quinta-feira, 5 de março de 2009

UM AÇAÍ DIFERENTE


Visto assim, parece buriti ou até ayahuasca, mas trata-se de vinho de açaí branco, cujo nome científico é Euterpe oleracea. Tenho dois legítimos pés dessa variedade de açaí-de-touceira, que produzem frutos maduros de cor meio esverdeada. Minha mãe colheu dois cachos, deixou os caroços em repouso, na água morna, e retirou a polpa batendo com uma garrafa de vidro. Rendeu quase quatro litros de pura massa. Tomei dois copos com pouco açúcar e farinha de Cruzeiro do Sul. Tento explicar a delícia: sabor encorpado, sem acidez, com aromas complexos, que me remeteram à delícia das flores em mel de abelha silvestre. Clique aqui para saber mais sobre o açaí branco.

22 comentários:

VÍTOR FARIAS disse...

Por favor, eu quero. Não há maior apreciador de açaí do que eu, talvez depois de você, Altino. Fiquei todo me remoendo de inveja e vontade ao ler esse texto. Me diz como faço pra beber, nem que seja uma gota dessa iguaria! Meu email é: vitorfasilva@gmail.com

ALTINO MACHADO disse...

Já era, Vitor. Fica com água na boca. Até a próxima safra. Abraço

. disse...

Altino me desculpe a ignorancia, açai nasce de semente, de muda, como é? Existe como eu pegar com você ou aonde você pegou, gostaria dessa raridade enfeitando o Haras Lua Morena

Anônimo disse...

Vitor, descola alguem de Belem e pede cara, lá
Tem demais!!

ALTINO MACHADO disse...

Leandrius: você não sabe como se cultiva uma palmeira de açaí? O Braga vai explicar pra você, aguarde. É simples.

ALTINO MACHADO disse...

Ah! E chuchu? Você sabe como é cultivado?

. disse...

Altino, chuchu tambem nao, as coisas que andei platando por la foi cupuaçu, laranja, jambo, acerola, caju e carambola... esses eu sei

Anônimo disse...

planta um pé de picanha leandrius, tua fruta favorita...

Anônimo disse...

meio gay essa sua descriçao nao acha!!!

Unknown disse...

O que não faz a falta de uma boa reportagem não é mesmo Altino?

Anônimo disse...

Égua Altino, açaí com açúcar?! Como você pôde cometer esse sacrilégio?!

Unknown disse...

O que não faz a falta de uma boa reportagem, não é mesmo Altino?

ALTINO MACHADO disse...

Mas tu é mala, hein, mdmoen.

Anônimo disse...

Que delicia açaí de preferência com açúcar e uma boa farinha, mesmo que não seja de Cruzeiro do sul.
Quero semente quero muda do açaí branco


Leila Ferreira

Anônimo disse...

Pois é uma bela reportagem também é falar de algo diferente e peculiar da Amazônia e esse açai eu não conhecia a não ser o escuro. Também fiquei com alga na boca e boa pedia vamos saber como se planta a palmeira de açai e o chuchu.. afinal.. são assuntos em alta no momento. Pesquisarrrrrrr genteeeeeeeee... e enviar para o Altino.

Anônimo disse...

altino açai amarelo eu não conheço talvez seja uma raridade,digamos que seja bom mesmo.,altino ainda sobre os acidentes de carro no jordão e falta de chuchu o acre ainda o melhor local para se viver no norte do nosso país ou só para meia duzia de doze bons salários pago pelas tetas do herários? juiz,r$ 25000,00,governador r$ 25000,00 deputado r$ 15000,00,assim é bom mesmo.e viva o acre.

Cartunista Braga disse...

Leandrius é mais fácil eu te explicar como se cultiva cana-de-açúcar, cevada, lúpulo, uva... Algumas das plantas que dão o que eu gosto de beber. Açaí né comigo não, macho véi, o Altino tá de sacanagem. Mas você pode consultar o "guga.com", né compadre?

Anônimo disse...

esse açaí fez um efeito danado... o altino nao posta nada faz umas horinhas...

Anônimo disse...

Cartunista Braga,conto contigo para deflagrar-mos uma campanha contra o AA.{Alcoolicos anonimos}.BETO MINEIRO.

Anônimo disse...

O chuchu deve ser comido sempre.Veja a comparação:O chuchu é como a mulher da gente,não tem gosto,não tem cheiro,e se voce não comer;o vizinho come.

. disse...

Braga... tu ainda eh vivo?

maxo veio.... tu sumiu..... abraçao irmao... fica na paz de Deus

Cartunista Braga disse...

É mesmo, BETO MINEIRO! Até porque é um magote de mentiroso. Isturdia eu fui numa reunião deles e não tinha uma cervejinha, um conhaquezinho, uma caipirinha... Comé que com uma ruma de alcoólicos reunidos não rola nem uma biritazinha? Eu acho que aquele pessoal num bebe não, ó!