segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A LIÇÃO QUE O PT NÃO APRENDE NO ACRE

Dos 11 estados onde José Serra (PSDB) venceu no segundo turno eleitoral, foi no Acre onde o tucano obteve a melhor votação - 69% contra 30% dos votos de Dilma Roussef (PT).

Serra venceu em 21 dos 22 municípios acreanos, incluindo Xapuri, considerado matriz do suposto ideário socioambiental do "governo da floresta". O tucano perdeu apenas em Feijó, que é uma das duas únicas cidades administradas pelo PSDB no Estado.

No primeiro turno, o senador Tião Viana (PT) viveu o sufoco de ser eleito governador com 50% do votos, contra 49% dos votos de Tião Bocalom (PSDB). Além disso, a cadeira da senadora Marina Silva (PV-AC) já está perdida e será ocupada pelo senador eleito Sérgio Petecão (PMN).

O Acre, que tem apenas 470.545 eleitores, é governado há 12 anos pela Frente Popular do Acre, uma coligação de 15 partidos liderada pelo PT.

- Precisamos entender o que levou o eleitorado do Acre a ter essa postura de hostilidade ao Lula e a Dilma – disse o secretário de Comunicação do governo do Acre Aníbal Diniz, suplente do senador Tião Viana.

A "hostilidade do eleitorado do Acre" não é contra o presidente Luís Inácio Lula da Silva nem contra a presidente eleita Dilma Roussef. A resposta do eleitorado acreano está sendo dada contra a maneira como o Acre vem sendo governado.

O diagnóstico tem sido dado e é constatado por quem vai para as ruas e anota num caderninho o que ouve: "o governo é perseguidor", "o governo cerceia a imprensa", "mente demais na propaganda", "o pessoal do governo é muito arrogante", "só tem vez no governo uma panelinha", "que manda mesmo é gente de fora", "acreano não tem vez".

Alguém pode até refutar com a alegação de que nada disso é verdade e que se trata de eco do discurso vazio da oposição. Não é. Quando a situação está realmente boa, não existe espaço para alguém dizer que está ruim. A prova disso é que começa a surgir perdedores porque a situação está realmente ruim e insistem em dizer que está boa.

O caso da mudança da hora legal do Acre serve para ilustrar isso. Para atender aos interesses das emissoras de TV, especialmente da Globo, o senador Tião Viana, sem consultar a população, apressou a aprovação de uma lei, sancionada pelo presidente Lula, reduzindo de duas para uma hora a diferença do fuso horário do Acre em relação à Brasília.

Se a população foi consultada, conforme afirmou Tião Viana nos últimos dois anos, por que o povo aproveitou o referendo neste domingo (31) para decretar o fim da mudança da hora legal do Acre?

A arrogância no Acre permanece apesar do resultado das urnas. Políticos e militantes da Frente Popular estão se valendo de seus meios de comunicação para debochar da decisão popular de apoio a José Serra e contra a mudança do fuso horário.

O sistema operacional Windows, da Microsoft, possui uma "máquina do tempo", mais conhecida como restauração do sistema. Quando alguma coisa horrível, como o vírus 55, por exemplo, abala o seu computador, é fácil voltar ao dia anterior. Ou ao dia antes dele. Ou ainda voltar à semana ou ao mês anterior. É um recurso pouco usado que pode salvar sua pele um dia.

Para que se possa restaurar o sistema é necessário que o recurso tenha sido habilitado pelo usuário, que pode criar os próprios pontos de restauração. Como nada é perfeito, saiba que o recurso é um devorador de espaço para quem quer estabelecer um calendário de restauração do sistema.

Resta saber se o painel de controles da Frente Popular do Acre habilitou ou não a restauração do sistema. Se habilitou, muito bem. Poderá tentar restaurar-se para um ponto sem perseguição, censura, propaganda enganosa, arrogância, panelinha, onde o povo acreano tenha realmente vez.

Mas a melhor avaliação continua sendo a de Marina Silva em entrevista ao portal Terra:

- Tem uma mensagem dada pelo povo acreano a nós da Frente Popular. Temos que ter humildade e sabedoria para fazer essa leitura. Sem humildade e sabedoria, vamos tentar arranjar algum meio para explicar ou consolar a forma enfática como a sociedade sinalizou, que não está tudo bem. Se a gente tentar se explicar ou se consolar dessa maneira, não vamos tirar a aprendizagem correta, ou seja, se não mudarmos o caminho, podemos mudar a maneira de caminhar. É preciso que a gente tenha uma abertura maior para a diversidade, para a crítica, para o processo, para dividir a autoria, a realização e o reconhecimento das coisas. Se a gente continuar pondo o talento de todos em apenas alguns, daqui a pouco cada um vai reivindicar o seu talento com justa razão ou vai colocar suas insígnias em outras lideranças que imaginam possam ser mais horizontais.

Tenho dito.

Destaque para o comentário do jornalista Luciano Martins Costa:

"Conheci o Acre no começo dos anos 80. Rio Branco não era propriamente uma cidade, a miséria era visível por todos os lados, meninas se ofereciam na porta do hotel, havia um caboclo que ficava sentado num banco de praça esperando encomendas. Matava segundo uma tabela que começava com "um salaro". Entrevistei alguns dos personagens mais asquerosos que tive o desprazer de conhecer em mais de trinta anos de carreira. Um deles era deputado federal eleito na base do voto comprado ou roubado, e se orgulhava disso. Era um dos lideres da UDR. Entre outras coisas, contou, orgulhoso, como fazia para enganar a fiscalização do Banco do Brasil e perpetuar os empréstimos da carteira agrícola. Voltei ao Acre algumas vezes e posso testemunhar a transformação que ocorreu. O Acre evoluiu um século em vinte anos. Visto com a lente do tempo e da distância, não há como não reconhecer o trabalho que foi feito pelo chamado "governo da floresta". Só mesmo muita incompetência política poderia fazer essa população esquecer quem foi que elaborou a política que a tirou do atraso e colocou o Acre no mapa do Brasil moderno. Ou os acreanos enlouqueceram?"

56 comentários:

Acreucho disse...

Altino, voce é o mais oposicionista de todos os situacionistas! Vou orar muito para que o PT continue do jeito que está, assim não nos dará trabalho nas próximas eleições.

Unknown disse...

Altino, concordo com seus conselhos, mesmo não concordando com os argumentos que sustentam sua analise. Não vejo panelinhas, nem perseguição. Aliás, ver isso num governo do Binho... Convenhamos. Conheço poucos tão democráticos, humanos e corretos quanto ele - da "Escola da Marina". Para mim o resultado tem mais a ver com a condução do processo eleitoral que propriamente da forma e do modelo de governança.

ALTINO MACHADO disse...

Caro Irailto, não vê panelinhas nem perseguição? O que você vê então? Bem, a maioria da população do Acre deve estar mesmo profundamente equivocada, assimo como eu. Só valemos alguma coisa quando ficamos assentindo com a cabeça, como aqule pessoal fazia no programa eleitoral. Diante disos, você estão corretos profundamente corretos e vão seguir assim. Veremos como será a restauração do sistema.

Genivaldo Moreira disse...

Caro Altino,

Acompanho diariamente seu blog. Devo até protestar pela ausência de postagens em alguns dias do mês passado!
Tenho que parabenizar pela forma inteligente e elegante de opinar e noticiar os fatos. Por isso tens reconhecimento nacional.

Valeu!

Luciano Martins-Costa disse...

Conheci o Acre no começo dos anos 80. Rio Branco não era propriamente uma cidade, a miséria era visível por todos os lados, meninas se ofereciam na porta do hotel, havia um caboclo que ficava sentado num banco de praça esperando encomendas. Matava segundo uma tabela que começava com "um salaro". Entrevistei alguns dos personagens mais asquerosos que tive o desprazer de conhecer em mais de trinta anos de carreira. Um deles era deputado federal eleito na base do voto comprado ou roubado, e se orgulhava disso. Era um dos lideres da UDR. Entre outras coisas, contou, orgulhoso, como fazia para enganar a fiscalização do Banco do Brasil e perpetuar os empréstimos da carteira agrícola. Voltei ao Acre algumas vezes e posso testemunhar a transformação que ocorreu. O Acre evoluiu um século em vinte anos. Visto com a lente do tempo e da distância, não há como não reconhecer o trabalho que foi feito pelo chamado "governo da floresta". Só mesmo muita incompetência política poderia fazer essa população esquecer quem foi que elaborou a política que a tirou do atraso e colocou o Acre no mapa do Brasil moderno. Ou os acreanos enlouqueceram?

Marcel disse...

Eu vejo que a população do Acre não foi burra em acreditar em um fantoche como é a Dilma. A Dilma foi toda refeita pelo Lula. Se fosse pelas próprias pernas, a Dilma jamais seria eleita.
Eu sinceramente odeio quando leio coisas como o que o Senhor Aníbal comentou, como "hostilidade ao Lula". Não é porque o Lula estava pedindo que eu ia votar na Dilma! Isso não tem nada haver com ele!
A população acreana foi uma das únicas que enxergou essa eleição de maneira correta! Era Dilma x Serra, e não Lula x Serra. Além da diminuição da aprovação do governo da FPA, a Dilma não agradou o eleitorado do Acre. É simples analisar isso.
O resultado do referendo foi a maior prova de que a população acreana não aceita coisas impostas. A mudança do Horário de forma autoritária como foi pareceu arrogância por parte do Tião. Parecia que ele mandava em tudo no estado e nós obedecíamos como cachorrinhos abanando o rabo.
Está aí a resposta pra ele. Mais respeito com a população daqui pra frente! Senão é capaz de já perderem a prefeitura de Rio Branco pra oposição daqui a 2 anos.
E o Tião ainda disse que a mudança do horário não influenciou em nada...tá bom.

Abraços Altino.

jletto disse...

É Altino, esse cidadão do comentário que diz que vc está equivocado, deve ser um daqueles que defende o indefensável, ou está de brincadeira, ou então vive em marte, pois dizer que não ver perseguição, panelinha e arrogância por parte do grupo da situação que administra o estado do Acre, ou então os quase 70% dos acreanos é que estão errados. É cada um que aparece.

Julio Cesar disse...

Altino,

Acabo de assistir na TV 5 a entrevista do Senado bionico Anibal Diniz. Ao se questionado pelo apresentador do programa sobre a derrota humilhante da Dilma no Acre, ele afirmou: " Os que votaram no Serra e ficam batendo no peito são aqueles a favor do atraso". Anibal, foram aproximadamente 70 por cento de eleitores que votaram no Serra, respeite a vontade do povo, coloque seu nome na próxima disputa para o senado, ai sim você verá o que ser eleito pelo povo e não por uma legislação atrasada. Você e suas idéias é que são um atraso, você vai chegar em Brasilia bem " pianinho " sem explicação a dar. VIVA OS ELEITORES ACREANOS, VIVA O REFERENDO,VIVA A DEMOCRACIA, VIVA O 77, agradeço especialmente a você Altino pela a vitória do 77, você foi nosso maior cabo eleitoral. Deus te abençoe.

Marcos disse...

Nobres Acreanos, aprendam a diferenciar, "Política e politicagem", Política tem que ser tratada com respeito e analise de resultados prático, politicagem não merece espaço... Aos que analisam a política com seriedade e imparcialidade, meus cumprimentos, aos demais, fiquem com o atrazo!!!

Unknown disse...

Luciano,
A turma a que vc se refere está todinha associada ao pessoal do PT.
A velha oposição foi cooptada por Jorge Viana.
Quem faz o enfrentamento com a frente popular são ex-aliados.
Na década de 80, quando vc connheceu Rio Branco, os Vianas faziam parte do PMDB.
Luiz

Alan Cordeiro disse...

A lição foi dada, creio que estes que estão com o poder nas mãos a mais de 12 anos aprederam muito com essa eleição. No começo do processo eleitoral eu comentava que o Acre está em ascenção, o sistema de governo é bom, mas precisamos os lembrar de que nenhum deles está em um bolha onde não podem ser atingidos, é necessário continuar o trabalho para que a confiança continue. Apesar de que eu não gostasse das propostas do Bocalom e nem o queria no poder, achei super interessante ver a pouca diferença nos votos da eleição para governador.

Acreucho disse...

Acho que o sr. Luciano não vem no Acre há muito tempo! No tempo em que ele falou, tinha meninas se oferecendo na porta dos hotéis, porque tinha pra quem elas se oferecerem. Tinha pistoleiro porque os anos 80 foram a "era da pistolagem". Hoje a gente não pode mais andar na rua por aqui, não pode sair de casa, está em perigo quando sai do banco, se parar num sinal de trânsito, quando chega em casa, hoje, por aqui, se mata por causa de uma bicicleta velha, por causa de um tênis, de um chapéu e as drogas correm livremente. Me desculpe, mas, se eu pudesse, voltava aqueles anos 80, quando as casas tinham muro baixo e a gente podia conversar com o vizinho na calçada.

Fátima Almeida disse...

Acho que vi um gatinho, vi sim..Era sempre a mesma coisa entre Piu e Piu e Frajola.Acho que vi esse que disse "convenhamos", vi sim..numa lanchonete do canal, há dois anos mais ou menos, com um laptop aberto, orientando um homem de fora como criar uma "ocip" (nem sei se é assim que se escreve, só sei que é mais uma forma oportunista de pegar dinheiro,em situação melhor que uma ONg'. Acho que ouvi, ouvi sim, na mesa ao lado, o supra-citado sugerindo ao homem mexer com "índio" porque é melhor..ou seja, entre o leque aberto tipo meio ambiente, recursos hídricos, educação ambiental,"índio" parece ser melhor..peloamordedeus, é muita cara de pau, vendendo os povos indígenas numa lanchonete, com a proteção do manto real..

carol freitas disse...

respondendo a toinho alves na propaganda do 77 na tv: hoje voltei a me sentir menos brasileira, sim! de novo meu horário comercial de 8 horas se resume a 3, não posso saber de notícias nacionais ao vivo (ainda bem que não voto no big brother), só tenho até às 7 da noite pra ligar pra alguém fora do meu estado sem ser mal educada, e ai de mim se deixar pra ir ao banco na hora do almoço ou se tiver uma emergência mesmo que cedo da noite...
viver agora é menos espontâneo de novo, tudo volta a ter que considerar 2 ou 3 horas a menos pra quem quer ou precisa interagir fora das fronteiras estaduais, como se não houvesse nada no resto do país além da "acrianidade"!
não seria melhor renegar brasília? teríamos uma relação mais honesta com nosso umbigo e com o mundo e daríamos uma bela lição ao senador atrevido que acabamos de eleger governador, que tal?

carol freitas disse...

respondendo a toinho alves na propaganda do 77 na tv: hoje voltei a me sentir menos brasileira, sim! de novo meu horário comercial de 8 horas se resume a 3, não posso saber de notícias nacionais ao vivo (ainda bem que não voto no big brother), só tenho até às 7 da noite pra ligar pra alguém fora do meu estado sem ser mal educada, e ai de mim se deixar pra ir ao banco na hora do almoço ou se tiver uma emergência mesmo que cedo da noite...
viver agora é menos espontâneo de novo, tudo volta a ter que considerar 2 ou 3 horas a menos pra quem quer ou precisa interagir fora das fronteiras estaduais, como se não houvesse nada no resto do país além da "acrianidade"!
não seria melhor renegar brasília? teríamos uma relação mais honesta com nosso umbigo e com o mundo e daríamos uma bela lição ao senador atrevido que acabamos de eleger governador, que tal?

Joana D'Arc disse...

Altino,Faço Minhas Suas Avaliações e."REINVIDICANDO O MEU TALENTO COM
JUSTA RAZÃO,'Vou Colocar Minhas
Insígnias Em Outras Lideranças Que
Imagino Possam Ser Mais Horizontais
E...Marina Silva e Os CIDADÃOS !!!

Marina e o Eleitorado Acreano Estão
'Afinados Uníssonamente'...

Altino,Voçê Eu,Joana D'Arc,Fátima
Almeida,Toinho Alves Outros Tantos
'Sabemos UsAmos Nossos OUVIDOS'...
OLHAMOS e ENXERGAMOS as PESSOAS...

A Lei da Gravidade Está Em VIGOR
ABSOLUTO...É INCORROMPÍVEL...

O MEU OLHAR Personalíssimo É:
1.Binho Marques:Sentirei Saudades!
Fiz e Vou Continuar o Ativismo
Revolucionário Humanitário e NÃO
ME HOSTILIZOU!!!
Alguns 'ASSECLAS' O Fizeram!Mas
EU OS IGNOREI...
2.ALEAC,TODOS Que HOSTILIZARAM MEU
Trabalho Em Favor dos EXCLUÍDOS e
SEM 'VOZ SENTISSEM REPRESENTÁ-Los
No Parlamento FORAM REPROVADOS na
URNA ELEITORAL !!! ...
3.Mandatos Parlamentares OUTORGADOS
SOBERANAMENTE Por Sua EXCELÊNCIA
O "E L E I T O R ' Não PERTENCE a
'NENHUM OUTRO Político...NENHUM!

Aqui a Autoridade do Eleitor Que
NÃO GOSTOU DO MODUS OPERANDI Como
PASSOU A SER D E S T R A T A D O
o Senador Geraldo Mesquita,Sérgio
Petecão e,Os CONSTRANGIMENTOS Que
a Senadora MARINA SILVA 'Suporta'
EM RAZÃO SUAS CONVICÇÕES HUMANAS
Que,Fizeram_Na SAIR do PT !!!...
Certamente Prevendo a EXECRAÇÃO
Que 'Supunham Fazer Quando oPTou
Por Outro ParTido'...Reprovam_Na
e O Eleitor Atento,SE ANTECIPOU,
Avisando e IGUALANDO A TODOS!!!

5.Judiciário,Precisava,Este Sim...
RESGATAR SUA AUTO ESTIMA em BAIXA
Perante A Opinião Pública ,TUDO
ENXERGA e TUDO VÊ...

Tenho 'Ecoado Clamores Públicos...'

Tudo O Que Fiz,ao Excelentíssimo
Cidadão Acreano Foi Respondido Nas
Urnas...Eles Me Diziam Isso!!! Por
Essa Razão Ética,Fiquei AUSENTE da
Mídia No Período Eleitoral,Quiz SER
UMA CIDADÃ COMO TODOS ELES,Para Não
Interferir e Conferir a Decisão...

Retorno Ao Embate Combativo !!!

Apenas Gostaria de Ressalvar Que a
'Frente Popular Não Ganhou,MAS SIM,
DEIXOU DE PERDER AS ELEIÇÕES!!!'...
Perdeu Seus Aliados, Simpatizantes,
Apoiadores,PERDEU PARA SÍ MESMA e SEUS COMPANHEIROS "INSATISFEITOS"
Internamente Em Casa,OUVÍ DELES!!!

Poderia Dizer Muito Mais Quanto Á 'NOVA FALÁCIA de HUMILDADE', Mas
VAMOS FALANDO SOBRE ESSA MODALIDADE
NOVA NO DECORRER DO MANDATO,VEREMOS
SE É PRÁ VALER !!!

Finalizo,'Reinvidicando Meu Talento
Com Justa Razão', Para Afirmar Tbém
"QUE O RECADO DAS URNAS,Em Nada Tem
Á VER em Hostilidades PresidenteS!

Lula e Dilma Inequívocamente Sabem
Agora Juntamente Com Todo o Brasil
Que,AQUI NO ACRE NÃO CONCORDAMOS
COM MUITO DO QUE 'SE DISSE e FEZ em
NOME da PÁTRIA AMADA,IDOLATRADA...
SALVE...SALVE...'

Politizados SIM!!! Loucos, N Ã o !

Eu Sou,Joana D'Arc Valente Santana

Julio Cesar disse...

Caro Luciano Martins,

O Acre mudou só a parte estrutural, Prédios e praças bonitas. Nossas adolescentes continuam a se protituir e outra parte entregue as drogas. O Dep. Walter Prado(base do governo) denunciou na imprensa que mais de vinte mil familias vivem do comercio da droga, a sociedade vive com medo da violencia que estabeleceu neste estado, isso é só uma parte das mazelas que este governo não conseguir combater. É muita propaganda e pouca eficiência. Você com certeza não deve conhecer nosso estado.

Fátima Almeida disse...

Acho que a Carol deveria conversar com os pais dela e questioná-los por que escolheram uma localização geográfica com 4ª fuso horário para ela nascer e deixá-la assim com tantas dificuldades. O 77 fez uma correção, recolocou o Acre na localização geográfica onde está de fato, pois o 55 iria deixá-lo em lugar nenhum ou seja, num lugar que não existe. Quem não gostar pode fazer a coisa certa: ir embora. E já vai tarde!

Frann disse...

A grande meta do leão paulista era ser presidente.Quero dar uma forcinha pro Zéserra e indicar algumas vagas prá que realize o sonho da presidência.Daí que indico o cargo de presidente do Asilo,presidente da APAE,presidente da Festa do milho,presidente Amigos de bairro,presidente da Cooperativa de materiais reciclados,presidente dos engraxates,etc e tal...

Unknown disse...

Cruz credo, qta baixaria! Bem, tratando do q realmente importa, vejo que há mais interesse de alguns em levar adiante a luta política do processo recém concluído q disposição numa análise correta do ambiente político do Estado. Isso não me interessa. Como acreano que trabalha por um estado melhor para todos, quero enxergar adequadamente o q está havendo para tirar as lições certas. E as análises q vi não satisfazem. Acho q Marina, com sua sabedoria incomum, se aproxima, mas não é suficiente. Por ter acompanhado o prcsso eleitoral "por dentro" vejo aspectos e erros ausentes de tais analises. Para mim, por exemplo, o posicionamento estratégico das candidaturas, a condução política e operacional da campanha e o marketing eleitoral, que "esqueceu" ou "escondeu"as grandes realizações das 3 gestões da FPA foram determinantes para o resultado. Para mim essa sequer foi uma eleição de disputa de projetos. O da FPA não foi explicitado e o Bocalom nem sabe o q é isso.
Num outro campo de análise, há q se considerar o comportamento da comunidade evangélica, hoje um segmento religioso com grande peso no Estado. Ela se comportou em bloco, graças à baixaria da campanha clandestina do Serra. Os pastores demonizaram o PT nesta eleição como ha muito não se via - digno da velha perseguição da direita retrógrada aos comunistas em tempos passados! Enfim, são muitas nuances, aspectos e dimensões a serem considerados... nada q algumas afirmações panfletárias possam resumir.

Unknown disse...

Há, ia esquecendo: quem é mesmo essa Fátima Almeida que me faz acusação? Se for aquela da militância social e política, que vem há muito combatendo injustiças e lutando pela democracia em nosso estado, então é alguém que respeito muito e fico triste q esteja sendo alvo de sua ira neste momento. Quanto à acusação, acho q ela está me confundindo. Jamais faria isso q diz, nem me presto a esse tipo de serviço. E nem é essa minha área de atuação. Sou apenas um militante, como ela, das causas sociais e da democracia, trabalhando muito para que as pessoas, todas, no Acre tenham oportunidade de vida digna.

Ozi disse...

Uma rosa para Marina
por Ozi Cordeiro, terça, 2 de novembro de 2010 às 16:31

Marina, venho aqui no meu modesto perfil, agradecer a vc por ter salvo o ano de 2010.

Em Março, tive a péssima oportunidade de ver e ouvir ao vivo, o pronunciamento da Dilma na Conferência Nacional de Cultura. Foi muita cara de pau do Lula, enfiar a candidata dele na nossa goela.

Foi um início de ano muito desanimador. Mas logo veio uma notícia em boa hora: MARINA SILVA, CANDIDATA PELO PV, À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

Tivemos copa do mundo, e outras agendas especiais, mas nada se comparou ao período em que a campanha para a presidência foi ganhando corpo. Foi uma coisa muito especial, principalmente para nós, que vivemos aqui no Acre, ver seus pronunciamentos nos debates, na internet, nas entrevistas. Marina, você, com seus 20 milhões de votos, deu a oportunidade a nós, brasileiros que acreditamos no futuro verdadeiramente melhor para o Brasil e todos os brasileiros e não para uma cambada de expertalhões, de manifestarmos nossa indignação com esse quadro de total descaramento na política nacional.

Eu poderia ficar desfraldando um monte de coisa que tem passado na minha cabeça, quando fico avaliando toda a nova história que vc esboçou para o Brasil que virá, mas não é o caso. Vamos fazer um trabalho de formiguinha e revelar novos valores. Vamos dar espaço aos jovens que estão sedentos por participação nos destinos do nosso país.

Só quero dizer: MUITO OBRIGADA, MARINA. UMA ROSA, DO MEU JARDIM, QUE ACABA DE BROTAR, ASSIM COMO VC, UMA PESSOA DE GRANDE VALOR. VC SIM, PODE SER CONSIDERADA, UMA MULHER DE VALOR , QUE APARECEU PARA O BRASIL E PARA O MUNDO PELO SEU PRÓPRIO BRILHO. VC, MARINA, É A VERDADEIRA FORÇA DA MULHER GUERREIRA. E MULHER QUE O BRASIL TERÁ ORGULHO DE DIZER: "NOSSA PRESIDENTA!"

carol freitas disse...

fátima, querida, vc não acha que o contexto pede mais de nós do que lidar com as diferenças mandando as pessoas embora? quem gostava muito desse prática de exílio era a ditadura militar! acho que dei sorte, se levarmos em conta os outros métodos praticados! francamente, meu bem... encerro aqui qualquer tipo de interação com seu descontrole.

Válber Lima disse...

Acho que todos aqui têm um pouco de razão. Mas o que me preocupa mesmo é o fato de no Acre não haver uma oposição confiável, competente, ou no mínimo tragável. Do jeito que vai, a qualquer momento podemos ficar nas mãos dos mesmos que antes tantas mazelas nos trouxe. Seja o que Deus quiser.

Anônimo disse...

Os dois horários tem prós e contras. Mas que coisa mais especial é aquele velho horário acreano. Brejeiro, poético e natural... Melhor que a fast food barata e artificial dessa imensidão continental que é os EUA... Ai que saudade no osso do meu Acre com horário antigo! Ainda bem que ano que vem eu vou matar as saudades!! Quando entra em vigor a retomada do fuso?
Beijos, Joema.

Unknown disse...

Essa Fátima Almeida é definitivamente desiquilibrada.

VÍTOR FARIAS disse...

Irailton, você está CERTO! No mundo em que você vive não há essas coisas feias não. Seu mundo é lindo, cercado por pessoas justas, bondosas e cordiais. Portanto, como convencer você disso, não é mesmo?
Carol, em que mundo você vive? Há até aldeias que têm internete e são mais "plugadas" no mundo que você! O mundo se globalizou e a tecnologia acabou (ou quase) com os limites temporais. É claro que há aqueles que adoram fingir que são humildes exilando-se num mundo a parte, distante deste da floresta digital... VOcê entende o que quero dizer, não? Se quizer, eu mando um carta ou um telegrama.

constantino lagoa disse...

Estive em Rio Branco em 2005. Gostei demais da cidade; um aspecto muito melhor que Porto Velho, onde resido. Conversei com pessoas e algumas me disseram que apesar de não gostarem do PT, mesmo assim haviam votado no candidato. Fico imaginado o que pode ter acontecido nessas eleições. Por que o povo, que antes pediam mais o governo, hoje está praticamente empatando com a oposição.

Fátima Almeida disse...

E todos esqueceram de agradecer ao Flaviano Melo, afinal foi empenho dele em levar o proposta do referendo à votação.Ao contrário do Nilson Mourão que trabalhou contra o projeto, conforme foi noticiado, na época.Por isso que demorou tanto, porque a FPA pensou que protelando e protelando o povo iria se acostumar e nem iria mais se preocupar com isso. Então,a questão não é se temos uma oposição confiável ou não. Foi a Frente Popular do Acre que deixou de ser confiável exatamente por atitudes assim, anti-demoráticas. E isso, ela teima em não admitir!Eu já votei no Nilson Mourão para governador!No Abrahim Farhat para Senador! Então posso fazer as críticas que quizer, de cadeira. O povo do Acre votou de forma massiva no Jorge Vianna, mas não votou no Edvaldo Magalhães porque existe uma tendencia no eleitorado acreano,surpreendente, inteligente, de não entregar tudo para a FPA.A publicação da Bíblia em linguas vernáculas promoveu a maior revoluçao cultural da História pois o povo na Europa passou a aprender a ler a partir de então, sendo que, depois de ler a Bíblia, foi ler outras coisas. Ora, é um erro substimar os evangélicos. A bíblia não é um livro qualquer, o Estado, a "ordem" começa com Moisés, tem lições de estratégia, ética, moral. os evangélicos estão se constuindo como uma força política nada desprezível, não são rebanhos fáceis de se conduzir, e isso é um fato novo que precisa ser analisado de forma criteriosa.A maior parte das pessoas com quem convivo e converso hoje são evangélicas, e percebo nelas uma firmeza de pensamento que nunca vi nos católicos das CEB's. Por isso, prefiro observar e ver as coisas como um processo, longe de pretender interferir de algum modo, mesmo porque seria inútil.Ninguem pode saber onde tudo isso dai dar.O povo do Acre não é mais manipulável e seria útil que o próximo Governo contratasse assessores e analistas menos comprometidos com essa coisa de "fazer parte", adotando uma postura viciada de quem ocupa cargos por tanto tempo e sai em campo cego e surdo, formando trincheiras, escudados, como quem defende uma cidadela, porque isso impede e impedirá sempre uma avaliação mais segura e confiável. Aliás, são esses tipos que estão colocando o povo contra o Governo da FPA e não nosotros que fazemos críticas, mesmo porque o povão, que trabalha exaustivamente,nem lê jornais, muito menos blogs. Portanto, os inimigos não somos nós.

Anônimo disse...

Concordo com seus argumentos Altino. Todos sabem que tem panelinha sim, tem perseguição sim, e só tem vez quem é de fora sim, é só fazer um levantamento em TODAS as secretarias pra saber que os acreanos de verdade não parecem ter a "capacidade" para serem secretários!

Unknown disse...

Fico impressionado com a capacidade que esse pessoal tem de manipulação dos fatos. Senhor Irailton me conta um pouco de sua história. Formado em que mesmo? Pensei ter visto seu nome na lista de jubilamento do curso de Ciências Sociais da Ufac.
Que “o posicionamento estratégico das candidaturas, a condução política e operacional da campanha e o marketing eleitoral” do PT foi péssimo é fácil de deduzir pelo resultado das eleições não é?
Mas tudo bem, entendemos seu desespero. Está tentando segurar seu cargo não é? Porque não faz concurso assim como todos os brasileiros que desejam um emprego público?

Unknown disse...

Uma das características de pessoas autoritárias, que têm dificuldades em conviver com a democracia, reside na necessidade de disputar idéias desqualificando o interlocutor. Neste espaço importa menos quem eu sou e mais os argumentos que levanto. Não devo satisfação ao Fernando, que não sem que é, mas como não preciso me envergonhar de nada q tenha feito na vida, posso me apresentar sem problemas. Nem acho que titulo acadêmico seja cartão de apresentação de alguém - aliás, algumas das pessoas que mais admiro na vida sequer os têm. Tampouco preciso ficar aqui discutindo política com quem não conheço para garantir espaço em governo. Isso se conquista com trabalho bem feito, honestidade e dedicação às causas maiores do nosso povo. Não sou um aventureiro qualquer; sou um acreano do pé rachado, de Brasiléia, que há mais de 20 anos milita na política do bem, seja no PT, nos movimentos sociais ou em outras frentes. E não foi jubilado da UFAC, apenas perdi o interesse em concluir um curso que já não me satisfazia, e demorei um pouco mais para isso. Mas, como disse, esse não é um espaço para ataque e defesa de caráter pessoais. Trago esses esclarecimentos apenas para que não fique impressão errada sobre as questões levantadas.
Essa foi a primeira vez que efetivamente me lancei ao desafio de participar de uma rodada de discussão dessas. Esperava maior interação democrática, maior respeito às idéias e maior tolerância entre os participantes. Uma pena que não seja assim...
(Altino, o post que enviei respondendo a Fátima Almeida não foi publicado. Não entendi... espero q este não seja interditado também).

Rodrigo Santos disse...

Só sei o seguinte. As mudanças promovidas no fuso horario acreano foram usadas como plataforma de politicagem. Nao se tratava mais da "hora do Acre", mas de uma luta da oposição contra o Senador Tião Viana. Concordo com quem disse, nos comentários, que o PT do Acre tem feito cagada em cima de cagada e por isso perdeu muito espaço. Digam adeus à prefeitura de Rio Branco em 2012, pois seremos governados pela oposição. O problema todo está na política implementada, a qual nao respeita mais as pessoas, impondo um modo de pensar e um modo de agir a toda sociedade acreana. A "mordaça" da ditadura velada tem rondado o povo acreano e nao querem enxergar. Sou simpatizante ao PT, mas nao posso deixar de expressar com o meu descontentamento com os administradores de nosso estado. Mudanças existiram! Foram boas no que tiveram que ser! Mas algumas mudanças ruins estragam todo o efeitos daquelas que foram promovidas para o bem do povo. Uma vez li que leva-se anos para conquistar a confiança de alguém e apenas segundos para perdê-la! Foi o que ocorreu por essas bandas de cá... perdeu-se a confiança no PT em virtude das ações de um grupelho que agiu em nome do partido e do governo.
Neste momento nao adianta fazer o "mea culpa". Tem que batalhar tudo de novo para reconquistar a confiança do povo. A começar pelas mudanças internas e depois pelas externas.
Como diriam os cariocas, "perdeu, Playboy"!

Rodrigo Santos disse...

E particularmente quanto à (nova) mudança do fuso horario, preferia que se mantivesse o fuso atual (uma hora a menos de Brasilia) em virtude de ser um funcionario publico cujo setor depende muito dos contatos feitos nos Ministerios Federais. Com a diferença de duas horas (tres no horario de verao) o trabalho fica muito inviabilizado.
Nao fui consultado para a mudança (primeira) do fuso e nao me senti "violado" em meus direitos. Foi uma mudança boa para a integraçao economica, pelo menos foi esse o meu sentimento. Se quem apresentou o projeto foi o senador A ou B, nao me interessa, mas sim as benesses que isso trouxe.
Mudar novamente de horario nao vai influenciar em porcaria nenhuma na minha vida particular. Quem gosta de trabalhar, quem quer trabalhar de verdade, nao fica choramingando por uma hora a mais ou a menos de sono. Simplesmente faz o que tem que fazer no tempo que lhe é dado. Trabalha de manha, à tarde, à noite, de madrugada, sábados, domingos e feriados e entrega tudo perfeitamente ordenado. Isso é o que eu penso.
Quanto a ser consultado, quem de vós fostes consultado para que a Eletrobrás promova, ao final desse mês, aumento na conta de energia elétrica!? A concessionária fez um pleibiscito para saber se o povo aprova ou nao um aumento na tarifa? Quem de vós foi consultado previamente (ou posteriormente) quanto ao aumento do preço da gasolina recentemente promovido pelos postos de Rio Branco? Mesmo assim, todos pagam o combustivel! E quantos de vós sois consultados previa ou posteriormente sobre aumentos no salario minimo?? Mas todos que tem o reajuste usufrui que é uma beleza!
Por isso que eu digo... a mudança em si, nao foi importante... mas sim a guerra politiqueira que se revelou por trás. Ouvi muitos simpatizantes do 77 dizerem: "se é contra o PT, eu voto 77"! Isso lá é argumento!? Aliás, é! É argumento de gente idiota, preguiçosa, medíocre, mesquinha, pequena e ignorante que nao consegue formular um argumento sólido, baseado em questoes relevantes.
Bem.. o 77 ganhou e o novo velho fuso horario será restabelecido para todos os que residem no Acre, quer queiram, quer não!

Edkallenn disse...

É incrível como a política exalta os nervos e os ânimos das pessoas. já era assim na Roma Antiga que dirá hoje.

Sim, a arrogância tem vitimado os govenos da frente popular no Acre. Esta arrogância é fácil de ser entendida. Anos e mais anos de governo, de poder, da sensação de não ter adversários da política de minar os adversários, enfim, ela tem muitas explicações.

Não nos esqueçamos do que dizia Platão, a política seria simples, se os homens fossem simples. Pois bem, não são e cá estamos nós.

Na política a arrogância simplesmente não tem vez nos espaços democráticos. Ela mata o discurso seja ele favorável ou desfavorável. Ela desqualifica adversários, transformando-os em inimigos imaginários de uma gana de poder quase incompreensível para quem não conhece Dostoiévski ou papeou com um ancião cheio de sabedoria.

Mas a arrogância sozinha não explica derrota tão fragorosa (sim, foi uma derrota, a frente aceitando-a ou não).

Não existe "justiça" ou "gratidão" na política. Os aliados só são aliados quando são úteis politicamente. A "justiça" nasce da luta política e é reflexo dela e não o contrário. A arrogância política ao matar a possiblidade do diálogo mata também a aproximação com o diferente, com a humildade, com aqueles ao qual os políticos representam. A perda do diálogo é causa da perda da confiança do eleitor, de seu voto, de sua esperança.

O discurso político monotônico acreano nunca foi saudável nem para a FPA nem para a oposição. Assistimos agora atônitos ao crescimento da explosiva combinação de fundamentalismo religioso e política.

As cartas estão na mesa. O baralho não é mais viciado. O jogo está apenas começando. Aguardamos ansiosos pelos próximos capítulos do embate político acreano.

Editor disse...

Os resultados, somados, indicam que a bússola está se movimentando. O governo do Tião Viana vai precisar ser o melhor de todos para que o "norte" não seja a MUDANÇA, pois o anúncio é de FIM DE FESTA!

desacatando disse...

Incrivel coincidência...

Dilma vence em Feijó. Um dos municipios administrados pelos tucanos é justamente onde Serra perdeu.Incrível não é mesmo...
Se o povo acreano soubesse o que é pagar 10,20,30 reais de pedágios a cada 100km de estrada.Se os professores acreanos soubessem o quanto dói um cassetete da polícia paulista nas costas. Se o povo soubesse o valor das nossas empresas e bens públicos não daria ao Serra, o homem da bolinha de papel, a vitória que deram nas urnas acreanas.
Muitos problemas existem, temos que cobrar melhorias,mas arriscar o Brasil nas mãos de Serra, é demais.Será coincidência Serra ter perdido em Feijó, será coincidência Serra ter ganho em São Paulo, onde governou, com uma diferença tão pequena pra Dilma Roussef...Eu acho que não...

Depois de tantas mentiras e calúnias...
A verdade venceu!

E o Acre? Ao contrário do que muita gente falou por ai, acredito que Dilma fará muito pelo nosso estado, fará muito pelo Brasil!

Unknown disse...

A ponte.
O resultado do referendo, a vitória de Serra no Acre,a derrota dos Vianas em Rio Branco, diz para Tião Viana : a próxima ponte a ser construida, é com o povo acreano, pois a antiga, "balança mais não cai",já corre sério perigo,talvez não dure dois anos.
Acreano não tem sangue de barata.

Antonia do Acre disse...

IRAILTON,

Para você que não sabe, Fátima Almeida é uma das grandes jornalistas deste Acre.Já você é um burro no meio da floresta que não sabe nem escrever!

"Há, ia esquecendo: quem é mesmo essa Fátima Almeida que me faz acusação?" kkkkkkk

Há - se usa no sentido de existir
meu caro! Isso prova que seu QIndica é forte! kkkkkkkk

Frank disse...

Altino,

esqueça o Windows, ele por si só é um vírus. Utilize o Linux, mais precisamente o Ubuntu, e não precisarás recuperar nada. :^)

Valeu.

ALTINO MACHADO disse...

Caro, eu não estou comparando sistemas operacionais. E pra seu governo, não uso Windows nem Linux, mas Mac OS.

Frank disse...

Altino,

sobre essa história de "panelinha" lembro de uma noite lá na Piola, alguns amigos jantando e conversando. Um deles reclamou que havia vendido alguns computadores para o governo, mas não havia sido pago ainda. Outro sujeito, que por sinal estava "na aba" de uma amiga, soltou o seguinte comentário: "Se fosses do Partido, já teriam te pagado ...".

Ou seja, não basta estudar e/ou trabalhar muito para ter sucesso, temos que nos esforçar para conseguir a CARTEIRINHA DE FILIAÇÂO!!!

:^|

Frank disse...

Tá bom, tá bom. Não precisa humilhar também. Só falta dizer que é um MacBook Air. :^)

Valeu.

INDUSTRIA FLORESTAL disse...

Rocha diz;

Parabéns Mestre Altino Machado pelo seu blog e analises, é esta visão que precisamos ter ao nosso lado para clarear o caminho sustentável...Parabéns e obrigado por colocar a termos acesso a suas idéias

@MarcelFla disse...

Sinceramente, a frente popular tem que aprender muito com os resultados das urnas, isso é fato, a população não se contém somente com obras embelezadoras.

Quanto ao horário, fico triste que tenha sido utilizado com politicagem ao invés de procurar o melhor para os acreanos, dos que votaram no 77 uma parcela é como cães velhos, que são incapazes de aprender novos truques, se prendem a uma nostalgia de um tempo que não pode voltar e esquecem de abraçar o novo.

Não vou me alongar aqui, para mim, pouco importa, felizmente tenho acesso a recursos que outros não tem como internet e tv por assinatura, que me mantém atualizado com o resto do país, lamento pelos que não tem, mas estes, escolheram viver no atraso.

"Cada povo tem o governo que merece", agora podemos dizer que tem também o fuso.

"Mas é você que ama o passado e que não vê / É você que ama o passado e que não vê / Que o novo sempre vêm."

carol freitas disse...

vítor, vivo no mundo onde não existe um computador para cada indivíduo da população, onde a maioria das pessoas se conecta com o mundo através da televisão (informação e entretenimento), onde o peri cibernético não é referência de regra e sim de exceção (e usar a sociedade indígena como critério de comparação com a sociedade urbana me parece um despropósito, mas tudo bem, se é o que vc quer!), onde questões práticas da vida financeira comum de uma pessoa comum são tratadas dentro de um banco, infelizmente. quero muito chegar nesse mundo que constitui sua base referencial, mas acho que meu interesse por informação ainda não atingiu esse patamar, apesar de ter tv a cabo e internet sem fio em casa.

Luciano Martins-Costa disse...

Caros, não conheço a política acreana por dentro. Apenas posso testemunhar o que vi e conheci em várias visitas. Quanto ao Acre, me surpreende que alguém tenha saudade dos velhos tempos, quando também havia tráfico de drogas, e muita passagem de armas vindas da Bolívia, armas que seriam usadas contra posseiros e seringueiros. A gente só entende os processos políticos no longo prazo. De perto, nada e ninguém é normal. De longe, até o Serra é bonitinho... Quanto à escolha da Dilma pelo Lula, claro que ele pretendeu afastar do centro do poder os caciques do PT, porque sabe como o partido é corporativista. Dilma é extremamente disciplinada e faz parte do núcleo estratégico e operacional do governo Lula. Sabe o que precisa ser feito para garantir a contuidade do crescimento. Mas isso não basta. É preciso que as forças sociais mantenham a pressão pela adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável, porque ela não tem essa sensibilidade. Não espero liderança da Marina para isso. Marina se esvaziou quando se omitiu no segundo turno. Conheci Marina antes de conhecer os Viana, quando ela tinha 26 anos e fazia campanha para vereadora. Acho que ela perdeu carisma depois que adotou um credo religioso dogmático, que inibe o livre-pensar. Muitos irão discordar, mas isso é mais definidor do futuro político dela do que qualquer outro evento. Alguém que em determinado momento de sua vida, diante de um sofrimento ou perigo, se julga merecedor de um milagre pessoal, quando há tanto sofrimento em volta, alcançou seu limite, se é que me entendem.

Unknown disse...

(espero que agora não dê erro)
Cheguei ao acre no dia do velório do edmundo pinto na catedral, lembro do desastrodo governo do romildo magalhães, 4 meses de salário atrasado, depois veio o orleir cameli, outro desastre coroado com aquele secretariozinho da sefaz o ceará, e mais salários atrasados, aí veio a galera da FPA, veio com eles a pavimentação da BR317, a revitalização do palácio do governo, do palácio das secretarias (condenado pelos bombeiros), a pavimentação de acesso a acrelândia, a duplicação e pavimentação da antonio da rocha viana q todos diziam ter uma cabeça de burro enterrada a cada 100 metros, veio a duplicação da ceará, a 3ª ponte, o parque da maternidade que apesar de terem tirado do projeto original (que nasceu de uma consulta pública) a estação de tratamento de esgoto nem a anos luz se compara com o matagal que era, veio o parque da maternidade, os telecentros em todos os municipios, o floresta digital, acompanhado de todas essas praças e prédio vem o saldo de ter muitos pais de familia que aturaram nessas obras. Não sou partidário e nem conheço ninguem no 1º e 2º escalões do Governo por isso não me entitulem isso ou aquilo. Por todas as melhorias por qual passa o acre eu dei meu voto ao tião viana, e, se ele fizer um governo igual do do JV e do MB continuarei dando meu voto e pedindo voto para eles, faço isso pelo trabalho que eles fazem (no meu humilde entender é um bom trabalho) e tamnbém por não ver na oposição ninguem qualificado para assumir esse estado, petecão, bocalom, calixto, marcio bitta, não vejo qualificação para esses camaradas.
Escolhi o Acre para viver, mas visitando meus parentes no interior do PR e de SP e comparando a realidade, olha, violência, saúde e educação é um problema NACIONAL não é um exclusividade do Acre. Desde que parei de ser prestador de serviços do governo e montei meu negócio que alias não partiipo liticação, vejo que esse estado está mudando (lentamente, mas está) para melhor.
Conversando com minha secretária do lar que mora no vitória (um dos mais violentos de rio branco) ela só solta elogios ao governo, com certeza alguma ação deve chegar a ela e sua família de forma positiva.
O Acre não é a xangrilar que os comerciais passam, mas também não é o inferno de dantes como alguns dizem, os problemas sociais existem aqui e em qualquer estado desse brasilzão.
Sobre o referendo, não gostei da forma como foi imposta a mudança, mas depois de sancionada a Lei eu adorei o horário legal em que estamos, quando mudar de novo vou estranhar, porque as vezes como todo comerciante, preciso falar com os fornecedores do sul do pais e nessas horas a diferença de 1h fará um certo "ESTRAGO".
Finalizando, espero que todos busquem e encontrem o seu lugar ao sol e o seu lugar no mercado, esperar pelo governo e ter as portas fechadas e aí dizer que é isso e aquilo, bom, acho q é um caminho duvidoso, quem sabe faz a hora.
Luz e paz a todos

Fernando

Andarilho disse...

Bom dia Altino!

Parabéns a todos pelas postagens. Fortaleceu a minha idéia de que não sou 'dos que votaram no 77 uma parcela é como cães velhos, que são incapazes de aprender novos truques'(fala do Marcel).
Pelo contrário, votei no 77, não pela nostalgia, que isso não me pertence, mas por entender que muitos estavam sendo prejudicados. Votei pelo bem comum. Não sou 'cachorronovobombado' pensando em aprender novos truques e dane-se o resto. Sou gente e que acima de tudo penso no coletivo do bem comum.
Parabéns para quem defendeu o 77, com inteligencia e conhecimento. Parabens, também para os que defenderam 55, pq sem oposição não existe democracia.
As urnas, nas eleições, mostraram que a FPA se quiser continuar por mais tempo, terá que mergulhar de corpo inteiro e ficar de molho, pq só as barbas é pouco.
Isso é reflexo de 12 anos de intrasigencia, descaso, indiferença política com o funcionalismo, com o fornecedor que não é do partido, com a população nos bairros, uma hora tinha que estourar ou desgastar.
E tudo que vemos hoje é resultado desse processo que, ao longo do tempo, vem se desgastando.
Tem-se que rever o que necessariamente é essencial nessa forma de administrar.
Repensar nos componentes do primeiro, segundo e terceiro escalão e, tantos outros niveis, analisar friamente o que cada um contribuiu ou contribui para a situação chegar onde chegou.
Cansou-se de escutar 'Quem nesse lugar não votar no meu ou minha candidata pode procurar outro emprego'. Basta!!!
" votaram no Serra e ficam batendo no peito são aqueles a favor do atraso" (senadorbiônicobocadelobo).
São esses tipos de figuras que o povo estar cansado de ver ao lado dos ELEITOS POR VONTADE POPULAR. Aproveitem o mandato.
No mais, o Acre, cresceu estruturamente, algumas nem tão necessárias assim, mas falta trato de embaixador com o povo, gente, funcionarios, a forma de administrar é que fez a diferença.
Senhores,não adianta nas entrevistas, destilar veneno, demonstrar rancor, colocando-se acima do bem e do mal e dizer 'aqueles que votaram em fulano é a favor do atraso', 'não votaram em beltrano são isso ou aquilo.
Sejam mais humildes nas entrevistas. Reconheçam os erros. Não culpem fulano e nem beltrano, pq os erros são seus. Não esqueçam que não são Deus para julgar ninguém.
Estarei na torcida que assimilem a mensagem das urnas, de forma humildade, pq daqui a dois anos teremos mais eleições.
Aproveitem o mandato 'dado' para trabalhar pelo povo e não julga-los. São oitos anos.

Marcos disse...

Senhores, muito tem se falado em derrota da FPA, sinceramente não consigo visualizar dessa forma, voltemos alguns anos atras... quando o Sr. Flaviano Melo (4 anos dep. federal um projeto - esse do horário) se elegeu prefeito de Rio Branco, ai tremeu as bases, a FPA acabou e piririm e pororom.. resultado dois anos de mandato e nada, deixou a prefeitura para o Sr. Isnard, e foi para Brasilia, o que resultou em vitória da FPA, com Raimundo angelim.. o que fica nítido nesse processo todo, é que temos uma oposição completamente irresponsável e descompromissada, encabeçada por políticos Copa do Mundo e OlimPIADAs, que aparecem aqui de dois em dois anos falando absurdo e que são os bons da boca... "O MEU SONHO NÃO ACABOU, QUERO RENOVAR MEU SONHO"... Senhores e Senhoras, acho também que muita coisa precisa mudar, mas para isso ´necessário que se apresente um projeto, não ir na TV dizer que vai plantas tudo, inclusive plantar PÉ DE DINHEIRO "porque eu fiz em Acrelandia", precisamos de uma oposição FORTE, RESPONSÁVEL E COMPROMISSADA COM AS CAUSAS. abaixo o oportunismo.

Unknown disse...

Caro Marcos você tem razão a oposição é realmente incompetente porque senão teria obtido sucesso já nestas eleições mesmo com a Bocalandia. Mas graças a espaços como esse a insurgência contra uma ditadura instalada no Acre há 12 anos é possivel porque o PT não admite idéias que não lhe aplaudam e não avalisem à propaganda enganosa. Pregam a dialética, mas a praticam em devaneios. Não podendo combater ideias, tentam destruir a pessoa portadora da ideia. A divergência de opinião faz parte da democracia.

GERA disse...

Venho parabenizar a carol freitas pelos bons textos. Como disse o Sr. Flaviano na justificativa que deu para fazermos o referendo, que o novo horário só teve benefícios para a Comunicação. Ele estar certo pois a nossa comunicação com o resto do país que estava quase online, estava apenas 1 hora do resto do país, agora teremos 2 ou 3 horas, assistiremos os jogos atrasados, jornais atrasados e demais programas televisos. Agora para quem trabalha e necessita de uma comunicação com o São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, voce terá acordar de madrugada ou não almoçar na hora de almoço,pois eu já vivi uma época assim, almoçava entre 2 e 3 horas, isso quisesse fechar um acordo ou negócio.

Unknown disse...

luiz carlos pessoa
Essa quase vitoria da OPOSIÇÃO, não significa que seus CANDIDATOS sejam bem QUALIFICADOS, mas serve como uma advertencia de PERIGO, INDICANDO QUE É PRECISO FAZER CORREÇÕES, PARA QUE O BOM TRABALHO TENHA CONTINUIDADE.Todo governo tem VIRTUDES e DEFEITOS, Basta correr os olhos pelo Brasil

Evandro Ferreira disse...

Gera,
Em que planeta vc. vive?
Vc. disse: "assistiremos os jogos atrasados, jornais atrasados e demais programas televisos"

Em quais canais telejornais e programas esportivos serão gravados? Só se for na Globo, e mesmo assim em franco desafio a Portaria do MJ 1220/2007 que diz claramente que programas esportivos e jornalísticos não tem restrição de idade (portanto, podem ser exibidos ao vivo). Todos os outros canais locais gravam parte da programação noturna porque, ao contrário da TV Acre, investem em programação local - e ganham dinheiro como isso...

Vc. também disse:"Agora para quem trabalha e necessita de uma comunicação com o São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, voce terá acordar de madrugada ou não almoçar na hora de almoço,pois eu já vivi uma época assim, almoçava entre 2 e 3 horas, isso quisesse fechar um acordo ou negócio".

Desde quando o comércio e repartições públicas Brasil afora estão fechados quando o dia amanhece no Acre ou ficam abertos apenas quando no Acre é intervalo de almoço?

Fala sério...além disso, se vc. é comerciante e precisa fechar negócios com outras praças do país, nada mais lógico que vc. se sacrifique para isso. Ou você quer que mudemos nosso horário apenas para vc. não ter que se sacrificar.

Quem vc. (e as poucas centenas de comerciantes que dependem de contatos fora do Acre) pensa que é para querer que 99% da população do Acre se sacrifique, apenas para que vc. não tenha que acordar de madrugada ou ter o almoço atrapalhado pelo tipo de negócio que vc. optou em desenvolver?

Já sei: deve ser a Rainha da Inglaterra. E nós os teus súditos...

DELETOR disse...

Quero aqui deixar minha contribuição nesta matéria que virou um FORUM de debate para observar o erro cometido e que vem sendo cometido pela FPA (digo PT) no Acre. Bem dentro de meu universso que é pequeno (Manoel Urbano), aqui o PT comete injustiças sim, tiraram através de uma grande armação um líder nato da prefeitura, que tb cometeu seus erros em apoiar a corja (Manoel Almeida), e que tb cometeu seus erros.
Agora comanda o atual prefeito (ex-vice) e acaba ta esmagando partidos como o PC do B, PP, e outros da "FPA". Se aqui nesse pequeno queijo a coisa ta assim, imagina no resto da casa da mãe joana.

Anônimo disse...

A direita é e sempre será oportunista, Flaviano Melo ganha as eleições porque???
Dizem que vem por aqui em periodo eleitoral... e Márcio Bittar nem se fala.. aí agente vai colocar a culpa no povo, porque???

A tão falada FPA reuniu todos os partidos inclusive os da direita(vagabundos, ladrões, será q to pegando pesado demais), aí vêm dizer que é para o bem do Acre, melhor assim: para o bem do bolso.

E o processo histórico a massa esquece rápido, quem participa ativamente na politica não... Ahi essa tal companhia de Selva, faz a markentig do Governo e da Prefeitura, óhhhh os caras são brilhante, paciência neh...

Lembro-me qdo o Binho, em uma reunião disse: Nós tiramos a riqueza da direita e não estamos sabendo dividir... ou seja, (....) o que mudou???

Bom, se eu tô sendo grosseiro ou faltando o respeito, por favor!!! Era novinho, qdo os movimentos sociais partidos ultra-revolucionários foram as ruas denunciar os esquemas de corrupção, e CHAMANDO LADRÃO, criação de CPI... até hoje umas das contas do ex-governador Orleir não foi aprovada!!!

Ahhh!!! Quando Jorginei Viana foi eleito Governador, e como pauta na ALEAC foi aprovado o PL para cancelar o salário vitalicio, depois de reeleito, que foi que houve... 22 mil eh baum neh, me diz ahi quem nao ker??? kkkkkkkkkkkkkkkk

Sei que falei algumas coisas ahi fora do tema!!!

Entretanto, acho que é umas das alternativas do descontentamento do povo do Acre.

Vlw!!!