domingo, 26 de outubro de 2008

"ALTO DE DATA"

Freqüentemente sou requisitado por estudantes de jornalismo, do Acre ou não, para entrevistas sobre minha experiência profissional, especialmente em decorrência dos anos como blogueiro.

Jamais criei qualquer dificuldade para, na medida de minha limitada capacidade, ajudá-los e elaborar seus trabalhos acadêmicos.


O questionário da entrevista a seguir chamou minha atenção. Trata-se de um jornalista profissional que decidiu ingressar numa faculdade de comunicação no Acre. Já ostenta canudo e agora prepara a monografia de pós-graduação sobre "A influência dos blogs na mídia acreana".


Ei-la:

Nome completo: José Altino da Cruz Machado

Idade: 45


Formação: (é alto de data?)

Desconheço o que seja "alto de data". Sou autodidata.

Profissão: jornalista profissional


Desde quando: há mais de 25 anos


Período de criação do blog: período de criação ou data de criação do blog? O blog foi criado em 2004.


1) Como surgiu a idéia de criar um blog que retrata em fotos o dia-a-dia da imprensa?
Meu blog não retrata em fotos o cotidiano da imprensa. O foco dele é mais amplo.

2) Quais as principais dificuldades para mante-lo atualizado?
Não enfrento nenhuma dificuldade para mantê-lo atualizado.

3) Se alguém já se sentiu constrangido pelas exposições ou flagrantes postados?
Sim, as pessoas sempre se sentem constrangidas quando são contrariadas publicamente.

4) Como é que vc mede a questão dos acessos?
O blog tem um contador cujas estatísticas são abertas a qualquer usuário. Esse tipo de transparência não é comum nos veículos tradicionais de comunicação.

5) O que vc acha dessa ferramenta chamada blog?
Acho poderosa por ser livre, disponível a qualquer pessoa que queira ler ou também criar um blog, seja ela jornalista ou não.

6) Como vc acha que conseguiu conquistar o status de o blog mais acessado no Acre?
Ao realizar um trabalho independente e honesto, sem me permitir ser manipulado pela política.

7) Alguns de seus furos já causou revolta ou ameaça por parte de algum personagem?
Personagem? Não escrevo ficção. As obras de ficção é que possuem personagens. O meu trabalho tem como foco a vida real.

8) Como um jornalista experiente, o que vc pensa dessa geração de repórteres "acadêmicos" lançada atualmente no mercado?
Há espaço para todos. Aqueles que tiverem talento vão se firmar, independente de possuírem ou não um diploma de jornalista. As empresas não exigem diploma e cada vez mais deixarão de exigir registro profissional.

9) Qual a influência que os blogs exercem sobre as demais mídias?
É uma influência quase absoluta. O meu modesto blog, por exemplo, muitas vezes já pautou a imprensa local, nacional e internacional.

28 comentários:

morenocris disse...

Minha amiga Patrícia, estudante de jornalismo, quer fazer uma entrevista com você também. Isso é muito bom. Os blogs estão fortalecidos. Não há dúvida. Acho que o entrevistador, de agora, quis dizer 'personagem' para as pessoas que participam no texto. Estão no texto. Fazem parte do texto. Vale aqui uma crítica? Acho que você deveria sair mais do blog. Visitar os blogueiros. Dá uma contribuição também. Criticar, concordar, sugerir, dá um alô, parabenizar...enfim, ser mais participativo na blogosfera. Outra coisa, colocar mais você em seu blog. Por exemplo, como foi o seu dia? Ou o que pensa sobre o catolicismo hoje em dia? A República?... Comprar briga dentro do sistema. Eu sei que você tem muita coisa para falar. Tem inteligência, sabedoria, conhecimento e muita, mas muita ousadia...então? Podes pelo menos pensar, em minhas observações? Faz tempo que não vejo música em seu blog, assim como poesias. Solte-se Altino, por favor. Venha viver um pouco também. Venha se divertir. Brinde-nos com a sua presença. Suas opiniões. Sua sensibilidade. Pôxa, às vezes sinto que sou demais. Eu sei. Sou chata. Mas, quero o teu bem. Só isso.

Beijos.
Bom domingo.

Ah, se quiser me mandar pra longe, depois dessa, não faça cerimônia. Acho até que mereço.

. disse...

Altino voce é cruel, o questionário estava escrito com "vc" ou isso foi abreviaçao sua?... Voce esta digno de sentar naquela mesa do programa CQG, Marcelo Tas do Acre

Anônimo disse...

é CQC meu amigo, o G, deixa pra usar em abreviações de gado e gordura que vc gosta bastante.

Acreucho disse...

Sinceramente, se eu fosse entrevistar o Altino, teria perguntas muito mais interessantes pra fazer.
"Alto de data"? Essa "quebrou dentro". Ainda mais vindo de um universitário em final de estudo.

Anônimo disse...

Modesto!!!!!!!

. disse...

Querido anomino, digitei errado, perdoe-me, ser superior

. disse...

Altino, a sua enquete esta legal, porem, sugiro mais nomes, a FPA nao se resume em apenas esses quatros, tem o Cesar Messias, tem o Edvaldo e porque nao podem ser candidato o secretario Gilberto Siqueira ou mesmo o prefeito Angelim? Sei que voce nao é nenhum cardeal da FPA, na minha modesta opiniao esses nomes sao tao ou mais qualificados como os outros quatros

Altemar disse...

Autino,
particulamente hoje, 26/10/2008, tenho 1,85 metros, portanto me concidero incerido no com texto.

Anônimo disse...

Saibam que os mais notados jornalistas do Acre não têm curso superior. Os que aportaram no estado com "canudo" foram superados pelos que se dedicaram e venceram sozinhos. Dom é dom. Ponto.

Anônimo disse...

hahahaha os erros de ortografia no comenta'rio do nosso colega Altemar só podem ser de propósito... não é possível.

Anônimo disse...

Acho que quem trabalha com comunicação tem o dever de escrever de acordo com as regras gramaticais, pois afinal, como se atingirá o objetivo de comunicar escrevendo o que não será entendido?
Erros grotescos como o relatado nesse "post" são recorrentes na imprensa acreana, seja nos periódicos, seja nos blogs.
Errar é humano, mas um jornalista que está prepando sua monografia de pós-graduação deveria se esforçar um pouco mais no seu ofício, já que a solução para tais equívocos passa por uma simples consulta ao DICIONÁRIO.

walmir.AC.lopes disse...

Altino, apesar de tudo, o rapaz tem chances de ser absorvido pelo mercado, até como revisor. Pesquisando no seu blog, a gente descobre que por aí tem coisa pior, embora haja exceções que honram a profissão, como você e o Élson Martins, por exemplo.
Cá entre nós, acho que você precisa urgentemente entrar pra uma universidade de jornalismo, como alguns “sugerem”. Com uma ressalva apenas: entrar como docente! O Acre ta precisando.

Unknown disse...

Afinal de contas eu pergunto para os sabichões: depois do A vem o que?

Unknown disse...

Pura falta de leitura, ou se lê muito, pura falta de atenção. Isso é o reflexo da educação (a pública) que temos à disposição em nosso País. Mas cá para nós, ô linguazinha servergonha de se aprender é essa lingua portuguesa, claro que não é desculpa, para erros grosseiros.
Sobre o questionário, vou com um desses anônimos, se fosse para entrevistar o Altino as perguntas seriam outras, mais fundamentadas, mais complexas, esse questionário tá muito feijão-com-arroz.
Figuras polêmicas têm que ter tratamento polêmico.

Acreucho disse...

Concordo com o "anonimo" das 11:37.

Luiz Matos disse...

Pior que isso, só o Jornal O Rio Branco de quinta-feira (23/10) que publicou o horoscopo de alguns signos desta maneira:

"A quarta-feira tende a mexer com seu ego .."

Anônimo disse...

Pior que um erro na escrita é a falta de caráter.

Anônimo disse...

O ALTINO TÁ MUITO BONZINHO. GERALMENTE ELE MOSTRARIA O NOME, RG E CPF, MAS AGORA ELE "PEGOU LEVE"...ESTRANHO, MUITO ESTRANHO...

Anônimo disse...

Quanto vc ganhou Altino pra não publicar o nome desse pobre ser?? Sem a gente saber quem é não tem graça...ta cheio de gente burra por aqui...

Anônimo disse...

Altino Não perdoa, mata.
Nem eu que estou mais pra Lula que pra Fernando Henrique dou uma mancada dessas.

Janu Schwab disse...

=) ahaha!tive medo do é auto de data! custei a entender.

Anônimo disse...

Se vc nao for contar quem é o santo nao diga o milagre!!!

Anônimo disse...

O povo curioso fez muito bem Altino em não revelar o nome do dito ou dita cujo.
Porem você deveria de dito para ela (ele) que jornalismo de verdade se faz na pratica indo pra rua pra campo enfrentando qualquer obstáculo que apareça, não em um banco de escola ou faculdade. E com isso não estou querendo disse que a faculdade não e importante o diploma e muito interessante.

Anônimo disse...

Caro companheiro que gosta de corrigir todo...

Na pergunta nº8 vc responde dessa forma:
As empresas não exigem diploma e cada vez mais deixarão de exigir registro ""profisional""

Pelo o que sei se escreve profiSSional e não profisional.

=D

ALTINO MACHADO disse...

Genial. Vou acrescentar o "S".

Anônimo disse...

Altino,

Acesso diariamente seu blog, gosto dos seus textos, discordo de alguns, coisa muito normal já que não podemos agradar a todo o tempo todo. Mas, venho agora reprovar por completo a sua atitude desnecessária com o aluno que o enviou o questionário.
Acho que você poderia sim ter tido um atitude superior de mandar a ele um e-mail o aconselhando a ler mais, a ter mais empenho em aprender corretamente a língua portuguesa já que é um estudante de jornalismo.
Mas ao invés disso você parece ter um necessidade exacerbada de diminuir as pessoas. Sua arrogância ta deixando de ser, até engraçada, pra se tornar insuportável.
Colabore! Tenho certeza que você não quer ser lembrado como um jornalista autodidata, arrogante e mal educado.

ALTINO MACHADO disse...

Daniele, é fácil você deixar de se sentr tão incomodada com o que escrevo: páre de ler o blog. Ele é meu e faço dele o que bem entender. E saiba que não necessito ser lembrado como nada. Mas se prefere lembrar de mim como jornalista audidata, arrogante e mal educado, que assim seja para todo o sempre. Passar bem.

Anônimo disse...

Altino adoro seu blog, sempre muito informativo. Mais concordo com alguns leitores daqui quando falam que hoje no nosso Estado todo mundo quer ser jornalista, apresentador e colunista social.
Podemos ver hoje muitas pessoas assinando colunas como A Helcinkia do noticias da hora, GiGi no ac24h entre outros. Com isso as pessoas acabam achando que se qualquer um pode ser, porque não ele? O que você acha a respeito?