quarta-feira, 8 de outubro de 2008

RESERVA CHICO MENDES TEM 10 MIL BOIS

Ibama promete expulsar ocupantes ilegais da Reserva Extrativista de quase 1 milhão de hectares, onde mais de 45 mil hectares de floresta já foram derrubados e transformados em pasto por ex-seringueiros


Até março do próximo ano, caso ainda esteja ocupando o cargo de ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc poderá desembarcar no Acre do “governo da floresta”, terra de Chico Mendes e da ex-ministra Marina Silva, para fazer a pirotecnia habitual e ensinar aos ambientalistas acreanos como deve funcionar corretamente a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, de 976 mil hectares, nos municípios de Xapuri, Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil.

- Nós estamos realizando levantamento minucioso para identificar as situações legais, irregulares e ilegais. Quem estiver irregular, veremos de que maneira poderemos regularizar, mas com o compromisso do ocupante de fazer a recuperação do passivo ambiental. Já foram identificadas 200 ocupações ilegais e contra elas serão abertos procedimentos administrativos e penais. Quem está em situação ilegal será expulso até março, sem direito a indenização - afirma com exclusividade ao Blog da Amazônia Sebastião Santos da Silva, destacado há três meses pela gerência do Ibama no Acre para o cargo de gestor da Resex Chico Mendes.

A reserva extrativista foi criada para prestar o serviço de proteger os recursos naturais como meio de vida e durante algum tempo foi usada como símbolo da luta do movimento ambientalista liderado no Acre por Chico Mendes em defesa das florestas da Amazônia. Após 18 anos de criação, a reserva se transformou em cenário de ilegalidades estimuladas por seu próprio plano de uso.

Leia mais no Blog da Amazônia.

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse é o Tião, irmão do Natal e filhos da tia Dita.

Anônimo disse...

os seringueiros também gostam de comer carne bovina! Gostar de carne não é privilégio dos ambientalistas nem dos jornalistas. As pequenas criações servem para alimentar aquelas pessoas que moram no mato, com carne e leite bovinos, pois lá não tem supermercado, mercearia nem açougue. Isso é muito diferente de desmatar para explorar e vender madeira, o que, em muitos casos, é feito com autorização do Ibama e do Imac.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

Altino, essa questao ambiental é importante e interessante, mas voltando ao assunto eleiçoes, estava olhando que dos 14 apenas 6 vereadores tem nivel superior, sendo que tem 2 entre os restantes que ainda nao completaram uma faculdade, destes 6, 5 sao novatos, espero que isso seja um bom indicativo, de menos politicagem e mais trabalho em prol do municipio e dos municipes, parabens aos eleitos e boa sorte e bom trabalho