segunda-feira, 15 de novembro de 2010

UM PITACO SEM SER CHAMADA

Fátima Almeida

As eleições já passaram e agora vem o Natal e o Ano Novo. Brasileiro é assim, acreano é assim. De minha parte, aguardo as nomeações para saber o que vai mudar no time titular do governo do Acre. A parte a qual sou mais chegada, no coração, é a cultura. Estou otimista depois de algo que um passarinho me contou sobre uma movimentação nos bastidores para que Francis Mary Alves de Lima assuma a presidência da Fundação Elias Mansur.

Acredito que o próprio Elias Mansour, que já está do outro lado, ficará satisfeito porque nós costumávamos ir tomar cafezinho no final da tarde com ele, em seu gabinete, onde tínhamos entrada mais do que franca sem o menor protocolo. E quando não tínhamos o que fazer, após o  tradicional encontro na praça.

Além do mais, a Francis Mary é uma das dirigentes do PT que não subiu no salto, como se diz, não mudou o modo de tratar as pessoas, sem contar que é competente e que o Procon do Acre, o qual ela dirige, é um lugar onde somos tratados com amabilidade, eficiência e rapidez. Ela permanece em contato com as comunidades, trabalhando com afinco para estender o exercício da cidadania ao maior número de pessoas.

De mais a mais, a trajetória dela no meio artístico-cultural, é do conhecimento de todos, desde meados dos anos 70, como poeta, co-autora de peças teatrais, atriz e jornalista, sempre em defesa do meio ambiente, dos direitos imemoriais dos povos indígenas, da liberdade de pensamento e expressão. É do meio, conhece a todos e apresenta uma longa jornada.

Nada tenho contra o atual presidente, com quem nunca pude sequer conversar. Nas raras vezes em que tentei isso fui tratada de forma seca, curta e grossa, pela pessoa que ocupa o cargo de chefe de gabinete.

A primeira vez, quando estava tentando publicar o livro do Joseh Alexandre, do PT, da CUT, assassinado brutalmente, cujos poemas vieram às minhas mãos e cujo trabalho de organização da obra para publicação me consumiu as horas vagas por um par de meses. A segunda vez, quando, em cadeira de rodas, devido a uma fratura na perna, precisava saber das condições de acesso ao Teatro Plácido porque queria participar da audiência sobre a nova função do Casarão, em reforma, e queria, que petulância, um carro com motorista que me levasse e trouxesse para casa. A mesma, curta e seca, me mandou ligar para outro setor que por sua vez, não sabia nada a respeito. Bom, fiquei em casa olhando para o tempo, sem incomodar as pessoas mais próximas que estavam ocupadas.

Mesmo assim nunca deixei de colaborar com a Fundação Elas Mansour na qualidade de parecerista de patrimônio histórico, sempre que me convidaram. Nunca procurei privilégios, mas tenho várias pastas com recortes de jornais que atestam a minha participação do meio artístico de Rio Branco e que não é de se desprezar. Acredito que eu mereceria, por parte daquela senhora, chefe de gabinete, um mínimo de atenção.

Não tenho, em absoluto, a menor intenção de atuar na área de forma institucionalizada, nem mesmo de modo informal, mas gostaria de ser tratada com mais respeito à minha história de vida, porque queiram ou não, eu sou uma referência no meio cultural acreano e, por isso, fico contente com a possibilidade de que o novo gestor ou a gestora seja alguém com o perfil de Francis Mary. Ela é tranqüila, consciente, comprometida, com trânsito em todas as gerações, com boa memória e, sobretudo, uma boa amiga de todos nós, dos avessos e dos direitos. Ademais, é uma boa acreana, honesta, com horizonte bem aberto.

Fátima Almeida é historiadora

15 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog! Sempre acompanho e gosto muitos dos seus textos e de suas críticas.

Unknown disse...

Altino Machado! Parceiro de muitas manhãs na Escola São José (Seminário). Parabéns pelo seu blog. Acesso assíduamente! Forte abraço!

Unknown disse...

Manazinhas: Fátima e Francis, se fosse eu a governadora, vocês já estariam escaladas para jogar no meu time, claro que iria ouvir também a turma do manifesto cultural.Estou aqui de passagem...ultimamente moro em Goiás, mas sou da turma do "Pitaco sem ser chamada".
Salve a cultura popular e viva o jabuti -Bumbá!

Unknown disse...

Sr.Fatima Almeida e Sr.Altino machado
Quero parabinaza-la por este Texto Maravilhoso, e Sr.Altino por te-lo publicado em seu blog e gostaria de aproveitar e dar uma sugestão.
Encaminhar a atual chefe de gabinete da FEM a OCA, para uma capacitação, um treinamento, para saber como se trata sem distinções a população no geral, pessoas ilustres de nossa cidade e Estado e tirar de vez este salto alto para deixar de tratar as pessoas de maneira "forma seca, curta e grossa"

Unknown disse...

Senhor Altino Machado, fiquei muito triste e magoado e creio que boa parte da sociedade acreana, pelo péssimo tratamento que a nossa respeitada historiadora Fátima Almeida, recebeu pela grossa chefe do Gabine da Elias Mansur, nossa historiadora uma mulher conhecida nos meios educacionais e cultural não merece um tratamento de imensa arrogância por parte daquela senhora. é preciso corrigir isso, se a chefe de gabinete é problematica e se sente dona da FEM, hora de um olhar expressivo por parte de nossas autoridades governamentais e se ela faz isso com a senhora Fatima, como será que ela trata os funcionários da FEM e a classe artistica do Acre?
Principalente os pequenos que dependem dela para ter acesso ao senhor Daniel Zen ou outras necessidades.Olho nela!

Joana D'Arc disse...

Prezadíssimos,Fátima Almeida,Altino!
Este Blog Tornou-Se Referência Plural
Parlamentar Acreano :
1.Honrada Historiadora FÁTIMA ALMEIDA
Os Governantes Passam...
Os Subordinados Ídem...
*A História Permanece...

2.Atualmente,Acompanho os Posts
PERSONALÍSSIMOS,Fico Estarrecida!

3.Fátima Almeida,Vossa excelência é
Formadora de Opinião Cidadã...
Nós Temos Que Ter Atitude Ousada
Ato Contínuo a 'Essses Desvios de
Conduta Funcional', A G I R !!!

Reitero e Ratifico o Convite Para
GOVERNANÇA CIDADÃ PARALELA...
DIVULGANDO SIMULTÂNEAMENTE ESSES
ASSINTES, EM TEMPO REAL...
Assim,Os 'Irresponsáveis Serviçais
do Erário Público' Viverão Num
" Permanente BIG BROTHER " !!!
Avaliaremos Também as Atitudes dos
GESTORES e INTERLOCUTORES !!!

Queira Aceitar Minha Solidariedade
e Vergonha Públicas, Em Constatar
Que Isso Ainda Ocorre em Terras de
Jabutí Bumbá e Mapinguarí...

Cumprimentos Humanitários...
Eu Sou,Joana D'Arc Valente Santana

Unknown disse...

Mais uma coisa,o nosso querido Acre recebe a todos com os braços abertos e dá condições digna de vida para aqueles que chegam aquí querendo uma oportunidade, mas temos que observar, olhar e cuidar, zelando assim pelo tradicional modo acolhedor dos acreanos. Se não cuidarmos,certas pessoas se abancam nos cargos de chefia e começam a pisotear, maltratar o nosso povo, como aconteceu com a nossa amiga Fátima, portanto vamos escolher melhor as pessoas para esses cargos de chefe de gabinete, pessoas fria, seca, curta e grossa, que procurem um tratamento adequado e principalmente aprendam a respeitar o povo acreano e não tentar manchar o nosso nome, o de uma terra acolhedora e de pessoas queridas, temos em nossa terra pessoas capacitadas e que realmente conhecem e vivenciam nossas raizes, amor, hulmidade, rspeito pela nossa gente.Me sinto profundamente ainda irritado, chateado com os maus tratos a nossa Fátima.

Gabi Ramos disse...

Essa aí é meu sangue mesmo. Isso aí minha prima querida, concordo você, tem pessoas do PT de muito salto alto. Ta na hora de acabar com isso. Um beijo
Gabi Ramos.

Unknown disse...

Caro Altino, é exatamente devido a pessoas como a chefe de gabinete da Elias Mansur, a Leila de tal, mal educada, arrogante, curta e grossa, que o PT esse ano quase perde as eleições, os maus tratos desses chefinhos é que fizeram a galera responder na urna um não para o PT, por isso se o PT não se alertar, nas próximas eleições eles vão afundar a balça com tantas pessoas e essas chefinhas vão ficar na beira do rio dando aceno de adeus, pois espertas, já estarão comprometidas com o partido contrário.
O PT precisa tirar essas pessoas de seus cargos e colocar pessoas comprometidas, que não abusem da coisa pública, que tenha consideração e respeito por qualquer um que busque o departamento, não só pela Fatima Almeida, mas por todos que sofrem nas unhas afiadas dessas carniceiras grossas e desumanas.
O que a Fátima passou nas unhas dela, é sabido que muita gente boa acreana já provou das garras afiadas daquela senhora, um dia a verdade vinha a tona, pessoas da propria FEM se mantinha caladinhos, medo?
Vamos dá um basta nessas coisas...se alerta PT! Ou então, BALÇA.
Estamos de olhos abertos a tudo!!
E sou Petista viu????
Aline estudande de Direito.

Unknown disse...

Fátima Almeida querida, você é mil, esqueça a falta de respeito dessa chefe de cabinete da Elias Mansur, você é querida e respeitada por nos, acrianos de verdade, ela é somente uma mulher que está passando pelo Acre, talvez trazendo com ela aquilo que aprendeu pelas andanças da vida, a grosseria.Obrigado Altino pela oportunidade de dá a Fatima Almeida a chance dela expressar a dor dela aqui em seu blog, voce é serio.Pessoas curtas, grossas, são pessoas infelizes, mal amada e anbiciosa e com certeza não goza também.
Rafael, militante do PT

Unknown disse...

Ditado Popular:
"Aqui se faz,aqui se paga!"

Glenda.

Unknown disse...

É exatamente isso que acontece, tirando raríssimas exceções, a grande maioria dos servidores públicos, seja da esfera municipal, estadual ou federal, todos se comportam dessa maneira e isso precisa mudar com urgência, não podemos mais aceitar essas faltas nos dias de hoje, não se pode mais tolerar pessoas assim em qualquer tipo de atendimento, gente assim é preciso serem recolhidas para uma capacitação, serem afastada de qualquer responsabilidades que estiverem em mãos, para seu próprio bem e o bem de todos
.
temos a impressão de que ao chegarmos a uma repartição pública, somos nós que estão fazendo um 'favor' a eles, parece que estamos 'incomodando'
.
Acreditamos que é possível mudar, mas um atendimento péssimo não é virtude só do funcionalismo público, o intereessante é que mesmo no comércio o atendimento é horrível
.
Infelizmente a natureza humana, sem o domínio de Jesus Cristo, é que atrapalha tudo
Com certeza falta Cristo, oração e amor pelo próximo na vida dessa funcionária da Elias Mansur que atendeu tão mal a nossa historiadora acriana, caminhar sem cristo, é rumo certo para o abismo da escuridão.
Agora estou mais calmo, espero em Cristo uma mudança na direção da FEM.Vamos valorizar o nossos artistas, a nossa gente e ouvir o nosso Cristo, ler e reler os mandamentos de Deus.
Altino, eu gosto muito de você, felicidades!

Unknown disse...

O Brasil que tem as mulheres mais bonitas do pais em SP,RJ,RS,MG;que as

pessoas quese vestem mais elegantes estão em SP;pois como disse "São Paulo é o mundo todo"

que as cabeças pensantes do paisestão em SP,RJ,RS,BA,PE e MG,mas o pais não renega o Acre

quer contribuir com o crescimento do Acre.Mas no Acre há bairrismo,e bairrismo é ignorancia,no Acre

há igrejeiros(independente da Religião) que tudo colocam Deus e parecem que quando falam estão rezando aos pé

da cruz de Jesus e trazem junto moralismo(por traz falso moralismo cristão,desantos não tem nada),me lembrei de Ivan Lins

"deus esta cosno até o pescoço"Mas no Acre há Brasileiros queescolheram o Acre para viver e que merecem respeito

de todos Acreanos,principalmente dos Governantes.

Acho que o caso é de imcopetencia,não de má fé,Inquisição acabou,sem caça as Bruxas.A imcompetencia seja quem for tem de ser eliminada.
Glenda

Unknown disse...

O Brasil que tem as mulheres mais bonitas do pais em SP,RJ,RS,MG;que as

pessoas quese vestem mais elegantes estão em SP;pois como disse "São Paulo é o mundo todo"

que as cabeças pensantes do paisestão em SP,RJ,RS,BA,PE e MG,mas o pais não renega o Acre

quer contribuir com o crescimento do Acre.Mas no Acre há bairrismo,e bairrismo é ignorancia,no Acre

há igrejeiros(independente da Religião) que tudo colocam Deus e parecem que quando falam estão rezando aos pé

da cruz de Jesus e trazem junto moralismo(por traz falso moralismo cristão,desantos não tem nada),me lembrei de Ivan Lins

"deus esta cosno até o pescoço"Mas no Acre há Brasileiros queescolheram o Acre para viver e que merecem respeito

de todos Acreanos,principalmente dos Governantes.

Acho que o caso é de imcopetencia,não de má fé,Inquisição acabou,sem caça as Bruxas.A imcompetencia seja quem for tem de ser eliminada.
Glenda

Unknown disse...

O Brasil que tem as mulheres mais bonitas do pais em SP,RJ,RS,MG;que as

pessoas quese vestem mais elegantes estão em SP;pois como disse "São Paulo é o mundo todo"

que as cabeças pensantes do paisestão em SP,RJ,RS,BA,PE e MG,mas o pais não renega o Acre

quer contribuir com o crescimento do Acre.Mas no Acre há bairrismo,e bairrismo é ignorancia,no Acre

há igrejeiros(independente da Religião) que tudo colocam Deus e parecem que quando falam estão rezando aos pé

da cruz de Jesus e trazem junto moralismo(por traz falso moralismo cristão,desantos não tem nada),me lembrei de Ivan Lins

"deus esta cosno até o pescoço"Mas no Acre há Brasileiros queescolheram o Acre para viver e que merecem respeito

de todos Acreanos,principalmente dos Governantes.

Acho que o caso é de imcopetencia,não de má fé,Inquisição acabou,sem caça as Bruxas.A imcompetencia seja quem for tem de ser eliminada.
Glenda