quinta-feira, 31 de março de 2011

TRAZ DE VOLTA A NOSSA HORA

Apelo de Sérgio Souto ao governador Tião Viana



Primeiro eu peço licença
Pra todo povo presente
Pra falar sobre um decreto
Que jogaram sobre a gente

Pra mudar nossos costumes
Nossos hábitos primeiros
Nesse planeta encantado
Nesse grotão brasileiro

É preciso ter coragem
E também muita vontade
Pra fazer voltar o tempo
Que Deus nos deu de verdade

Não pra agradar o poder
E atropelar sua gente
Em nome de uma tevê
Mas que coisa deprimente

Mas que falta de carinho
Com o povo que o elegeu
Seu Sebastião Viana Neves
Me diga o que aconteceu?

Não empurre com a barriga
Que o povo vem e lhe cobra
Qual é meu governador?
Não é do senhor essa obra?

Não bula com nossos brios
Com a nossa simplicidade
Temos total consciência
Da sua capacidade

Então respeite a escolha
E a nossa sabedoria
Se perguntar não ofende
Onde anda a democracia?

Não vou mudar meu discurso
Sei muito bem onde eu piso
Sou povo e quero respeito
Pode até chover granizo
“Que eu perco a minha cabeça
Mas não perco o meu juízo”

Não subestime que eu grito
Não grite senão eu canto
Não rasgue minha poesia
Que eu faça mais outro tanto
A liberdade ainda espero
Chegará cheia de encanto

Deixe alguma coisa boa
Na sua grande biografia
O tempo às vezes perdoa
Mas pode cobrar um dia

Atrasar nosso relógio
Mexer na nossa harmonia
Quando amanhece de noite
Quando anoitece de dia

Vai fundo no teu trabalho
Com as ovelhas da Bahia
Com as exportações de peixes
Com as enormes melancias

Com as camisas da Natex
Com as plantações de cana
Com as toras de madeira
Que saem em caravana

Cuidando bem dessa gente
Da saúde e educação
Dando mais pão e poesia
E menos prospecção

É que o povo anda cansado
Meu nobre governador
E não quer por no jornal
O tamanho da sua dor

Da sua desesperança
Do seu brio e pudor
Gente simples é assim mesmo
Sua bandeira é o amor

Mas sabe bem o que quer
Conhece bem o seu mundo
Seus rios e varadouros
Seus grotões mais profundos

Agora sim me despeço
Mas antes faço um pedido
Espero que o senhor atenda
Esse poeta esquecido

Palavra é documento
Sei que o senhor não ignora
Faz um carinho pra nós
Traz de volta a nossa hora!

Sérgio Souto é poeta e compositor acreano

22 comentários:

Flávio Santos disse...

Não sei pq o Sérgio Souto tá tão preocupado com a volta do horário antigo, afinal nem no Acre ele mora, só vem aqui quando o governo contra o mesmo, e pelo visto faz tempo que não o faz.

Caru Simão disse...

Nossa eu adorei essa Poesia, simples, clara, bem acreana de se lê; disse tudo com a leveza!!

Paulinha Cameli Rodrigues da Silva disse...

Muito bonita!
Adorei!

=D

sergio souto disse...

Oi Flavio, boa noite!
O fato de morar no Rio de Janeiro não impede que eu sinta falta da hora HD (hora de Deus) tanto ou mais que vc que mora aí.
Não fui deselegante com Gov. Tião, e digo mais, eu e a minha poesia somos livres. Eu faço e escrevo o que quizer! rsrsrsrs Coisa boa né?
Ja vi o teu perfil no teu blog.
Se vc quizer pode publicar ok! rsrs

Um abraço cara!

Roberto Feres disse...

Grande Sergio!
Melodia pra essa letra você vai compor com o meu violão...

Francisco Nazaré disse...

Gostei da cobrança em forma poética! O Sergio, é um cara sempre antenado com as coisas do Acre, mesmo morando no RJ ele se preocupa com as coisas da terrinha mãe.

Francisco Nazaré disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clênio Plauto S. Farias disse...

Eu, não sei nada disso, viver no Rio que não é Branco com lembranças de janeiro. Já passou, daqui para frente o tempo é uma questão de ponte-aérea, da conveniência, de outro lugar. "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".

Eduardo disse...

O Projeto de Lei (PL-446/2011, de autoria do Dep.Pauderney Avelino - DEM /AM) que trata da volta do horário geograficamente correto, encontra-se na mesa do Presidente da Câmara dos Deputados desde 16/02/2011 (44 dias) para assinatura... qual seria o motivo de tanta demora? Para conferir é só seguir o link: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=492225

Acy Maria Prado disse...

Obrigada Sérgio!
Bela poesia. Nós acreanos esperamos por esse momento!
O Governador Tião Viana foi muito infeliz por ter mudado o nosso horário. Só quem aceita este horário são os dependentes do hierário público, pois querem agradar o Governador. Mas tenho certeza que todos sofrem como nós, pois dormem tarde e acordam cedo pra irem trabalhar e deixar os filhos no colégio.

Unknown disse...

Politica, politicagem... esse é o Acre, de muitos amores...

Marcelo Apel disse...

Governador Tião Viana, vulgo Dom Sebastião, decreta a volta do horário antigo do Acre eu um ato de desprendimento (e arependimento???).
Segundo o Diário (não) Oficial do Estado Independente do Acre do dia 01/04/2011, o mesmo começará a ter validade a partir de hoje. Isso mermo, 01/04/2011.
Portanto acertem seus relógios que a vontade popular mais uma vez (entre tantas outras não vezes) será respeitada.

SERIA ASSIM SE NÃO FOSSE I DE ABRIL....

Unknown disse...

E quem "determinou" que precisa morar fisicamente no Acre para se preocupar com os problemas do Estado e os erros dos governantes?
Acho infeliz a colocação do Flávio. O amor pela nossa terra querida não se acaba quando dela saímos. Eu também não moro aí, mas garanto que meu amor continua tão grande quanto dantes e, com certeza maior de muitos que aí estão. Sérgio, querido, você foi brilhante! Me solidarizo com o povo que votou (e GANHOU) para a volta ao horário original). Espero que nossos governantes respeitem a vontade da maioria e que em setembro, quando nos encontrarmos no niver de Sena, possamos desfrutar do amanhecer e anoitecer natural. Bjs

maga disse...

ADOREI A POESIA DE SERGIO SOUTO QUE FALA SOBRE A MUDANÇA DE HORÁRIO NO ACRE: MUITO RAIZ COMO O POETA É, MELÓDICA E ATUAL. ACREDITO QUE, TALVEZ A POESIA RETRATE A OPINIÃO DE UMA GRANDE MAIORIA DOS ACREANOS. O IDEAL,PARA QUE SEJA FEITA UMA MUDANÇA DESSE PORTE,SERIA QUEM SABE, A REALIZAÇÃO DE UM PLEBISCITO COM A POPULAÇÃO MORADORA DO ESTADO. MAS AFINAL, SERGIO COMO ACREANO, SENTE NA PELE O QUE OS OUTROS ACREANOS TAMBEM SENTEM. PARABENS AO POETA PELA LIDA POESIA

Unknown disse...

Ai ai ai...ler isso depois do almoço me enche de orgulho, estou saltitante de felicidade...fiquei maravilhada com a Poesia, dei risada, me emocionei...e assim como o Sergio,e muitos acreanos, espero anciosa pela volta do horário antigo, o nosso horário, o sempre nosso, o verdadeiro...GOVERNADOR...NOSSO HORÁRIO DE VOLTA POR FAVOR!!!!

Julio Cesar disse...

Altino, Boa Tarde.

Joguei a tolha em relação a volta do antigo horário. Quanto ao Tião e o Jorge Viana o povo saberá julgar no momento oportuno o golpe dado contra o referendo. Agora uma sugestão ao Tião Viana: Tire esse chapeu, mostre seu implante de cabelo, dizem que o uso do chapeu foi dado pelo consultor de moda Vagno di Paula. pode. Hummmm

Eduardo disse...

O Projeto de Lei (PL-446/2011) moveu-se..seguiu para as comissões em 02/04/2011...

Blog do João Evangelista Moreira disse...

Parabéns ao nosso amigo Sérgio Souto, primeiro pelo seu sucesso que acompanho deste os anos 80, é um acreano que nunca esqueceu suas raízes, grande abraço.

sergio souto disse...

Núbia querida, boa tarde!!
Obrigado pela sua intervenção em minha defesa!
"Quando setembro chegar" vamos sim a Sena Madureira comer uns mandins e beber umas e todas na grande festa de niver!!rss
Um beijo!

sergio souto disse...

Obrigado tambem aos nobres João Evangelista, Acy, Eduardo, Julio Cesar, Nana, Maga,Marcelo, Karina, Cplauto, Estou Sabendo,Roberto Feres, Paulinha e QPM, pelo carinho!
Meu abraço e apreço!

Da Flor disse...

Não subestime que eu grito
Não grite senão eu canto...amei!
É PrecisO aprender a transformar as revoltas em poesia, em musica...talvez assim a vida, nesse rio branco, fica mais leve.
Gritando ou cantando estou com vc Sergio querido.Gogó afinadíssimo!
Saudaçoes do povo da floresta.
Bjos.

sergio souto disse...

Obrigado Da Flor!!
Valeu pelo carinho!
Um grande abraço!!!