quarta-feira, 9 de abril de 2008

GOOGLE REGISTRA FUGA DE ISOLADOS

"Começo do fim na Amazônia Peruana"


Relato do sertanista José Carlos dos Reis Meirelles, que expõe o envolvimento de índios da Amazônia Peruana com a exploração madeireira, será publicado mais tarde neste blog. Meirelles é o chefe da Frente de Proteção Etno-Ambiental do Rio Envira, mantida pela Funai na fronteira do Brasil com o Peru.

Naquela região estão as cabeceiras de grandes tributários do Amazonas, como os rios Juruá e Purus, em terras firmes que eram reservas intocadas até bem pouco tempo.

- Para que os europeus ou japoneses tenham seus móveis de madeira nobre e para que os norte-americanos enterrem seus mortos em caixões de mogno, uma das regiões mais lindas e de maior biodiversidade da Amazônia se tornou violenta. Índios matam índios e a paz é uma lembrança distante - afirma o sertanista após visita ao território peruano.

Segundo Meirelles, as cabeceiras do Juruá, Purus e Envira, além de abrigar várias comunidades indígenas conhecidas, abrigam, ou melhor, abrigavam vários povos indígenas isolados. Em defesa de seu território, os isolados atacam os invasores e estão sendo sistematicamente mortos pelos madeireiros, que também são índios contatados e bem armados pelas madeireiras.

Os povos isolados da região peruana estão migrando para o território brasileiro, que, na fronteira com o Peru, é uma faixa contínua de áreas preservadas, a maioria terras indígenas. E do lado de cá, além dos índios contatados e dos moradores de reservas extrativistas, existem os índios isolados.

- Os migrantes vão encontrar do lado de cá os mesmos personagens que mataram seus parentes de onde vieram. Por não saber distinguí-los, vão atacá-los e vão sofrer retaliações. Índios vão matar índios - alerta Meirelles.

A imagem que ilustra esta nota (clique nela) foi obtida no Google Earth. Mostra roçado e maloca construída recentemente por um povo isolado que migrou há pouco tempo do Peru para o Brasil. Há um ano e meio a maloca não existia, o que é, na avaliação do sertanista, uma prova da migração forçada dos isolados.

4 comentários:

. disse...

Alem de nos termos que sustentar os desocupados brasileiros vamos ter que meter o bebelho nos desocupados Peruanos?

Anônimo disse...

Sustentar desocupados? Deves estar te referindo ao Congresso Nacional não é mesmo caro leandrius? Tenha mais respeito com os povos indígenas.

Cláudio

. disse...

Se voce tem respeito por vabagundos e um direito seu, mas nao venha me impor respeito a quem nao merece

Anônimo disse...

Impor respeito? Tens idéia do que a palavra respeito significa?

Cláudio