sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PIRACUÍ DE ACARÍ

Farinha de peixe


"O piracuí nasceu da idéia da conservação alimentícia para todas as tribos indígenas da Amazônia. Na época das águas baixas (secas) havia fartura de alimentos (caça e pesca). E na época de águas grandes (cheias), havia dificuldade alimentícia, pois os peixes se deslocavam para outros arredores e as caças se afugentavam. Daí ter nascido a idéia de conservação dos alimentos: da carne de caça (fervendo-as com ervas aromáticas que lhe conservavam por vários dias).

E do peixe, idealizaram o tão famoso piracuí (Pira: peixe; cuí:farinha), ou seja, farinha de peixe, que é obtido da seguinte maneira: Junta-se uma boa quantidade de peixe Acarai( o acari é preferido por ser um peixe de fácil captura, por viver entre as pedras e buracos existentes na parte baixa dos rios). Coloca-se os peixes no muquém (buraco feito no chão, sendo comprido e não fundo, onde se faz um fogo a lenha e com espetos de paus aromáticos), para assar as grandes quantidades de peixes apanhados.

Depois de bem assados, quase secando, são levados para um forno de barro aberto, onde são desfiados por completo, para serem torrados e se transformarem em cuí, ou seja, farinha de peixe – Piracuí. Após esse trabalho, eles faziam a embalagem do produto em um paneiro coberto de folhas verdes e largas, extraídas da mata. Os índios ao retornarem à pesca, levavam o piracuí numa vasilha, misturado com a farinha de mandioca para o seu sustento. Caracteriza-se o Piracuí de Acari, pela sua coloração escura, pela sua carcaça e pela sua ova que lhe é peculiar."

Texto do site Isto é Amazônia.

2 comentários:

Centro Espírita Allan Kardec disse...

Não fui em Alter do Chão esse ano, mas ainda tenho farinha de piracui que trouxe de Belém.

Depois dessa foto, hoje vou fazer bolinho de piracui para matar a saudade.

Unknown disse...

nosso municipio é um importante produtor do piracui de acari e dele tambem produzimos uma variedade de quitutes como o bolinoho com pirão, a mujica com ovos entre outros... é no festival do acari em Prainha que degustamos essas delicias!