terça-feira, 15 de julho de 2008

AYAHUASCA NO PERU

País declara a bebida como patrimônio cultural

O governo do Peru declarou como patrimônio cultural da nação os conhecimentos tradicionais e usos da ayahuasca praticados por comunidades indígenas em sua floresta amazônica. A ayahuasca é mais conhecida no Brasil como Santo Daime. A decisão do governo peruano, assinada pelo diretor do Instituto Nacional de Cultura, Javier Ugaz Villacorta, foi publicada na edição de sábado de El Peruano, o diário oficial do país.

Na declaração de reconhecimento, o governo peruano afirma que a ayahuasca tem qualidades psicotrópicas, isto é, que atuam sobre o psiquismo, a atividade mental, o comportamento, a percepção, sendo conhecida no mundo todo como uma planta indígena que transmite sabedoria para os iniciados sobre os próprios fundamentos do mundo.

Também afirma que os efeitos produzidos pelo seu consumo é equivalente à entrada nos segredos do mundo espiritual. Segundo o Instituto Nacional de Cultura, o ritual da ayahuasca está se estabelecendo como o centro da medicina tradicional e é um dos pilares da identidade dos povos amazônicos, sendo o seu uso necessário e indispensável para todos os membros da sociedade amazônica peruana.

A ayahauasca é uma bebida obtida a partir do cozimento do cipó jagube (Banisteriopis caapi) com a folha chacrona (Psichotria viridis). Segundo o governo peruano, a ayahuasca conta com extraordinária história cultural em virtude de suas qualidades psicotrópicas.

Virtudes terapêuticas

O Instituto Nacional de Cultura assinala que o uso e resultados obtidos com ayahuasca são necessários para todos os membros das sociedades amazônicas em algum momento de suas vidas e indispensáveis para que assumam o papel de portadores privilegiados, seja através de comunicações com o mundo espiritual ou para os que se expressam plasticamente.

O governo peruano afirma que os efeitos que a ayahuasca produz têm sido amplamente estudados por causa de sua complexidade e são diferentes dos que usualmente produzem os alucinógenos.

- Parte dessa diferença consiste no ritual que acompanha seu consumo, que conduz a diversos efeitos, porém sempre dentro de uma margem culturalmente delimitada e com propósitos religiosos, terapêuticos e de afirmação cultural - afirma Javier Villacorta.

No entendimento do governo peruano, a prática de sessões rituais de ayahuasca constitui um dos pilares da identidade dos povos amazônicos e seu uso ancestral nos rituais tradicionais, garantindo continuidade cultural, está vinculado às virtudes terapêuticas.

- Busca-se proteção do uso tradicional e do caráter sagrado do ritual de ayahuasca, diferenciando-o de usos ocidentais descontextualizados, consumistas e com propósitos comerciais - assinala a declaração do Instituto Nacional de Cultura.

Reconhecimento no Brasil

O governo também analisa, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), um processo de reconhecimento do uso da ayahuasca em rituais religiosos como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

No final de abril, no Centro de Iluminação Cirstã Luz Universal - Alto Santo, fundado pelo mestre Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco (AC), O ministro Gilberto Gil, da Cultura, recebeu documento com pedido de representantes dos centros que integram os três troncos fundadores das doutrinas ayahuasqueiras.

A solitação mereceu o endosso do governador do Acre, Binho Marques (PT), do deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), presidente da Assembléia Legislativa, e da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), articuladora do projeto de reconhecimento do uso ritual da ayahuasca.

Segundo o governador, “é muito fácil construir prédios, mas é muito difícil construir uma fortaleza cultural como esta”.

- É a nossa reserva moral, a nossa fonte de sabedoria. Eu mesmo, em momentos de descrença, de não ter mais esperança no futuro, foi aqui que encontrei sabedoria e iluminação e muita crença no futuro. Perenizar essa sabedoria, essa cultura e essa iluminação é importante para o Acre. O Acre agradece. Mas eu tenho certeza que o Brasil vai agradecer, não só o Acre - afirmou Binho Marques.

No dia 21, o programa SBT Realidade apresentará ao país os três troncos fundadores das doutrinas ayahuasqueiras (Alto Santo, Barquinha e União do Vegetal), que solicitaram ao Iphan o reconhecimento do uso da ayahuasca em rituais religiosos como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Blog da Amazônia.

4 comentários:

Sanderson Silva de Moura disse...

A Natureza nos ofereceu o que tem de melhor para a nossa reforma íntima, para nossa evolução espiritual, para nossa purificação crística.

Disse muito bem o governador Binho Marques, ao se referir a Ayahuasca: "reserva moral, fonte de sabedoria".

Aos poucos, a ignorância cede lugar à verdade, e a ciência do bem viver, já não busca apenas no Oriente espiritual, seus fundamentos e princípios.

Disse certa feita um mestre hindu: "A luz que aqui brilhava, hoje reluz na Amazônia".

Diana Ulrich disse...

Olá Altino, gostaria de ver a matéria do sbt realidade. Qdo vc souber de um link me passa? Admiro muito o seu trabalho, pois tenho um fã seu aqui em casa. O José Murilo.
Tudo de bom!
Cíntia.

ALTINO MACHADO disse...

Diana querida,

andei olhando no site do SBT Realidade e nada. Não gostei muito do programa. De zero a 10, 5. Bem, Murilo é uma grande figura, a quem agradeço sempre pela força que dá. Um abração para vocês.

Unknown disse...

Quem já foi aliciado por panfletistas na chegada do aeroporto em Iquitos prometendo experiências alucinógenos com "mestres" na floresta entende que há potencial para abuso no turismo do cipó. Cabe um apoio do governo peruano às lutas dos povos indígenas para garantir a legalização das suas terras e recursos naturais, e a liberdade de praticar a sua religião natural.