulgam uma declaração de FHC, segundo a qual, o ex-presidente autorizara a abertura da contabilidade dos seus gastos, quando presidente da república. Nenhum dos jornais levanta a possibilidade de que a declaração de FHC é mera retórica. Ele, atualmente, é ex-presidente. Pura e simplesmente isso, portanto, não lhe cabe andar dando ordens a respeito das contas da presidência da República dos Estados Unidos do Brasil. Os gastos protegidos são gastos do presidente e a proteção é estabelecida por lei como poderia, então, o ex-presidente “mandar” abri-las?

Os jornais, entretanto, usam a declaração para atacar o presidente Luis Inácio a mandar abrir as atuais contas da presidência. A manipulação é puramente política.

Outro fato muito evidente é a tentativa dos tucanos de intimar a ministra da Casa Civil a depor numa CPI. Qual a finalidade de tal convocação? Simplesmente tentar constranger uma possível candidata à presidência. Já começa o mesmo tipo de artimanha que destruiu a carreira política de Orestes Quércia, Ibsen Pinheiro, Roseana Sarney, no momento em que esses políticos eram os mais prováveis candidatos à presidência. Todas as manobras contra políticos em posição de concorrer à presidência contaram com o papel central da imprensa. Cenas de montes de pacotes de notas de reais, como no caso de Roseana encheram as telas das tvs do Brasil; páginas e mais páginas mostravam fac-símiles de cheque que teria saído do bolso dos anões do orçamento para o de Ibsen.

Nestes dois período de governo já fizeram outras vítimas de possíveis sucessores de Lula, entre os quais, José Dirceu, Pallocci, agora, é a vez da ministra Dilma.

Essa é a grande imprensa exercendo seu papel na defesa de posições de classe. Assim agem esses jovens: preparam-se para por suas canetas a serviço de suas posições de classe. Nós acreanos não escapamos desse processo de cooptação de todo e qualquer segmento da sociedade para funcionarem como defensores das posições dominantes. Isso mesmo quando esses jovens saem dos lares pobres lá da Bela Vista ou do Taquari ou do Aeroporto ou de algum outro bairro de algumas das nossas cidades do interior.

Esses não lembram que muitos desses bairros surgiram no rastro dos movimentos dos trabalhadores rurais onde lideranças como Wilson Pinheiro e depois Chico Mendes e outros ainda na labuta das lutas sociais. O barraco, onde muitos moram nas áreas urbana e algum pedaço de terra, onde podem ainda plantar uma roça, resultou da luta pela terra. Estudando numa escola paga, agora, muitos se sentem distantes das lideranças populares e no direito de praticar a agressão sem sentido e sem qualidade como a do blog denunciado pelo Altino.

O assassinato que agora pretendem perpetrar é contra a História que buscam desfigurar como meio para assassinar também a memória que se eternizou elevando Wilson Pinheiro e Chico Mendes a condição de heróis do povo acreano.

Chico Mendes é, hoje, um Herói para o mundo inteiro porque sua morte se deu no momento que ele integrava um dos movimentos mais amplos da humanidade – a luta ambiental. Terão que conviver com isso.

Ozeias Rocha disse...

A princípio o título da matéria me chamou a atenção. Mas após ler o conteúdo eu gostaria de fazer uma sugestão: FOI BOM NÃO TER CURSADO JORNALISMO NO IESACRE.
No mais, concordo com você. E o pior é que cada vez mais profilera no Acre esses cursos em universidades públicas sem o mínimo de qualidade, sendo o único objetivo dessas instiuições o retorno financeiro.