sábado, 26 de setembro de 2009

BEM NO EIXO


O secretário estadual de Cultura Daniel Zen tem tido participação ativa no Congresso Fora do Eixo, que reúne em Rio Branco (AC) produtores das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul preocupados com os rumos da cultura brasileira.

A imagem de Zen no evento foi
publicada pelo produtor Pablo Capilé no Twitpic, a ferramenta de postagem de fotos no Twitter.

No começo da década dos 1990, o agora governador do Acre Binho Marques (PT) usava vistoso brinco na orelha esquerda.

Jorge Viana foi eleito prefeito de Rio Branco e nomeou Marques como secretário de Educação não sem antes aconselhá-lo a largar o brinco. E assim foi feito.

Agora, é claro, o governador não vai torcer o dedo de seu secretário de Cultura.

33 comentários:

Anônimo disse...

Com esse dedão, se a participação dele fosse passiva ele era ainda mais apaixonado por si próprio...

Rosa disse...

Bom Dia, Altino!
O dedão do Secretário não é preocupante! Agora compreendo o motivo da farsa do nosso Governador: porque o Jorge Viana não permitiu que ele (o Governador) fosse verdadeiro desde então? Acho isso horrível destruir a imagem externa da pessoa sem alterar o conteúdo interior...

Anônimo disse...

Meta no seu, Daniel Zen

Rosa disse...

Ai, ai, Altino!
Esqueci de te falar: achei muito legal o dedão do Secretário: ele foi muito verdadeiro ao nos permitir perceber os signos (enquanto imagem)que norteim a nossa governabilidade: já ouvir (com meus "ouvidinhos" que a Terra há de comer)o Binho chamar de jacaré os meus "amiguinhos da floresta", ainda falou mais: se meus amiguinhos não se aproximasse Dele (do Govenador), iriam virar bolsa de madame, porque jacaré parado morre logo, estranho, né? "Eu compreendi que quem não vota na Frente Popular, morre. Será que entendi errado?
Por isso, Caro anônimo, não é melhor Meta pra ele, não e sim um trecho da música do Gozaguinha, que tal Altino? Se não gostar, joga no lixo! Segue o trecho:
“Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar
A beleza de ser(sermos todos nós)
Um eterno aprendiz...”

Lona disse...

KAIA...PITA NA JAQUEIRA

Unknown disse...

Altino,
Você sempre cumpre a função de informar aos seus leitores e seguidores com muita responsabilidade. Sempre revelando os fatos e as fotos. Como disse um aloprado no passado, ”duela a quem duela!”.
Há revelei aqui, no seu blog, que NUNCA TE VI, MAS SEMPRE TE ADMIREI!
Do mesmo modo, nunca me enganei com a falsa cultura dessa figurinha pálida, secretário estadual de Cultura do também cara pálida.
O psicanalista e pesquisador Mihaly diz que “Nossa moralidade não tem vigência fora da nossa cultura” que “De certo modo o indivíduo é um historiador e revelador de sua própria essência”.
“Há homem hábil que ensina a muita gente, mas que é inútil para si mesmo”. (Acho que isso está na Bíblia)
Enfim, trocando em miúdos, como dizia minha mãe, “Cada um dá o que tem”.

Pablo Capilé disse...

Grande Altino,

Esse foi o registro de um momento de descontração do Zen, que reagiu de forma bastante espontânea e descontraída diante de uma provocação minha. Publiquei justamente porque não vi obscenidade ou desrespeito na atitude dele, pois foi em um contexto de brincadeira entre amigos. Ao contrário do texto irônico do meu post no Twitter, o Acre tem recepcionado todos os participantes do II Congresso Fora do Eixo, durante toda essa semana, de forma exemplar, fazendo jus a fama de que o povo aqui é realmente bastante hospitaleiro.

Há mais de 80 congressistas, de 26 Coletivos de Cultura de 14 Estados brasileiros diferentes e todos estão aproveitando ao máximo esse processo de imersão e debates a respeito desta que é uma das maiores redes colaborativas de trabalho sócio-cultural do país. Inclusive o Acre foi escolhido para o congresso principalmente pelas características humanistas de seu povo e da energia política e rejuvenescedora que esse estado proporciona a todos que passam por aqui e nunca mais deixam de voltar.

O Zen não só participa ativamente do II Congresso Fora do Eixo como de diversos outros fóruns, espaços e canais de exercício da democracia participativa na formulação de políticas públicas para a cultura, como faz prova a realização das Conferências de Cultura em todos os municípios acreanos, processo capitaneado pela Fundação Elias Mansour em parceria com as Prefeituras Municipais. Não é a toa que o Acre foi o primeiro Estado a concluir esse processo, nesse ano de 2009. Além do que, o Zen preside o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, cujas articulações, em especial nessas últimas semanas, foram fundamentais para a aprovação do relatório do Projeto de Lei do Plano Nacional de Cultura e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 150, no último dia 23 de setembro, na Câmara dos Deputados. O Zen conduz esse processo com muita responsabilidade e consciência, trabalho que transborda as fronteiras do Estado do Acre.

Gostei mesmo foi da comparação que você fez dele com o Governador Binho Marques, afinal, são dois homens públicos respeitáveis. Ao contrário, desrespeitosos são os comentários que algumas pessoas fazem aqui, algumas sob o manto indecifrável do anonimato, vedado pela Constituição Federal em seu art. 5º, inciso 4.

Finalizo dizendo que o Acre hoje é nossa maior referencia de gestão publica para a cultura, e que o Zen tem estimulado muitos jovens em todo pais a construírem suas plataformas de luta atraves da Cultura, da Arte e da solidariedade. Os mais de 20 coletivos aqui reunidos estão maravilhados com essa terra e com todos os programas culturais que tem sido implantados, levando para suas cidades a crença de que realmente é possível administrar, construir e viabilizar estruturas e políticas publicas serias, eficazes e continuas.

Abraços,

Pablo Capilé

Anônimo disse...

precisamos saber é essa relação incestuosa da empresa do ZEN (chamada de coletivo catraia) com o poder público estadual, no qual ele é a autoridade máxima na área cultural. Parece nada legal ser presidente da fundação e patrocinar um evento de minha empresa. Fala capilé!

assina mara da fonseca

Anônimo disse...

caretagem globo style.

2009?

Silvana disse...

Para: Pablo Capilé.

Eu sei...

Unknown disse...

O que deveria ser
Vedado pela Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso 4, meu caro puxa saco, São pessoas com essa atitude que ocupam cargos públicos , regiamente bem remuneradas com os impostos que eu recolho. Que o cidadão de bem recolhe.
Depois, com tanto “brilhantismo” talvez ele pudesse reverenciá-lo, quem sabe, com um gesto mais nobre e amistoso!
A propósito da mulher de César (Roma) (uma menção a pessoa pública) “Não basta ser honesta tem que parecer que é”. No caso do tão “brilhante” secretário de Cultura, não basta ser secretário de Cultura, tem que demonstrar porque o é.

Anônimo disse...

hahaha..capilé... peloamordedeus.com.br... francamente...

Flávia disse...

sei não... não o conheço muito bem, mas estive em recente evento onde o mesmo estava, como convidado ilustre, muito bem recebido, e fez uma grosseria sem tamanho com os anfitriões... eu achei até que fosse algum estresse momentâneo, mas começo a crer que é falta de educação mesmo.

Rosa disse...

Brilhante e excelente defesa, sr. Capilé, com certeza o senhor está a defender o que de fato lhe pertence, pois se o Acre hoje é referência de gestão pública para cultura, além de outros legados que hoje nós usufruímos e os oportunistas estão aproveitando para subir na escada do Poder, só devemos e agradecemos ao ex-governador Viana.
Esse sim Verdadeiramente Acriano, soube administrar com competência e com o Coração, pois a sua Estrela vem do berço, não precisa nem da estrela do PT (sempre ouvir comentários que o seu Pai, quando então Deputado Federal, era exemplo, e talvez ainda seja, de Democracia e Ética) . Homem Público respeitável, aqui no Acre e, em qualquer lugar do Brasil é Ele, digo-lhe isso por tudo que sempre ouvir falar sobre ele (Sr. Jorge Viana) acompanhando os Movimentos Sociais do Acre e de todo o Norte (Movimento Indígena, Movimento de Economia Solidária, Movimento de Educação Popular, além das Pastorais de Base da Igreja Católica), que tal? Estás pensando que eu tenho medo de Lei, pois caminho sempre ao lado da Lei...
Mais ainda, o mínimo que o atual governador deveria fazer era manter as ações do governo passando, ao contrário, vá ao povo e pergunte quantas ações foram desrespeitadas e destruídas...
Desculpe-me, porém desrespeitoso e preconceituoso mesmo é o tratamento que as equipes de confiança do governador vem dando a muitas questões fáceis de serem solucionadas e só agradecemos a ele.
Altino, perdoe-me o desabafo, já ia dormir, mas não consegueria! É tão difícil ler certas superficialidades...

walmir.AC.lopes disse...

Alguns anônimos pecam pelo exagero. Nada vi de obsceno no gesto do cotôco, universal como tantos outros, e como eles usual em momentos de ira ou descontração. Mas por tratar-se de um secretário de cultura - quem nunca deu um dedo? - e considerando a fleuma do cargo, querem que não tenha sido um caso nem outro. Ta bom. Querem o que, então? Que ele omita o verdadeiro objetivo do gesto e diga que apenas mostrava aos amigos as graves conseqüências de um panarício, ou que descrevia em detalhes sua recente visita ao urologista? Tenham dó, caros anônimos! Deixem o homem fazer em paz o marketing de sua virilidade digital. Afinal, nesse país o marketing digital faz milagres. Até quem não tem dedo se dá bem.

Acreucho disse...

Ele é secretário de cultura, imaginem se não fosse. Mas, pelo menos ele é autêntico, pois, é isso que o PT quer dar para o povo brasileiro, "uma banana". Secretário pode fazer uso próprio. É um secretário de cultura, (com letra minúscula mesmo), sem educação.

Anônimo disse...

mas que história e essa do secretário de cultura se auto ajudar como empresário, dono do coletivo catraia - isso é muito sério - tu sabe disso altino, tu que sabe de tudo?!

Anônimo disse...

Valeu Zen! Manda pra esse povo que só vê defeito nos outros. Porque não mostra as coisas boas que ele faz??? Cotôco dá mais acesso, né???

ALTINO MACHADO disse...

ó que pra ti, Anônimo das 4h30 PM: .|.

Anônimo disse...

Valha-me dá cá um pau! Implantaram uma castanheira na mão do secretário, foi?

Anônimo disse...

por falar nissso, alguêm sabe por anda a célia predrina?

Anônimo disse...

Alguns acessos que o cotôco também dá, além do blog:

ACESSO DE RISO FORÇADO- Nos babões acostumados a rir até de um peido sem graça dado pela autoridade à qual estejam direta ou indiretamente subordinados.

ACESSO DE RAIVA- Na autoridade, quando descobre que sua polêmica foto "escorregou" de um obscuro twitpic para o blog mais lido do Acre.

ACESSO DE PÂNICO- No autor da postagem da foto no twitpic, quando viu a merda que fez.

Anônimo disse...

O dedinho não tem nada de mais. O problema é que o cara não é muito querido. Daí, todo mundo aproveita pra "meter o pau" no garoto. Agora fiquei preocupado com essa historia da catraia...

Anônimo disse...

Altino, cara, vai trabalhar. Quando eu penso que você está enveredando para uma linha séria, que está comprometido com uma causa, me aparece com essa! Uma foto que ninguém sabe em que situação se registrou, pode ter sindo numa brincadeira, e tá aí: como se fosse uma grosseria para o mundo. Gente, vamos parar de hipocrisia e parar de brincar de revista Caras. Altino, eu sei que é isso que dá ibope, mas meu, sai dessa. Qualquer um tem um momento de louco, de brincadeira, de ironia, de amizade... Não é porque ele é secretário de estado que não pode! Aff.. nessas horas o Acre é um saco!

Anônimo disse...

dá-lhe dioguinho!

Anônimo disse...

Olha, gosto de dar cotoco, falar palavrão, xingar, fofocar aos montes sobre a vida alheia, peidar, escarrar e cuspir no chão e, de vez em quando, mijar no meio da rua a noite. Interessante é que alguns comentaristas fazem isso e não assumem. Abraços.

Daniel Klein.

Unknown disse...

Altino,
Maninho eu tenho uma foto,peraí tenho um monte de fotos minhas dando cotoco tu acha que rola um ibope? é um dedão ó...Todo mundo da cotoco como diz um amigo meu jornalista grandes M...da cotoco.E os comentários aí ja falam de governador ex governador de secretario até perguntam pela célia pedrina...Tanta coisa pra se fazer na vida tipo deixar o carro em casa,não jogar lixo nas ruas,participar do congresso fora do eixo,ir ao teatro,cinema,almoçar costela de tambaqui frito no mercado,ver o sol se por aqui na gameleira,fotografar a cidade,ver os botos brincando no rio enquanto atravessa a ponte metálica que ta ficando linda,tem muita coisa pra se fazer...Cotoco pros falsos moralistas!!!!Um abraço Altino,

Unknown disse...

Cotoco aos falsos moralistas!!!

deyvesson gusmao disse...

*sempre achei que advogados fossem os bichos mais perigosos do mundo. sempre lidam muito bem com a palavra e têm uma enorme e admirável capacidade de manipulá-la.
me enganei! perdoem-me os nobres juristas. os jornalistas já tomaram esse lugar cativo nos meus conceitos (observem! não são pré-conceitos! são idéias formadas, porque constatadas). eles acrescentam às palavras as imagens e opiniões que fingem ser inocentes e dissimulados enganam tentar acertar um alvo, enquanto miram noutro: basta dizer que apenas re-publicou uma foto que já estava na internet e pronto: está safo de qualquer juízo que ponha em xeque o compromisso com a informação!

*vejamos os ACESSOS causados pela publicação da foto, além dos já citados:
.). - acesso de moralismo: se o secretário fosse somente um artista - o zen também o é - ou se essa foto tivesse sido publicada na foto de um jornal de esquerda em plena década de 1970, o dito cotôco seria atitude! hoje o altino estaria publicando que o zen seria corajoso por ter
.). .). - acesso de ataques: galera toda com a corda molhada na mão!
.). .). .). - acesso de acesso: é só o que o blogueiro quer.

enfim... esse post é o maior exemplo de que o dedo do jornalista é mais perigoso do que o do advogado.

Rosangela Barros disse...

Sr. Retratos é simplesmente ridículo sua lista de sugestão vou já lhe dizer pra quem serve cada uma delas:
Deixar o carro em casa,(Quem tem) não jogar lixo nas ruas(mais ridículo ainda, pois se faz isso e ainda dar pra reclamar de todos governos que passou e viajar horas na NET),participar do congresso fora do eixo (para que nunca ouviu as inutilidades que vocês falam, depois que terminam os encontros jogam tudo no lixo),ir ao teatro,cinema,almoçar costela de tambaqui frito no mercado,(pra quem não foi retirado do trabalho feito bandida, estou traumatizada) ver o sol se por aqui na gameleira,fotografar a cidade,ver os botos brincando no rio enquanto atravessa a ponte metálica que tá ficando linda( pra quem tem dindim pra pegar o ônibus),tem muita coisa pra se fazer nesta cidade sim, mais cada ser tem o direito e a liberdade de fazer e falar o que bem quiser a hora que quiser aonde quiser. E não me venha com nem uma ditadura impondo as suas vontades, por que aqui não era momento do Sr. Capilé, dar show de defesa governamental, tudo mentira, aí fui obrigada a citar o ex-governador em cima da verdade, pois para mim não é nem um prazer ter quer falar no passado, pois pessoalmente não tenho nem uma simpatia pelo ex-governador, respeito-o apenas por que reconheço o que foi feito pelo Acre, o admiro pela capacidade que a gente acriana tem de admirá-lo e abomino o atual governador!...Cotoco pro Senhor(Retratos) Também!
Compreenda-me, por favor! Altino, (só espero que você não se canse dos meus desabafos comentários e jogue no lixo) mas tem gente que não tem nem o que falar quanto mais o que fazer, como se ele não estivesse se enquadrando no que ele mesmo diz!
Boa Noite!

deyvesson gusmao disse...

altino,
peço que publique a correção do meu coment. acho que no processo copiar/colar do word pro coment, sumiram algumas palavras do parágrafo abaixo. repito-o com o acréscimo.


.). - acesso de moralismo: se o secretário fosse somente um artista - o zen também o é - ou se essa foto tivesse sido publicada na foto de um jornal de esquerda em plena década de 1970, o dito cotôco seria atitude! hoje o altino estaria publicando que o zen seria corajoso por ter a irreverência de um artista subversivo.

Anônimo disse...

E essa também?

Ricardo Cunha disse...

Tá na cara que isso é uma foto tirada de um celular num momento de descontração perante os amigos....
Não sei como uma foto dessas pode cair na mão de sensacionalistas como vocês e ainda ser relacionada com o caso tão grave quando o da menina que precisa de insulina pra sobreviver, como foi mostrado na reportagem do ac24h...
É uma pouca vergonha e uma baixaria vocês utilizarem desses artifícios pra atacar o governo, visto que qualquer pessoa tem o direito de dar cotoco a hora que bem entende, assim como a imprensa se dá o direito de falar os maiores absurdos em prol da "liberdade de imprensa".