segunda-feira, 7 de julho de 2008

SINDICATO QUER PLEBISCITO NO ACRE

Nota da diretoria do SIMDECAF (Sindicato dos Trabalhadores em Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Extensão Rural, Armazenamento Geral e Entrepostos, Desenvolvimento Cultural, Industrial, Rodoviário, do Bem Estar Social e Apoio à Pequena e Média Empresa do Estado do Acre):

"O senador Tião Viana (PT-AC) é um homem que tem o Estado do Acre e o Povo Acreano como uma causa. Sabemos da sublimidade dos seus propósitos em propor a alteração horária no Acre, adiantando-se em uma hora nossos relógios. Porém, de forma sincera e amiga, temos que divergir da referida iniciativa por diversas razões.

Primeiro não se deve procurar mudar os hábitos de um povo por Decreto, por Lei ou qualquer outro instrumento normativo. Mudar costumes, hábitos, de uma comunidade, de um Povo, é algo muito sensível, muito delicado, que requer muitos cuidados, diplomacia, habilidade e ação política inteligente para uma construção coletiva e compartilhada. Esses ensinamentos são seculares.

Milhares de crianças, professoras, professores e demais trabalhadores em educação, nos nossos 22 municípios, acordavam para ir às escolas, ao clarear do dia, uma hora a mais. Agora, acordam no escuro da madrugada, gerando um enorme desconforto e insatisfações desnecessárias. Milhares de pessoas no Acre não comungam com a idéia de, em nome da economia, sacrificar as pessoas. A economia tem que estar para as pessoas, não as pessoas estarem para a economia.

Trabalhadores dos mais diversos segmentos, da iniciativa pública e da iniciativa privada, acordavam para ir ao trabalho, ao clarear do dia. Agora, acordam na companhia da escuridão da madrugada. Os avanços na área energética foram para gerar conforto e prazer para as pessoas. Não se pode sacrificar isso em nome da economia de energia.

Centenas de mulheres, empregadas domésticas, que de segunda à sábado, deixam seus lares, seus filhos para se dedicarem a filhos e a lares alheios, com esse novo horário, passaram a ter um sacrifício adicional. Antes de sair de casa, elas têm que deixar a comida de seus filhos pronta e alguns afazeres encaminhados. No Acre, elas costumavam acordar às 5h30. Agora, com o novo horário, há um sacrifício desumano em seus ritmos biológicos. Nada justifica sacrificar as pessoas por conta de se ganhar uma hora a mais para se realizar negócios bancários. Até porque a cidadania nunca poderá estar à disposição de interesses bancários.

Devemos incorporar em nossos sentimentos políticos, em nossa cultura política, o método, o procedimento de consultar as pessoas, os que serão afetados, os destinatários das mudanças. Um instituto apropriado para esse tipo de consulta poderia ser um plebiscito popular, como foi no caso da campanha pelo desarmamento.

Como estamos em processo de construção dos valores democráticos no Brasil, pensamos que devemos aproveitar todas as oportunidades que surgem para promovermos atividades que fortaleçam o exercício da Cidadania Política, um dos fundamentos da nossa Constituição Federal. Estamos convictos de que assim teremos sempre o nosso destino em nossas próprias mãos e construiremos a cada dia um País mais consciente e maduro politicamente.

Um político sempre deve procurar ser um pólo catalisador de sonhos, vontades e sentimentos do Povo Acreano. Dar vazão para as vontades, cultivar os legítimos sentimentos e reanimar sonhos e esperanças nos corações das pessoas. Fazer da consulta, da sondagem, um instrumento da pesquisa política.

Há uma história real que ocorreu com um escultor no nordeste. Em toda escultura humana do artista, o personagem tinha um pezão. Então, os curiosos passaram a fazer todo tipo de comentários, os mais diversos possíveis, sobre a razão das esculturas humanas do artista ter o pezão. Porém, ninguém, nunca tinha lhe perguntado qual a razão para aquilo. Certo dia, alguém o perguntou e ele, de forma simples, respondeu: “É porque fica mais fácil para segurar o corpo da obra (da escultura)”, Ou seja, o quão é importante, é fundamental, perguntar, consultar...

Para não dizer que não falamos das “flores”, ou seja, que não oferecemos alternativas para o desconforto gerado, sugerimos que os legisladores do Estado do Acre, para fins de restabelecimento da situação horária anterior, instituam a ampliação em uma hora dos horários de expediente oficial. As aulas escolares, que começavam às 7 horas, passem a iniciar-se às 8 horas. Nas instituições do Estado e dos Municípios, os expedientes que começavam às 7 horas, passem a começar às 8 horas, e os que iniciavam às 8 horas que assim permaneçam. E que se faça gestão junto à iniciativa privada para que assim procedam.

Saudações ao Povo Acreano.

A Diretoria do SIMDECAF"

3 comentários:

Aflora disse...

Plebiscito já! Vamos logo colocar mesinhas em lugares estratégicos e começar a coletar assinaturas para apoiar a proposta. Começar o expediente mais tarde é paliativo, pois o sol não vai nascer mais tarde, ele é soberano.

Evandro Ferreira disse...

É isso mesmo Mariana. Estou à disposição do SIMDECAF. Me voluntario para trabalhar nas manhãs de sábado!
Evandro

GERA disse...

O HORÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACRE EH NECESSÁRIO, SÓ ESQUECERAM DE NORMATIZAR O HORÁRIO DE 7:00HORAS PARA ÀS 8:00 HORAS, TANTO PARA COMEÇO DOS TRABALHO COMO PARA INICIO DAS AULAS.