quarta-feira, 9 de junho de 2010

O PASSADO CONDENA


O governador Binho Marques (PT) deveria ser mais habilidoso ao fazer análises políticas. Disse nesta terça-feira (8), durante uma solenidade com a presença de desembargadores, que as instituições não funcionavam, sobretudo de justiça e segurança, antes do PT assumir o governo do Acre há 12 anos.

Foi constrangedora a declaração e algumas pessoas se entreolharam porque estava ao lado do governador o desembargador Samoel Evangelista, ex-procurador de Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do governo Orleir Cameli.

Após condenar o passado acreano, Binho Marques disse que agora todos os cargos no governo estão ocupados por "homens de bem".

Bem, do tal tempo em que as instituições, na avaliação do governador, não funcionavam no Acre, já tivemos ou ainda temos no governo: José Bestene, Jorge Viana, Mâncio Cordeiro, Dion Nóbrega, Gilberto Siqueira… Ia esquecendo do prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT). Tem muito mais gente, né?

O discurso ficou velho. Tão velho quanto a soberba.

1. Em tempo: os presídios do Acre estão em festa com a realização do primeiro mutirão carcerário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante um mês, todos os processos de presos provisórios e condenados serão examinados pelo CNJ e tomadas medidas que cada caso requer. A população carcerária do Acre, que tem
a maior taxa de encarceramento do país, é de 3.426 pessoas, sendo 33% de presos provisórios. É muita gente supostamente presa ilegalmente. A competência de policiais, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e magistrados estará à prova da intervenção branca do CNJ. Juízes serão compelidos a reformar decisões injustas ou ilegais. Se não o fizeram, o CNJ faz. Vai ser divertido os próximos 30 dias.

2. Em tempo: Recebi um convite irrecusável: "A Senadora Marina Silva e o Sr. Guilherme Leal sentir-se-ão muito honrados com sua presença na Convenção Nacional do PV que oficializará a candidatura à Presidência da República. Os convidados e convidadas que integram esse grupo estarão posicionados no palco onde recepcionarão ambos, a partir das 14h00.". A convenção do PV será realizada nesta quinta-feira (10), no Centro de Eventos e Convenções Brasil, em Brasília. Não sou filiado a partido. Nunca fui e não serei. Mas não posso deixar de participar desse momento histórico que envolve a vida de uma amiga cuja honradez é admirável.

11 comentários:

Acreucho disse...

Rapaz! O Binho esta pior que o Lula, só fala besteira. O pior tipo de política que existe é a "do bem e do mal". Sabe quantas pessoas acham que a política do PT não vale nada? Quase a metade da população de Rio Branco, apenas 1% que foi a diferença entre "situação e oposição" na última eleição. Binho, você um educador, dizendo essas coisas!

ALTINO MACHADO disse...

Comentário de um amigo que pede anonimato:

"Altino, caro Altino
E não é que seu texto "O Passado Condena" quase me tirou da inércia, com um laivo de lucidez: realmente parece que o mundo agora se divide em a.PT e d.PT. Ó meu Deus, ó Jesus!"

ALTINO MACHADO disse...

Do escritor mineiro Juarez Nogueira:

"Pois vá mesmo, Altino.
Você merece e o convite não é nenhuma concessão ou lisonja. Ademais, você estará em boa companhia, com certeza. Quanto ao meu comentário, precisa anonimato não, é que estou canhoto e preguiçoso com as ferramentas. Não ria de mim, por favor, ou ria, mas estou mesmo é com diarréia mental de ver tanta abobrinha de porco dando sopa na cena política. Ó Deus, ó Jesus! Perdoai, porque "elles" sabem o que não fazem.
Até mais!"

Unknown disse...

Admiro Marina por uma coisa apenas: ela consegue se cercar de gente muito competente e talentosa, embora eu, humilde opinante de blog, não a considere assim. Veja a última ‘aquisição’ de Marina em seu (cada vez mais extenso) leque de amizades, Guilherme Leal. Quem é ele? Nada mais que o presidente de uma empresa de cosméticos cuja a ideologia e retidão de valores eu adoro, a Natura, que talvez seja o único exemplo de desenvolvimento sustentável realmente eficaz neste país. Mas aí vem a questão, por que então esse senhor, digno do meu respeito, se envolver com esse furúnculo pestilento e nocivo que é a política brasileira? Tô inconformado, mas vou continuar consumindo Natura e torcendo para que Guilherme Leal continue sendo apenas o ótimo gestor dessa marca ímpar da cosmética mundial. Afinal, política fede, né? Nada a ver com fragrâncias e aromas tão maravilhosos extraídos da Amazônia.

Jalul disse...

Sutil que nem...

ALTINO MACHADO disse...

Do professor José Ribamar Bessa Freire:

"Oi Altino,
Estarei muito bem representado por você. Transmita a Marina e companheiros que eu sou do PT, continuo no PT e por isso voto em Marina do PV.

Vou ficar ligado no seu blog para acompanhar as noticias.

Abs.
Bessa"

Roberto Feres disse...

Oi Altino,
Já que vc vai, leva um forte abraço meu a Marina e lhe diga que estou com ela de coração.

Alberto disse...

É...O eixo do bem e o eixo do mal. Eu gostava do Binho na época em que ele assumiu. Aparentava ser um cara realista e nao andava com esses discuros demagogos de hoje.

Unknown disse...

Altino,

É bom lembrar pro gerente Binho que as coisas não funcionavam no Acre porque os atuais aliados dele governavam nosso estado. Exemplos.
O vice-governador Cesar Messias( menino bom, não é verdade dep. Moises )

abraxas disse...

"todos os cargos no governo estão ocupados por "homens de bem"??

juarez leitão foi tirado da prefeitura por um monte de irregularidades e o que o governo faz??? lhe dá um cargo comissionado. esse é um dos "homens de bem" do governo?? acho que o governador tem que repensar o seu conceito de "homens de bem".


ah, lembrando que hoje saiu também, no diario oficial, a nomeação para exercer um cargo em comissão no gabinete do vice-governador um senhor chamado MAMED TELES CAMELI. realmente queria saber qual é o conceito de "homens de bem" que o nosso governador tem.

Unknown disse...

O conceito de homens de bem pro Binho"já vai tarde" Marques é o seguinte:
E ladrão mas é meu aliado.