segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

OK! TÁ ERRADO



Muito cuidado com o comercial da loja Ok! Magazine, de Rio Branco, assinado pela agência Urb Comunicação. Ainda está no ar nas emissoras de TV. Após a boa-vinda ao ano novo, ele anuncia que a Terra dará 365 voltas em torno do Sol em 2009. Caso isso aconteça, creio, além de envelhecermos demais, ficaremos todos loucos.

Leio no site da Universidade de São Paulo a seguinte explicação:


"A duração exata do ano é 365,242199 dias. Esse não é um número inteiro de dias, ou seja, o ano dura: 365 dias + 5 horas + 48 minutos + 47 segundos, que é o tempo para que a Terra de uma volta completa ao redor do Sol.

Por causa da falta de precisão nas observações os antigos arredondavam para 365 dias + 6 horas. Porém, se somarmos seis horas a cada ano, em quatro anos as estações ficam defasadas um dia. Por isso existe o ano bissexto, ou seja, a cada quatro anos o ano tem 366 dias para que as estações não fiquem defasadas com o passar do tempo.

Se não houvesse o ano bissexto, em 360 anos o inverno estaria começando no outono, ou seja, o início de todas as estações estariam atrasadas 90 dias. Em 720 anos, o verão estaria começando no inverno.

A sugestão de inserir um dia a mais a cada quatro anos foi feita pelo astrônomo Sosígenes de Alexandria ao imperador Júlio César no ano 46 a.C. e por isso esse calendário passou a ser chamado de "Calendário Juliano" em homenagem ao imperador."

16 comentários:

Anônimo disse...

Ta faltando assunto, só pode um cara como vc postando essa merda! só por causa de 5 horas + 48 minutos + 47 segundos...

Êidina Queiroz disse...

Prezado Altino, toda critica ha de ser construtiva, pois, serve para que quem errou, ou quem esta cometendo o erro, tenha a oportunidade de conserta-lo, tenha, tambem, a dignidade de ver seu erro e corrigi-lo. O que decepciona é quem nao tem o que comentar, mesmo assim insistir... Espaços abertos tem esses problemas.Ha alguns dias, eu li mais de 60 comentarios, uns contra outros a favor do Deputado, mas enfim, numa demonstração de democracia. Enfim, Altino Machado tambem é cultura, com certeza a maioria das pessoas nao sabem sobre os movimentos de rotação e translação da terra. Continue informando, afinal o seu blog é democratico e eclético. Abraço fraterno.

Cartunista Braga disse...

Pérolas da nossa publicidade. Lembra daquela em que o locutor dizia: "A primeira maternidade de Acre com atendimento exclusivo para mulheres"

ALTINO MACHADO disse...

Ou então aquele do hotel: o único com elevador no Acre.

Anônimo disse...

Meu Deus, o anônimo aí de cima quiz ser tão esperto, mas não visualizou o óbvio. O que está em questão não são as horas e minutas que excedem os 365 dias, mas sim o fato da terra levar (arredondamente) 365 dias para dar UMA volta em torno do SOL. E no caso do comercial eles afirmam que em 2009 serão 365 voltas em torno do sol, ou seja, a cada dia, terá passado um ano. Vamos voltar para a carteira escolar e estudar um pouco mais de geografia, caro anônimo...hehehehehe... essa foi ótima, o cara dando um de espertão e se ferrando!!! hihihihi

DaviAcre disse...

Pareced que não entenderam o que o Altino postou. Pessoal, durante 1 ano o sol dá 1 volta em torno da terra. Se ele desse 365 voltas em torno da terra seria equivalente a 365 anos. A informação sobre o porquê do ano bissexto é só algo adicional que ele colocou. Aprendam a ter mais atenção e um pouco mais de geografia também, já que teve gente pensando que o que estava errado eram as 6 horas a mais. hahaha

DaviAcre disse...

O pessoal tá precisando ter mais Atenção ao ler e também mais estudos de geografia. O que está errado na propaganda é dizer que a terra dá 365 voltas ao redor do sol durante 1 ano e não o assunto do ano bissexto que o Altino colocou como uma informação adicional. Quando o sol dá 365 voltas em torno da Terra, passam-se 365 anos e não 1 ano.

A impressão que tenho, vendo comentários de pessoas como esse anônimo, é de que todos nós acreanos somos mal-humorados, basta verem os comentários nos outros sites de notícias que estão cheio de gente que adora partir pra baixaria.

Anônimo disse...

Altino, a coisa é mais grave do que imaginamos.
Ñão é questão de dias, horas ou minutos a mais.
Na verdade não teremos uma, como afirma o locutor, mas 365 primaveras durante 2009, pois a terra dará 365 voltas em torno do Sol e não de sí mesma. Até que não seria de todo mau, se em consequência disso não tivéssemos também outro tanto de verões e invernos.

Walmir

Anônimo disse...

Meu Deus, quem foi que disse aí que o sol gira em torno da terra? Voltamos para o heliocentrismo, foi? que dia é hoje? 6 de janeiro de 2009 ou voltamos no tempo. Já sei, é que universo está mesmo mais acelerado e o publicitário está antecipando as previsões da Nasa... kakakakaka...

Anônimo disse...

Meu Deus, quem foi que disse aí que o sol gira em torno da terra? Voltamos para o heliocentrismo, foi? que dia é hoje? 6 de janeiro de 2009 ou voltamos no tempo. Já sei, é que universo está mesmo mais acelerado e o publicitário está antecipando as previsões da Nasa... kakakakaka...

Antonio Alves disse...

Altino, e se a OK estiver certa? Sabe-se lá... pode ter sido aprovada, do dia para a noite, numa sessão às vésperas do recesso, uma mudança no fuso celestial.

Antonio Alves disse...

Altino, e se a OK estiver certa? Sabe-se lá... Pode tar sido aprovada, do dia para a noite, numa sessão às vésperas do recesso, uma mudança no fuso celestial.

Anônimo disse...

Caramba é muita falta do que fazer!!!! Cara vão tentar fazer realmente alguma coisa!!!!
Por exemplo porque ninguem reclama do preço que pagamos pela energia eletrica, vão...

Anônimo disse...

Eu tive que ir ali 5 minutinhos cortar os pulsos! uhuhuhu

Dei aquela leve copiada no meu blog porque rir ainda é o melhor remedio!!
Feliz 2009 !!!

Eduardo Hadad disse...

Eu só seu que se eu conseguir terminar o ano de 2009 estarei com 400 anos de idade......

Eduardo Hadad

Admin disse...

Hmmm o link não funciona... parece que não gostaram do feedback e cancelaram a campanha publicitária… Talvez coloquem um anúncio no espaço, já reservado (percebam), do site do Planeta Acre
http://www.planetaacre.com/