quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

GERENTE DA PREVIDÊNCIA PRESO POR PECULATO

O gerente da Agência da Previdência Social no município de Brasiléia (AC), Etienne Hugo, 38 anos, foi preso em flagrante por agentes da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (22) pelo crime de peculato, após ter recebido R$ 17 mil em espécie proveniente de um excesso de valor cadastrado irregularmente no sistema.

O servidor, que a PF identificou apenas como E.H.P.V, teria habilitado um benefício de auxílio-reclusão sem informar a data final, fazendo parecer para o sistema que o contribuinte ainda estaria preso. Na verdade o contribuinte já havia sido colocado em liberdade há mais de dois anos, gerando então um excesso de benefício três vezes maior do que o de direito.

O gerente da Agência da Previdência Social de Brasiléia, localizada na fronteira do Acre com a Bolívia, orientava o ex-presidiário a sacar todo o dinheiro e retornar para devolver o valor excedente, quando seria feito um cálculo manualmente do valor que o contribuinte teria direito, ficando o restante do dinheiro em suas mãos.

Ao ser preso, o servidor alegou que a quantia recebida irregularmente iria ser devolvida no dia seguinte para a Previdência através de uma guia de recolhimento, sem explicar com clareza o que aconteceria caso o ex-presidiário desaparecesse com o dinheiro sem retornar a agência.

O servidor responderá pelo crime tipificado no art. 312 do Código Penal, o qual prevê pena de dois a 12 anos de reclusão, e já se encontra judicialmente afastado de suas funções junto ao INSS.

Nenhum comentário: